Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 14:38 Pesquisa avançada

Remover mono do Ubuntu 11.10

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Remover mono do Ubuntu 11.10

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Seg, 19 de Março 2012, 19:09

Viva!

Gostaria de remover o mono completamente do meu Ubuntu, mas tenho algumas dúvidas de como o fazer. Será que se eu desinstalar o pacote mono-runtime através do synaptic, isso bastará? E não trará nenhum problema ao sistema (sei que ficarei sem o Banshee, tomboy e gbrainy)?
35mm", aqui bloga-se!
Ricardo JM Vieira

Re: Remover mono do Ubuntu 11.10

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 19 de Março 2012, 19:39

It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Ter, 20 de Março 2012, 0:19

Obrigado pelos links. Já os tinha consultado, mas estava com medo de experimentar. De qualquer maneira lá fiz como lá diz e aparentemente tudo correu bem. Acho que livrei o meu Ubuntu do mono.

Como não utilizava o tomboy e o gbrainy e quero me re-habituar ao rhythmbox, decidid fazer isto.
35mm", aqui bloga-se!
Ricardo JM Vieira

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 20 de Março 2012, 0:29

Só uma dúvida (a título de curiosidade): Qual é a diferença entre ter ou não o Mono instalado? Isto é, em termos de consumos de CPU/RAM/etc...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 20 de Março 2012, 15:19

Não faz qualquer diferença se nenhuma das aplicações tiverem abertas! Ou melhor, aparte das aplicações que utilizam o mono que possam estar abertas e aí sim fazem o computador mais carregado ao nível de processador e RAM, a diferença só se resumirá numa situação (em termos de performance): haverá menos ficheiros no disco e então as consultas poderão ser alguns poucos milésimos de segundo mais rápidos. Obviamente que isto é completamente desprezável visto que os ficheiros estão indexados em estruturas de dados bastante otimizadas à localização rápida dos ficheiros.

No mais, vantagens, normalmente para quem desinstala o mono, são: não ter um software que de um dia para o outro poderá ser legalmente proibido; menos espaço ocupado. Creio que fica por aqui!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 20 de Março 2012, 22:32

Claudio Novais » 20 Mar 2012, 15:19 escreveu:Não faz qualquer diferença se nenhuma das aplicações tiverem abertas! Ou melhor, aparte das aplicações que utilizam o mono que possam estar abertas e aí sim fazem o computador mais carregado ao nível de processador e RAM, a diferença só se resumirá numa situação (em termos de performance): haverá menos ficheiros no disco e então as consultas poderão ser alguns poucos milésimos de segundo mais rápidos. Obviamente que isto é completamente desprezável visto que os ficheiros estão indexados em estruturas de dados bastante otimizadas à localização rápida dos ficheiros.

No mais, vantagens, normalmente para quem desinstala o mono, são: não ter um software que de um dia para o outro poderá ser legalmente proibido; menos espaço ocupado. Creio que fica por aqui!

:OK: :obrigado: pelo esclarecimento ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Qui, 22 de Março 2012, 1:53

Claudio Novais » Ter Mar 20, 2012 3:19 pm escreveu:Não faz qualquer diferença se nenhuma das aplicações tiverem abertas! Ou melhor, aparte das aplicações que utilizam o mono que possam estar abertas e aí sim fazem o computador mais carregado ao nível de processador e RAM, a diferença só se resumirá numa situação (em termos de performance): haverá menos ficheiros no disco e então as consultas poderão ser alguns poucos milésimos de segundo mais rápidos. Obviamente que isto é completamente desprezável visto que os ficheiros estão indexados em estruturas de dados bastante otimizadas à localização rápida dos ficheiros.

Sim, penso que o Cláudio disse tudo. Removi o mono, pois não necessito dele. E é pena que o Ubuntu 11.10 ainda tenha na Dash aqueles atalhos gigantes. Digo isto, pois não utilizo o Thunderbird e fica feio ficar com um espaço vazio (ainda bem que foi removido na próxima edição)
35mm", aqui bloga-se!
Ricardo JM Vieira

Voltar para Questões gerais