Depois de ler o testemunho do Ivan achei que deveria também dar o meu testemunho.
Sou utilizador Linux desde o Ubuntu 10.10, ainda que não a esta versão não lhe tenha dado nenhuma atenção (não gostava do interface gráfico). Quando saiu o 11.04, comecei a utiliza-lo mais frequentemente, e algum tempo depois, só usava o windows por causa do trabalho ou dos jogos de Xadrez.
Certo dia, instalei na minha Worstation, e usava-o para tudo excepto para os programas específicos de contabilidade, que usava a Virtualbox com o XP. Passei pelo 11.10, 12.04 onde parei, só num dos meus portateis é que uso digamos assim uma roling release, ou seja, passo de versão em versão em pré-Alphas.
Começou no escritório a surgir, curiosidade, porque viam que produtividade, mas nunca pensaram em trocar. Recentemente, começou-se a falar da migração para um windows superior, o Xp acaba em 2014, bem como, as licenças dos antivirus precisavam de ser renovados. Contas feitas, uma pipa de nota a gastar. Pergunta que fizeram era, se se podia mudar para linux. Resposta, sim podem mas os programas não funcionam em Linux, e não arrisco usar um emulador se não tiver certeza que não existirá stress nas aplicações. Bom, la foram falando, como a questão de colocar um servidor a sério, usando o AD, e como funciona, quanto custa, se temos capacidade de manter, se não temos e coisas assim.
Certo dia, dizem, vamos mudar para Linux. Bom, não sou Técnico de informatica, toca a procurar como se faz, escolher servidor, etc.
E começou a mudança:
SERVIDOR
O Zentyal 3.0 (Ubuntu 12.04), devido á informação que dá no interface, e pensava eu, mais facil de configurar. Voltas e mais voltas que dei, acabei por subscrever um dos planos da companhia deles, para te a certeza que ficava tudo impec!
Na parte do LDAp, o Zentyal usa uma forma um pouco diferente do descrito pela Canonical, e fica aqui o Link para quem possa precisar: http://dl.dropbox.com/u/33841668/server%20conf.odt
WORSTATIONS
Ubuntu 12.04, com alguns PPA que considero muito importantes, mais Virtualbox com o XP para os programas, que infelizmente não temos substituto (programas de contabilidade, salarios, etc)
Temos 7 postos, 6 com Ubuntu 12.04 instalado, e um muito antiguinho com Fat client para os estagiarios (quando aparecem)
PROBLEMAS
Com 2 funcionários já de idade avançada, não se notou muitos problemas de adaptação. O principal problema é mesmo usar 2 sistemas operativos, que todos se queixam.
Problemas que eu vejo:
Placas com o driver r8169 não funcionam (tenho 2 PC com essas placas e estou feito, a sorte é terem placas onboard, mas só trabalham a 100MB quando as outras trabalham a 1GB). Tem um Bug criado mas até agora nem solução à vista!
Nautilus: Um inferno na parte da rede, umas vezes veem-se os PC outras não. Estão todos os PC no mesmo dominio mas nem sempre aparecem. A titulo de exemplo, em minha casa, tenho uma rede +- configurada, mista, um PC central via cabo e o resto via Wireless, e nem sempre os vejo na rede, mesmo estando ligados, e se for por IP já os encontro. O MAC da minha esposa vê os PC todos e até o FTP do roter!!!
Sei que é um problema recorrente (várias threads nos forums do Ubuntu, e Fedora sobre isto mas não está resolvido), existe alturas que nem consegue mostrar a rede windows dando o erro!!!
Se quisermos mandar um ficheiro para o lixo, esqueçam, o sistema frezze por bastante tempo até que diz que não consegue e se quero mesmo apagar e se dizes que sim, amigo ele vai pro lixo, que era para onde o querias mandar!!!!
CONCLUSÃO
Longe de ser perfeito, é menos dispendioso do que ter windows, uma vez que, a subscrição de assistencia (no caso do servidor) permite-nos que sejam instaladas actualizações devidamente testadas, e em caso de Bugs (já deram com alguns os desenvolvedores) são resolvidos por eles, ou dadas soluções que permite que nós também tenhamos aprendizagem!
Usamos o Libreoffice para tudo, tem carencias, nomeadamente, tivemos que reescrever as nossas macros para podermos usar as folhas de calculo correctamente, mas agora está tudo impec!

O que eu acho, muito sinceramente, é que o Linux peca eu 2 sectores para ter uma maior implementação:
A nível do utilizador “normal” jogos!!!
A nível empresarial programas específicos para as actividades, tais como, ERPs, Autocad, etc.
Aqui, seja a Linux Fondation, seja as empresa que produzem as Distros, tem que fazer o que a Microsoft fez, charme juntos dos desenvolvedores, e dar-lhes ferramentas para que eles possam, sem muito investimento, produzir, e/ou portar para Linux. É algo que falta ao Linux. É livre mas precisa, para atrair mais gente, de software não livre para atrair empresas e utilizadores finais.
Peço desculpa pelo longo post.
Abc
Miguel