Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 17:58 Pesquisa avançada

Não concigo criar o dualboot [RESOLVIDO]

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Não concigo criar o dualboot [RESOLVIDO]

Mensagempor Vlamirj » Qua, 21 de Março 2012, 17:30

Ola amigos!
Eu formatei o meu computador e instalei o Windows7 Ultimate, criei duas partições e quando fui instalar o Ubuntu 11.10 não apareceu a opção que podemos criar o dualboot.
Estou falando aquela opção que mostra o Windows7 e o espaço que podemos instalar o Ubuntu:

Imagem

Só aparece as duas últimas opções, já não sei se é problema no meu HD depois que formatei, não sei se é problema na mídia do Ubuntu, tanto que baixei outro Ubuntu pra criar outro CD de Boot. :facepalm:
Editado pela última vez por Vlamirj em Qua, 29 de Agosto 2012, 15:24, em um total de 1 vez.
Vlamirj

Re: Não concigo criar o dualboot

Mensagempor José Craveiro » Qua, 21 de Março 2012, 17:57

Como assim "aparecer a opção para criar o dual-boot" ?

A menos que tenha ocupado com as duas unidades exigidas pelo windows (Sistema reservado + Sistema de ficheiros) todo o HD com as duas partições que criou, terá o espaço restante que estará visível se optar pela opção "Something else" e assim dimensionar esse espaço de acordo com as exigências do Ubuntu.

Posso não estar em sintonia..., pode colocar aqui mais alguns pormenores acerca desta dúvida? ;)
José Craveiro

Mensagempor Vlamirj » Qua, 21 de Março 2012, 18:48

Como eu estou mostrando na imagem a cima aquela pimeira opção não aparece mais somente as duas ultimas opção e ainda sou um pouco leigo e criar partição manualmente e pela primaira opção fica mais facil pra criar a partição e instalar o Ubuntu.
Vlamirj

Mensagempor José Craveiro » Qua, 21 de Março 2012, 20:18

Aceda a esta página do Ubuntued.info e observe em detalhe o processo de particionamento para a instalação do Ubuntu. Leia sobretudo a partir deste subtítulo: Crie as partições necessárias para o Ubuntu!

http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-11-04-natty-narwhal

Depois se tiver dúvidas post aqui, no entanto a forma como explica é muito simples. ;)
José Craveiro

Mensagempor Vlamirj » Qui, 22 de Março 2012, 20:12

Entao eu entrei no live cd pra fazer o que vc me endicou mais quando entrei no Gparted o que apareceu foi isso.

Imagem
Como pode aparecer isso sendo que eu instalei o Windows7 na particao C e criei outra particao sendo que elas deveriam aparecer no Gparted.
Vlamirj

Mensagempor José Craveiro » Qui, 22 de Março 2012, 20:55

Duas situações a verificar:

1ª Clique no botão "/dev/sda (931.51 Gib)" se for o caso de ter mais do que um HD a funcionar!
2ª Se esta unidade estiver livre tal como mostra, então agora é passar à fase de particionamento.

Tendo em vista que para que o dual-boot funcione é necessário que tanto o Windows como o Ubuntu a instalar estejam no mesmo HD e não separadamente, diga qual é a sua situação.
José Craveiro

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 23 de Março 2012, 1:00

Pelo que vi na ultima imagem o gparted está a dizer que não tem espaço alocado, estou certo? Bom, deve ter em atenção dois pormenores: Se você hibernou o Windows acredite que acontecer coisas estranhas, por isso volte atrás e desligue completamente o Windows :D ; Em segundo lugar, se você tiver o Gparted aberto e o instalador do Ubuntu também coisas estranhas também podem acontecer pois o primeiro a abrir vai fazer um "lock" em que só ele é que tem permissão para mexer no disco.

Em todo o caso, a criação de partições deve ser feita através do windows uma vez que o pessoa da Microsoft fez o favor de transformar o Windows numa espécie de virus. Porque digo isto? Há muitos casos em que o Windows ao saber que houve particionamento sem o seu consentimento, ele pára de arrancar. Então o melhor é você primeiro fazer o particionamento pelo windows e só depois é que deve ir para a secção referida do artigo referido pelo José Craveiro!

Para fazer o particionamento através do Windows, existe um artigo muito antigo mesmo (mas ainda funcional) sobre esse ponto aqui no Ubuntued:
http://ubuntued.info/instalar-o-ubuntu- ... om-o-vista

Até já! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor José Craveiro » Sex, 23 de Março 2012, 1:15

Mas é muito estranho isso que acabou de referir Cláudio!
Será possível que alguém não repare que já deu início à pré-instalação e ainda está a trabalhar com o GParted?! :roll:
Das várias instalações que já fiz até agora, nunca me foi preciso particionar previamente o disco no Windows para instalar o Ubuntu. À primeira vista aquela unidade está vazia e até parece que se o Windows foi instalado, já lá não está e basta um pequeno descuido derivado de alguma confusão para isso acontecer! :|
Estou convencido que esta operação não foi feita convenientemente...
José Craveiro

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 23 de Março 2012, 1:21

Sobre o estranho, não é! Pense: você mete o cd, aguarda e dá duplo clique para instalar o Ubuntu. Logo a seguir lembra-se que antes precisa de particionar. O que faz? minimiza e abre o Gparted! Resultado? O disco vai estar bloqueado! O mesmo acontece, se não me engano se você abrir uma das partições com o Nautilus e depois tentar instalar o Ubuntu, creio que também não dá pois a partição vai estar montada. E isto aplica-se também quando o Windows hiberna pois é como se a partição dele tivesse também montada.

Sobre o Windows, essa "proteção" começou a acontecer apenas depois no Windows vista para a frente! Instalei vários computadores na altura que saiu o Windows e passei por ser um "estraga computadores"! Já nem me lembro depois como resolvi os problemas XD

Entretanto, desde então recomendo sempre que façam isso para não apanharem surpresas. O trabalho é praticamente o mesmo que utilizar o Gparted e o certo é que assim funciona! Se há casos sem ser o Windows Vista? Sim, há casos também com o Windows Seven! :\
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor José Craveiro » Sex, 23 de Março 2012, 1:35

Não digo que não, mas com o meu Windows 7 nunca aconteceu tal coisa..., isto em relação a essa suposta proteção. :|
Quanto ao que colocou no 1º parágrafo, a boa explicação do particionamento no link nem sequer contempla um caso desses...
José Craveiro

Próximo

Voltar para Questões gerais