Como já devem ter reparado, quando se descarrega um pacote debian e o queremos instalar, este abre o Centro de Programas Ubuntu. Este por sua vez vai em busca de actualizações, o que provoca uma ocupação do CPU louca, tornando-se um pouco incómodo para quem possui computadores com apenas um CPU (ou núcleo), pois leva a uma diminuição de produção. Então existem duas alternativas, o uso do dpkg na consola ou o GDebi.
Para os amantes da consola, o dpkg pode ser suficiente para quem conhece a forma como instalar e resolver as suas dependências.
Já para aqueles que preferem o ambiente gráfico e/ou são iniciantes no mundo Linux, o GDebi poderá ser a solução. Para tal, para o instalar basta digitar no terminal ou clicar no botão:
Depois de instalado, terão de ir a um ficheiro .deb e com o botão direito do mouse seleccionar a opção Propriedades. Na aba (separador) Abrir Com seleccionem o Instalador de Pacotes GDebi e fechem a janela. A partir deste momento sempre que derem duplo clique num pacote debian, este será processado pelo GDebi evitando assim o excesso de processamento que o Centro de Programas Ubuntu impõe numa simples tarefa!
Espero ter ajudado