Neste tutorial mostro como fazer um desenho vetorial de nuvens semi-transparentes sobre um fundo colorido, fazendo analogia a um arco-íris. O tutorial é essencialmente um vídeo demonstrativo e no final o resultado é o da imagem ao lado.
Como já devem ter reparado, de vez em quando apetece-me brincar um pouco com o Inkscape e com o Gimp. Geralmente prefiro o Inkscape porque ao produzir imagens vetoriais posso sempre reutilizá-las ou modificá-las. Pelo contrário, o Gimp acaba por ser algo muito pouco flexível, limitando-se apenas a reutilizar as diferentes camadas.
Eu comecei a "brincar" aos desenhos há relativamente pouco tempo, aliás, podem acompanhar os vários vídeos que tenho vindo a publicar no Youtube e aqui no Forum para compreenderem esta minha pequena evolução na nota artística. Acho que estou a melhorar, certo? Pelo menos esforço-me para isso!

Bom, quanto a este desenho, apesar de parecer extremamente complicado, na verdade ele é precisamente o contrário. Este desenho é apenas um conjunto de algumas dezenas de círculos fundidos (que produziram as nuvens), um fundo em degradê com algumas cores semi-primárias e parte mais complexa desta imagem foi utilizar uma camada no inkscape com um efeito de clarear. Como podem ver, isto apenas deu algum trabalho, de resto é extremamente simples.
Relativamente ao efeito final de usar a camada apenas para clarear, basicamente este efeito tornou possível criar o degradê de transparência. Eu podia fazer um degradê simples para cada nuvem, no entanto o efeito não seria muito natural (apesar de o produto final não o ser também

No final do desenho vetorial ainda decidi pegar no Gimp e fazer um efeito de desfocagem gaussiana, mas apenas a uma zona da imagem. Para isso usei uma máscara circular fazendo com que a desfocagem fosse geral mas mais ou menos no centro da imagem a desfocagem gradualmente desaparecesse. O efeito também me parece interessante e você pode comparar o antes e o depois da desfocagem nas duas imagens abaixo.
Tal como é costume, para além do vídeo demonstrativo ainda disponibilizo o ficheiro com o código fonte, o ficheiro SVG, que você poderá transferir e até reutilizar da maneira que quiser! Se você apenas quiser a imagem PNG original recomendo que clique aqui para a versão sem desfocagem e aqui para a versão com desfocagem.
Entretanto, todo o processo de desenho pode ser visto neste vídeo: