Bem-vindo: Sáb, 30 de Novembro 2024, 16:01 Pesquisa avançada

Resultados da pesquisa sobre os utilizadores do Ubuntu

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Resultados da pesquisa sobre os utilizadores do Ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 25 de Março 2012, 0:49

A Canonical há umas semanas atrás publicou um questionário online e convidou todos os utilizadores do Ubuntu a participarem para se saber mais sobre eles. Agora que terminou, foram apresentados os resultados no Blog da Canonical e então resolvi traduzir e resumir os resultados para este tópico.

Antes de apresentar os resultados, gostaria apenas de afirmar que infelizmente só soube do questionário feito em inglês (não traduzido) e por esse motivo na altura não espalhei a mensagem. No entanto, agora que vejo os resultados reparei que afinal também existiu um questionário em Português.

Linguagens


O formulário em questão foi fracionado/traduzido em duas línguas: Inglês, espanhol e português. Por esse motivo, algumas das estatísticas apresentadas abaixo serão fracionadas pelas respostas de cada língua.

A língua inglesa foi escolhida por motivos óbvios: é a lingua internacional, utilizada sempre que se quer generalizar a informação para todas as nações. Em segundo lugar, decidiram escolher o Espanhol e o Português pois a America Latina tem uma forte vertente open-source e então decidiram aproveitar para descobrir mais sobre esses utilizadores.

Metodologia do estudo


Este questionário teve o objetivo claro de ser realizado por utilizadores que tivessem realmente vontade de participar, ou seja, não quis ser intrusivo. Assim, resolveram disponibilizar o questionário online e a divulgação foi feita através dos vários canais de informação que costumam participar: Facebook, Planeta Ubuntu, Twitter, UWN e OMGubuntu.

Resultados da Pesquisa


Total de respostas


  • Questionário em Inglês: 15.653 respostas
  • Questionário em Espanhol: 1.825 respostas
  • Questionário em Português: 1.751 respostas

Qual é a idade dos utilizadores?


Se você é o comum utilizador do Ubuntu então tem idade entre os 25 e 35 anos, seja de que língua for. Para além disso, é muito improvável que você tenha menos de 18 anos. De facto, 70% dos utilizadores têm idades inferiores a 35 anos.

Provavelmente você é homem. Existe uma maioria clara de utilizadores do sexo masculino, aliás, foram menos de 4% as respostas do sexo feminino. Neste caso existe uma certa indefinição, ou melhor, incerteza, uma vez que as formas de divulgação podem ter influenciado os resultados neste sentido.

Onde vivem os utilizadores do Ubuntu?


Sem surpresas, as respostas ao inquérito em inglês foram maioritariamente dadas por utilizadores dos Estados Unidos da América e da Grá Bretanha. Em segundo lugar aparece a Índia que demonstrou estar num crescimento bastante acentuado e logo a seguir o Canada. Para mais informações veja o gráfico abaixo:

Quanto ao questionário em Português, 93% dos utilizadores são Brasileiros e apenas 7% Portugueses. Já do lado da língua espanhola os resultados são mais fracionados, sendo que a Espanha está em primeiro lugar no número de utilizadores (com 34%) e a seguir está o Mexico e a Argentina com uma percentagem semelhante. Para mais informações detalhadas clique no gráfico abaixo:

Um resultado interessante, mas tenha em atenção que estes resultados podem ser bastante influenciados pelos meios de divulgação, é que o Top5 de países é o seguinte:
  • México (23%)
  • Colômbia (9.9%)
  • USA (9.80 %)
  • Argentina (8.99%)
  • Espanha (8.95 %)

Há quanto tempo utilizam o Ubuntu?


Houve uma certa prioridade neste questionário de estudar o tempo de utilização do Ubuntu. Principalmente compreender os novos utilizadores. Os resultados dos 3 questionários demonstraram uns resultados bastante semelhantes o que pode ser algo importante para dar maior certezas. Vejamos os resultados:
menos de 2 anos2 a 5 anos5 ou mais anos
Questionário em Inglês 19.6% 42.7% 37.7%
Questionário em Espanhol 20% 43% 36.9%
Questionário em Português 21.1% 43.2% 35.6%


Como descobriram o Ubuntu?


Os resultados desta resposta estão apresentados na tabela seguinte e ordenados pela coluna do meio (2 a 4 anos de utilização do Ubuntu) uma vez que é a maioria dos utilizadores (pela tabela anterior):
menos de 2 anos2 a 5 anos5 ou mais anos
Fórums, IRC, etc 46.2% 48.5% 54.8%
Amigos/Família 27.2% 25.2% 20.5%
Escolas 11.7% 11.2% 8.9%
Revistas, etc 6.9% 7.9% 9.4%
Trabalho 3.9% 4.8% 4.9%
Mídias Sociais 4.2% 2.4% 1.5%


Os resultados não são muito claros, no entanto, existe umas questões a ter em atenção ao olharmos para o futuro (consoante os dados da tabela anterior): apesar da maioria dos utilizadores provir de fórums e IRC, existe um claro decréscimo nestas "fontes" de novos utilizadores; Já no caso das mídias sociais, estas estão claramente a crescer, o compreende-se perfeitamente uma vez que as redes sociais são as ferramentas mais utilizadas online.

