AmmonMa (26-05-2013, 22:28) escreveu:Deixa eu falar antes disso que eu concordo com voce em genero numero e grau Claudio, antes de mais nada.
(E parece que algumas pessoas tem dificuldade de entender relacionamentos complexos. Eu gosto de muita coisa que a Canonical faz e não gosto de muita coisa que a Canonical faz. Estou sendo pragmático, não fanboy. Hell até antes do Ubuntu 13.04 vir, estava usando OpenSuse)
Sou exatamente da mesma maneira. Antes de experimentar o 13.04 estava com o Ubuntu 12.04 LTS e sem prognósticos de mudar para um Ubuntu mais moderno, no máximo estaria a cogitar passar o meu sistema principal para ElementaryOS! Em todo o caso, não sou cego, xiita. E com isto quero dizer que por muito que critique não sou 100% contra, mas também não sou nenhum fanboy que esconde as coisas más do Ubuntu, tal como muitas vezes acontece em fanboy da Apple (exemplo entre muitos).
AmmonMa (26-05-2013, 22:28) escreveu:Mas ainda acho um pouco injusto (embora entenda sua preocupação) comparar os dois projetos em duas fases distintas. Ubuntu 10.10 mostrava um gnome 2.32 que desde o lançamento do gnome 2 tinha 8 anos de projeto.
O projeto Unity tem 2/3 anos. Pode colocar ai 5 anos que em termos de tecnologia é uma eternidade, você sabe disso.
Tanto Gnome Shell, Cinnamon e KDE tiveram (tem) problemas de estabilidade nos lançamentos das suas versões. Até o Elementary Luna que foi o ambiente mais rápido que ja usei tem os seus bugs. (Parece que eu sou o único sortudo desse forum que consegue ter o plank funcionando out of the box em multiplos monitores)
Certo, comparar projetos com idades diferentes não faz sentido. Mas fará sentido pôr em computadores de produção projetos com meses de vida? O Unity foi empurrado pela Canonical com meses de vida e os utilizadores do Ubuntu 11.04 foram obrigados e engoli-lo, quase. Para além disso, mesmo dois anos depois ele continua com sérios problemas generalizados, basta você arrastar um ficheiro rapidamente para uma pasta ou programa e tire as suas conclusões. Ah, e este é apenas um exemplo.
O Gnome-Shell nesse aspeto, que tem uma idade muito similar, está bem mais estável há bem mais tempo. Não funcionava bem o Gnome Shell no Ubuntu? Experimentassem no Fedora e viam que a coisa estava bem estável (ou noutra distro conhecida). Pantheon? Com uma equipa sem investimento conseguiram fazer um fork muito bom, apesar de ter alguns problemas. Em menos tempo conseguiram uma estabilidade muito superior na minha opinião, em relação ao Unity.
AmmonMa (26-05-2013, 22:28) escreveu:Então assim.. eu realmente por mais que ache mais rapido não consigo achar justo duas interfaces completamente diferentes na sua maturidade.
Novamente repito, se não tem maturidade porque o puseram em sistemas para utilização em larga escala? Computadores a serem vendidos com esses Ubuntus; versão LTS com sistema visual com pouca maturidade; já para não falar no Ubuntu server. Se está num sistema pronto para o uso diário, como ditam estar (e efetivamente está), então a maturidade não pode ser um ponto assim tão fulcral para invalidade uma comparação. Sinceramente se o puseram cá fora, agora têm de levar com as críticas, até porque sistemas com a mesma idade têm maior maturidade: gnome-shell e cinnamon e até posso já incluir o Pantheon.
AmmonMa (26-05-2013, 22:28) escreveu:Agora experiencia pessoal. Eu dou aula em um curso de informatica baseado em Linux. E aqui os laboratorios ja passaram por tudo. Ubuntu 10.04, Ubuntu 10.10. Kubuntu 12.04, Big Linux 12.04,Mint 13 e 14 (Alias mint 13 freezando a cada 2 minutos em qualquer máquina daqui) Jupiter, Luna e finalmente Ubuntu 12.04.
Esse ultimo foi o unico que meus alunos acharam mais bonito até que o windows 7/8 e o unico que os alunos querem instalar nas suas máquinas.
Apesar de todas as críticas que faço ao Unity, sou o primeiro a dizer: é o ambiente gráfico para Linux mais espetacular para trabalhar. Ao nível funcional para mim está no limiar a perfeição, falha apenas se calhar em não ter liberdade para mudar o local dos várias coisas que o constituem, de resto, acho-o muito bom e por isso uso-o diariamente.
AmmonMa (26-05-2013, 22:28) escreveu:Seu sistema está bonito e rápido. mas pensou nas configurações que voce fez na aparencia dele? Pensa bem...Acha que uma pessoa que está entrando no mundo linux terá essa paciencia? O ubuntu é out of the box e esse isso atrai os usuarios, consequentemente os desenvolvedores.
Você falou bem, eu só alterei a aparência. Não mudei mais do que isso, aliás só me lembro das funcionalidades dos cantos através do Compiz. Claro que os usuários querem isso pronto, sem dúvida, mas há muitas distros assim, só que pouco conhecidas e que não sofrem de muitos problemas que o Ubuntu sofre, principalmente do peso associado. Em todo o caso, arrisco-me a dizer que apesar dos esforços, ao nível de out-of-the-box parece-me que não há nenhuma distribuição melhor, talvez haja similares.
