Vou deixar aqui a minha humilde opnião sobre o Elementary OS
E lá vou eu:
Bom sou um usuário recente no mundo LINUX, já passei por algumas distros, porém a mais elegante e charmosa de todas é o Elementary. Logo na instalação do sistema você que é bem fluido, tem uma instalação super rápida por ser um sistema operacional meio pelado(não tem muitos programas), isso é bom porque não enche de coisas que nós nunca vamos usar, depois agente arruma a casa e instala o que agente realmente quer, né verdade?
Pronto instalado o Sistema *_*
Quando agente reinicia o pc e vê aquela letra "e" brilhando na tela preta, chega da orgulho do elementary, depois vem a tela de login, porra me desculpe a expressão, mas é lindo demais mano chega a ser perfeito até então *_* , muito bonito e elegante mesmo, o elementary da um banho nas outras distos nesses quesistos.
Ok, chegama à "área de trabalho", tudo muito fluido e bem bonito, êpa mas perai não consigo fazer aqueles quadradinhos com o mouse na área de trabalho e clico com o botão direito do mouse no desktop e nada , aff esse foi a primeira coisa que eu detestei, porém depois eu achei super legal o fato de não poder colocar nada na área de trabalho, dessa forma o desktop fica mais organizado apesar de as vezes se tornar mais produtivo colocar algumas pastas ou arquivos e até mesmo colocar algumas notinhas ali na nossa cara, tipo pra agente se lembrar de algo.
Beleza vou clicar ali nos aplicativos pra ver o que faz o slingshot, ele é meio lento no primeiro acesso não podemos negar, porém eu me lembro muito bem que o unity tb era lento no primeiro acesso no ubuntu 12.04. Voltado ao assunto o slingshot é bem elegante e fácil de usar mostrando apenas os aplicativos, diferente do ubuntu que polui a tela com muitas coisas, vcs sabem o que estou dizendo
Vamos ativa os hot corners, pense em algo que se torna muito produtivo no seu dia-dia, ótima idéia para deixar o tudo mais fácil e proximo do usuário, hehehehehe.
Um outro fato que me chamou bastante atenção foi o fato de apenas utilizar apenas um clique para acessar os arquivos e pastas, de primeira eu achei rídicula essa idéia, que coisa chata clicar apenas uma vez, porém com o passar do tempo você percebe que isso é uma das maiores invenções do mundo, é tipo a invenção da roda, kkkkkkkkkk. Isso revolucionou a minha forma de interagir com o notebook, como não posso usar o mouse em todos os lugares, no final percebi que as vezes o ser humano é contra algumas mudanças, tipo agente se acomoda muito com o tudo ao nosso redor.
Mas como tudo na vida nem tudo são flores, quem disse que aqueles atalhos( Super+space e Alt+F2) para ativar o slingshot é produtivo, indo totalmente na contra-mão do sistema, porque eles não colocaram apenas a tecla "SUPER" para ativar essa função? O pior de tudo é que não da pra modificar, pelo menos eu tentei de tudo e não consegui, se vcs souberem como é que muda apenas para a tecla SUPER podem me dizer, que serei eternamente grato a vocês, rsrsrsrsrs.
Pra falar a verdade eu desistalei alguns programas que vem no ElementaryOS
Não gosto de excessos de programas que para o meu uso diario são inúteis.
Nota: quando indaguei o termo " inútil " me referir a não ter utilidade no uso diário para a minha pessoa, não quer dizer que eles sejam de má qualidade. O que pra mim pode não ter utilidade pra outras pessoas pode ser essencial.
Midori (desinstalado) - Não me agradou muito a forma como os botões das abas estão dispostos, mas é algo que agente pode se adaptar com um tempo, pórem como eu utilizo o Chrome e o Firefox(que é infinitamente melhor) e a disposição dos botões é diferente, dessa forma eu ficava meio perdido quando usava muito o Midori e ia para um navegador diferente.
Optei ficar com apenas o necessário, desistalei o Midori já que ele não satisfazia as minhas necessidades. Vamos falar a verdade os concorrentes são bem melhores.
Música/Noise - (desinstalado) - Player super leve, rápido e bonito, nunca vi um player mais bonito, porém beleza não põe a mesa, apesar de bonito eu o achei ele meio confuso, além de não ter um navegador de pastas que agiliza bastante a procura de músicas de forma mais organizada.
Acabei instalando o clementine que é o player de música que eu mais gosto, por ser muito eficiente e bonito também.
Geary (desinstalado) - Bonito e super leve, porém na minha concepção o Mozilla Thunderbird é melhor, além de ser mais fácil adicionar contas em geral.
Nota eu não utilizo nenhum gerenciador de e-mails, e por não utilizar o Geary, eu preferi remove-lo do meu sistema.
Empathy (desinstaldo) - Particularmente eu odeio esse programa desde o tempo que usava o ubunto. Ainda bem que existe o Skype(para o windows é perfeito, para Linux é meia boca) e o Jitsi que são bem melhores..
Scratch (desinstalado) - Para o meu uso diário que é por exemplo fazer trabalhos academicos da faculdade eu uso o LibreOffice e para fazer pequenas notinhas eu utilizo o Gedit que é bem mais simples. Como scratch estava de lado e com certeza eu nunca iria utilizado, resolvi desinstalar.
Plank (DESATIVADO) - O Plank é uma dock bem simpatica e faz o essencial, além de ser integrada com o sistema. Como eu sou fã de carteirinha do CAIRO-DOCK e já estou acostumado com a produtividade que ele me proporciona por ser uma dock mais robusta e com mais funções, resolvi deixa-la como a minha dock padrão, desativei o plank e instalei o Cairo-Dock (ficou perfeito o desktop).
Bom esse é o meu depoimento de usuário do Sistema Operacional ELEMENTARY OS
ELEMENTARY está cada vez melhor, e cada vez eu vou me apaixonando mais por esse sistema operacional que é rápido como uma relâmpago, bonito, elegate e fácil de usar *_*