Estas tendências indicam que provavelmente a divulgação poderá passar não pela maioria mas pelas maneiras que estão em crescimento. Para além disso, o facto de haver estas tendências, pode indicar também que o tipo de utilizador comum do ubuntu pode estar a ser alterado.

Pode-se também concluir que talvez o novo (ou próximo) tipo de utilizador não seja aquele com qualificações (com tendências às novas tecnologias/informática) mas sim algo mais generalizado. É dificil compreender estas tendências só através destes dados, por isso a utilização contínua destes questionários pode resultar em descobertas mais interessantes.

Entretanto, se se fizer a mesma questão mas em termos de idades, quais são os resultados?
<18 19-24 25-35 36-45 46-54 55+
Revistas, etc 8.1% 6.0% 6.9% 10.2% 14.8% 18.7%
Trabalho 0.8% 1.4% 5.5% 8.6% 9.1% 6.9%
Amigos/Família 31.9% 28.1% 23.2% 18.1% 13.2% 18.6%
Escola 7.2% 18.1% 11.4% 2.6% 1.8% 1.2%
Forums 47.6 44.2% 51% 57.7% 58.9% 53.2%
Mídias sociais 4.4% 2.1% 2.0% 2.8% 2.2% 1.4%


Os resultados, em termos de idades, também parecem coincidir. No entanto, é interessante ver que as mídias sociais têm um impacto bem superior nos utilizadores com idades inferiores a 18 anos. Por fim, deixa-se apenas uma informação interessante não apresentada nas tabelas: 16% dos utilizadores da índia que têm menos de 18 anos descobriram o Ubuntu através das escolas, o que significa que estas podem realmente trazer um impacto substancial na divulgação do Ubuntu.

Como tiveram o Ubuntu?


Os resultados entre idades são consistentes por isso não necessidade de partir os resultados. O interessante destes resultados é que 50% dos utilizadores fizeram uma instalação limpa do Ubuntu. Já algo que a Canonical deve ter em atenção é o facto de que os utilizadores com Ubuntu instalado na compra do computador é um valor muito reduzido (0.1%). O gráfico seguinte mostra como instalaram o Ubuntu que utilizam atualmente:


Quão difícil foi o processo de instalação


Uma das coisas que a equipa da Canonical sempre deu grande prioridade foi o processo de instalação. E, a verdade é esta: sou do tempo em que o Ubuntu seguia uma instalação bem mais complexa tal como todas as outras distribuições Linux, que sempre faziam jus ao conceito/mito de linux, que era ser complexo.

As boas notícias que é os utilizadores responderam com um grau elevado de satisfação sobre o processo de instalação. Novamente não houve uma diferença substancial entre os diferentes questionários. Segue o gráfico de quão difícil é a instalação do Ubuntu:


O questionário contava com outras perguntas e em breve os resultados serão apresentados no Blog da Canonical (ver referências abaixo) por isso em breve este tópico será atualizado.

Referências:


Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Resultados da pesquisa sobre os utilizadores do Ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Dom, 25 de Março 2012, 1:24

Bem, quantos membros deste fórum sabiam disto? Poucos?

Acerca dos resultados de Portugal, não surpreende!
A esmagadora maioria ainda sente pavor de uma mudança nas suas rotinas de utilização do computador e depois neste aspeto somos um país de fortes contrastes, desde autênticos crânios que vivem numa constante inovação e muitas vezes divulgada além fronteiras, até muito boa gente com receio de aventuras insistem em permanecer na doca seca do sistema dominante.
Ora não é para mais, um país que através de organismos do Estado se diz ser um exemplo na utilização de software livre e pela porta do cavalo permite que a oposição na altura ainda encabeçada pelo tio Bill tenha o terreno livre para dominar, o que se passa ainda hoje é um reflexo dessa anterior conjuntura que se dizia inovadora... :\
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Resultados da pesquisa sobre os utilizadores do Ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 25 de Março 2012, 1:42

José Craveiro, sobre o governo a minha resposta é simples: quando todos os deputados aplaudiram a lei da taxa por GigaByte nos dispositivos com armazenamento de dados, o que poderemos nós pedir deles??

Sobre a divulgação, infelizmente foi na altura de Fevereiro que andei muito ocupado com uns projetos e então não tive conhecimento logo à partida sobre este questionário e quando o conheci vi que era em inglês e achei que muito poucos utilizadores fariam as respostas. Infelizmente aconteceu isto. Mas espero que nos próximos questionários, que tenho a certeza que vão aparecer mais, eu possa servir-vos de forma a que todos vocês compartilhem a vossa informação!

