Bem-vindo: Qua, 13 de Novembro 2024, 7:30 Pesquisa avançada

Preocupação com ubuntu

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

Re: Preocupação com ubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 27 de Março 2013, 19:14

marcos.vargens (27-03-2013, 17:53) escreveu:
Luis Cardoso (27-03-2013, 17:28) escreveu:
marcos.vargens (27-03-2013, 16:19) escreveu:Infelizmente aqui já esperimentei o Gnome-Shell, Unity, Cinnamon. Todos estão mais lentos. Abertura de aplicativos é o mais problemático, Nautilos nem levo em consideração porque já sei que ele é lento. Aqui no PC o Windows sobra diante do Ubuntu. Claro que inicialização e desligamento o linux é muito mais rápido, mas em termos de usabilidade, o Windows ganha. Já no notebook a coisa se inverte e muito. Não sei se faz diferença, mas o PC tem processador AMD e no note é Intel.
Também achei que fosse impressão minha, mas fiz alguns testes e cheguei a essa conclusão. Estava até pensando em utilizar outra distribuição para ver se mudava esse quadro.

Usa a mesma versão nos dois SO, isto é 32 ou 64 bit?

Sim, ambos 64 bits. Acho que o detalhe fica por conta de ser o Ubuntu 12.04, mas não acho que tenha influência. Outra coisa, não vão achar que o computador está se arrastando, ele está rápido, mas perde para o windows.

Isso é muito raro, talvez tenha um Windows bastante afinado, algo raro...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 27 de Março 2013, 19:18

Ou talvez haja drivers que não estão a funcionar bem, ou se calhar nem estão a funcionar.

Entretanto, atenção com a palavra usabilidade! Usabilidade é a qualidade de ser fácil/óbvio de usar! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 27 de Março 2013, 19:22

Eu usei o cinnamon no linux mint 14 e trabalha 5 estrelas :) num toshiba L300
nuno_nunes

Mensagempor marcos.vargens » Qua, 27 de Março 2013, 19:28

Claudio Novais (27-03-2013, 18:18) escreveu:Ou talvez haja drivers que não estão a funcionar bem, ou se calhar nem estão a funcionar.

Entretanto, atenção com a palavra usabilidade! Usabilidade é a qualidade de ser fácil/óbvio de usar! ;)

Humm, obrigado pela correção, usei a palavra errada, mas até nisso o Windows ganha do Unity :troll:

Quanto aos drives pode ser isso mesmo. Realmente o meu Windows 7 está com todos os drives instalados, desde o monitor até os do hd. O Ubuntu eu só instalei o drive da Nvidia, mais nada, sei que tem drives para linux no site da Asus (fabricante da placa mãe), mas são tão antigos que não sei se vale a pena instalar. A AMD possui um conjunto de drives bem completo para Windows, infelizmente para linux não.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 27 de Março 2013, 19:33

Longe disso! O Windows ganha só se você pegar numa pessoa com experiência nele. Experimente pegar em duas pessoas que nunca usaram um computador e mande-as fazer coisas como:
  • Redigir um texto;
  • Procurar na Internet por um conceito qualquer
  • Reproduzir uma música
  • Mudar uma configuração do sistema

Já li, e isto há talvez 5 ou 6 anos, que fizeram uma experiência com idosos e claramente o Ubuntu ganhou. Isto ocorre pelo simples facto de que as coisas no Ubuntu são agrupadas em conjuntos de coisas, nomeadamente aplicações de escritório, jogos, multimédia etc etc etc. No Windows, para além de não trazer aplicações para todos os fins, as aplicações estão soltas. Outro pormenor é o nome dado às aplicações.

PS: se o computador que está lento é ATI, está explicada a lentidão.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 27 de Março 2013, 19:40

Claudio Novais (27-03-2013, 18:33) escreveu:Longe disso! O Windows ganha só se você pegar numa pessoa com experiência nele. Experimente pegar em duas pessoas que nunca usaram um computador e mande-as fazer coisas como:
  • Redigir um texto;
  • Procurar na Internet por um conceito qualquer
  • Reproduzir uma música
  • Mudar uma configuração do sistema

Já li, e isto há talvez 5 ou 6 anos, que fizeram uma experiência com idosos e claramente o Ubuntu ganhou. Isto ocorre pelo simples facto de que as coisas no Ubuntu são agrupadas em conjuntos de coisas, nomeadamente aplicações de escritório, jogos, multimédia etc etc etc. No Windows, para além de não trazer aplicações para todos os fins, as aplicações estão soltas. Outro pormenor é o nome dado às aplicações.

PS: se o computador que está lento é ATI, está explicada a lentidão.

A ATI tem muitos problemas nos graficos :S por isso é que eu prefiro não ter instalado o linux no asus, mas instalei no toshiba :D
nuno_nunes

Mensagempor marcos.vargens » Qua, 27 de Março 2013, 19:51

Calma Claudio, foi mais uma brincadeira.
Meu PC só tem o processador e chipsets da AMD e funcionam bem, não acredito que seja esse o problema. A placa de vídeo é uma Nvidia GTX 460 para jogos. Tanto que o Unity roda bem nela, mas não estou gostando do Unity por outros motivos. Aqui a parte que acho lenta no Linux em comparação com o Windows são bem específicas, abertura de aplicativos é sem duvida a pior. Fiquei surpreso a ver que os mesmos aplicativos abrem mais rápido no Windows. A exploração de pastas eu nem vou comparar porque aí sim a diferença é gritante. Pode ser culpa do Nautilus, mas enfim, o Nautilus faz parte do conjunto. Se somar todos os detalhes o Windows acaba ganhando, e isso não acontecia no 10.10 por exemplo. Sem dúvida que era outro hardware, mas como houve evolução de tudo Hardware e SO, para mim o Linux deveria acompanhar. Infelizmente não estou vendo isso aqui.
O Luiz Cardoso pode ter razão. Talvez o Windows esteja bem ajustado, mas eu queria era o meu linux bem ajustado. Vou correr atrás de drives de HD para ver se existem.

marcos.vargens

Mensagempor Exploit » Qua, 27 de Março 2013, 19:56

eu desisti do unity por causa da lentidão..

o nautilus é outro problema tambem..
Exploit

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 27 de Março 2013, 20:58

Eu estou calmo Marcos! :D

Mas dizer que o Windows é mais fácil, isso dificilmente irei concordar. No máximo poderemos dizer que têm usabilidades ao mesmo nível. Mas basta ver situações como esta do video do link abaixo, que comprovam o contrário (eu mesmo não saberia, pelo que vi no video):
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 27 de Março 2013, 22:20

O KDE é mais mais leve que o unity em todos os aspectos
nuno_nunes

AnteriorPróximo

Voltar para Testemunhos/Depoimentos