AmmonMa (26-05-2013, 22:28) escreveu:Quanto ao fator da canonical afunilar o linux. Infelizmente é assim que o mercado funciona. Filantropia e Negócios não andam muito bem de mãos dadas. O ubuntu para conseguir mercado terá que ser para o Linux o que o OSX é para o FreeBSD. Ok, mir é uma fragmentação que muitos achariam desnecessária? Concordo. Mas imagina se isso shipar daqui ha 3 anos?
Eu por acaso tenho algumas esperanças que o Mir vá a ser algo que se usa como o Unity, onde se se quiser ter o Gnome-Shell simplesmente espera-se mais alguns segundos para que instale também o Wayland. Em todo o caso, só o futuro poderá dizer se será só isso ou se será precisa um dual-boot.
Sobre o afunilar ser aceitável, claro que é, é como as pesquisas da Amazon, aceita-se porque querem dinheiro. No entanto, detesto ver a falsidade estampada na cara quando vejo a dizer: "a canonical faz software open-source, qual é o problema afinal?". Pois bem o problema é ter fama e com isso dificultar a vida num ecossistema que apesar de fragmentado sempre funcionou com uma simbiose muito interessante. De tal forma que vocÊ faz um apt-get e instala várias coisas completamente diferentes/distintas e dos vários cantos do mundo. Algo que o Windows há uns anos não sonhava ter e agora pensa ter com a sua Store similar à da Apple e Google.
AmmonMa (26-05-2013, 22:28) escreveu:A contribuição gigante que a canonical estaria fazendo para o mundo linux como (querendo ou não) a google faz com o android?
O que eu mais temo é precisamente isso! A Google teve poder monetário para investir algo sozinha e desligou-se praticamente do mundo Linux. Algo que cada vez mais vejo que isso vai acontecer a longo prazo no Ubuntu. Ou seja, vai continuar open-source, para terem sempre o motivo de dizer "qual é o problema? afinal é open-source", no entanto, ao nível comunitário caminham para uma zona exclusiva, como o Android.
AmmonMa (26-05-2013, 22:28) escreveu:Ou mesmo se não shipar, é inegável que os esforços da canonical no mir deram gás para o desenvolvimento do wayland... acredito que as vezes é preciso uma disrupção para evolução do desenvolvimento. Históricamente a comunidade Linux é assim.
Concordo a 100% e neste aspeto muita da culpa é de quem andava a investir dinheiro no Wayland e o pessoal não andava a trabalhar direito. Sabemos bem como é isso. Para quem não sabe o KDE sempre foi o patinho feio, sempre teve uma falta enorme de investimento comparando com o Gnome. Mesmo assim o KDE evolui de forma drástica, incrível. É um sistema relativamente leve e com um visual lindíssimo. Ah e eu não sou nada fã do KDE. PElo contrário, o Gnome sempre foi um projeto com muito investimento. Se isso resultou em bom software. Resultou, mas não se distingui do KDE. E no Wayland parece-me que a coisa deve ser similar. No entanto, não sei se o Wayland tem algo investimento a sério como o Gnome já teve pelo menos em tempos.
AmmonMa (26-05-2013, 22:28) escreveu:Analisando o mercado,percebemos que as grandes (microsoft e apple) deixaram um espaço gigante para um terceiro sistema, tanto no espaço mobile tanto no desktop.Desses principais sistemas,para mim o ubuntu é o que melhor aproveita o cloud computing (mais que o chrome OS) e isso é grande, se aproveitado, fará diferença.
Atualmente acho que sim, mas acho que tudo vai caminhar para os ecossistemas. Aliás, prevejo uma exclusividade para cada empresa e daqui a uns anos vamos andar a lutar pela padronização de clouds privadas, em que o pessoal vai querer a Xbox compatível com a AppleTV e o iPhone compatível com o tablet como Ubuntu Phone (exemplos hipotéticos apenas).
AmmonMa (26-05-2013, 22:28) escreveu:Mas sim, a canonical tem muito trabalho pela frente, (central de programas, consumo de bateria,performance e etc) E a estratégia ainda está certa. É preciso ser agressivo mesmo. Go big or go home.
Esse mercado é difícil. Pra ser big player tem que tomar algumas medidas radicais.
Concordo que tenha de tomar medidas radicais, aliás o Wayland só acordou por causa disso. Lembro-me de uma decisão radical que me assustei na altura mas acho que foi excelente, o pidgin. O pessoal gostava muito desse software porque era o que vinha por padrão. No entanto havia muita arrogância no projeto e a Canonical cortou o mal pela raiz. Acho que foi das melhores decisões apesar de ter havido MUITA discussão na altura. Como essa outras houve.
No entanto, ir contra a comunidade e depois usar a comunidade para diversos fins, acho errado. Por um lado fazem o Ubuntu Touch completamente à medida deles e sem quererem quase saber da comunidade; no entanto fartam-se de pedir À comunidade para o tornar compatível com outros dispositivos.
Um pouco de humanismo, moralidade e ética nunca é de mais.