Já agora, sobre os contrastes dos portugueses, diga-se, pelo menos na área em que me enquadro, que os ditos bons normalmente saem sempre do país! Será que é por terem perfeita noção que Portugal não é um país bom para se viver? XD
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Resultados da pesquisa sobre os utilizadores do Ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Dom, 25 de Março 2012, 14:35

Claudio Novais » Dom Mar 25, 2012 1:42 am escreveu:José Craveiro, sobre o governo a minha resposta é simples: quando todos os deputados aplaudiram a lei da taxa por GigaByte nos dispositivos com armazenamento de dados, o que poderemos nós pedir deles??

Sobre a divulgação, infelizmente foi na altura de Fevereiro que andei muito ocupado com uns projetos e então não tive conhecimento logo à partida sobre este questionário e quando o conheci vi que era em inglês e achei que muito poucos utilizadores fariam as respostas. Infelizmente aconteceu isto. Mas espero que nos próximos questionários, que tenho a certeza que vão aparecer mais, eu possa servir-vos de forma a que todos vocês compartilhem a vossa informação!

Já agora, sobre os contrastes dos portugueses, diga-se, pelo menos na área em que me enquadro, que os ditos bons normalmente saem sempre do país! Será que é por terem perfeita noção que Portugal não é um país bom para se viver? XD


1º Nada que impeça de conhecerem ambientes alternativos e com enormes vantagens a vários níveis, além disso, o que é que isso significa trocado por meia dúzia de idas ao café?! :)

2º De modo algum reclamo do Cláudio não ter divulgado o questionário, aliás, para ser muito sincero, ligo tão pouco a pormenores desse género e jamais colocariam em causa o que penso do sistema. Peço desculpa, ás vezes não conseguimos transmitir muito bem o que pensamos. ;)

3º Basta que hajam outros países onde se pague melhor para exercer funções do género para que se pense apenas 2 vezes antes de sair! Agora que há Expers a viver com paredes meias com quem é orientado por um sistema que sempre transmite a ideia de que para além dele nada mais existe, isso há aos milhares... :|
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Resultados da pesquisa sobre os utilizadores do Ubuntu

Mensagempor Ron Alon » Dom, 25 de Março 2012, 17:04

Eu respondi este questionário! :D
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Resultados da pesquisa sobre os utilizadores do Ubuntu

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 25 de Março 2012, 20:46

José Craveiro » Dom Mar 25, 2012 1:24 am escreveu:Bem, quantos membros deste fórum sabiam disto? Poucos?

Acerca dos resultados de Portugal, não surpreende!
A esmagadora maioria ainda sente pavor de uma mudança nas suas rotinas de utilização do computador e depois neste aspeto somos um país de fortes contrastes, desde autênticos crânios que vivem numa constante inovação e muitas vezes divulgada além fronteiras, até muito boa gente com receio de aventuras insistem em permanecer na doca seca do sistema dominante.
Ora não é para mais, um país que através de organismos do Estado se diz ser um exemplo na utilização de software livre e pela porta do cavalo permite que a oposição na altura ainda encabeçada pelo tio Bill tenha o terreno livre para dominar, o que se passa ainda hoje é um reflexo dessa anterior conjuntura que se dizia inovadora... :\


Boas José, devo dizer que concordo em absoluto com aquilo que escreveste!!

Mas apesar de termos opiniões idênticas, penso que nunca é demais comentar quando temos algo a crescentar.
Como tal, deixo aquilo o melhor exemplo que conheço neste momento no Planeta, a Islândia.
Não me vou referir a toda a sua recente história de revolta, que levou inclusive à prisão de politicos, banqueiros, etc, corruptos, à elaboração de alterações substanciais da sua constituição no intuito de prevenir que a história se repita...bem já me estou a alongar.

Deixo aqui então mais um excelente exemplo dado por este País, através de um link para um artigo em Inglês.
Leiam e tirem as vossas conclusões.

http://www.h-online.com/open/news/item/Icelandic-government-prepares-switch-to-open-source-1478484.html

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Resultados da pesquisa sobre os utilizadores do Ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 26 de Março 2012, 2:23

Lá está Miguel, se as coisas forem feitas genuinamente e com naturalidade é óbvio que atualmente o OpenSource é a melhor opção! Principalmente para empresas grandes que necessitariam de muitas licenças. Neste caso é o próprio governo e todos os seus associados.

O mais incrível disto tudo é quererem ter pronta toda a transição em apenas um ano! Não acho que seja impossível pois caso escolhem uma distribuição como o Ubuntu, toda a utilização é estranha de início, mas intuitiva. Espero realmente que os outros países, nomeadamente os nossos, comecem a fazer estas ações que efetivamente contribuem para um país mais saudável e não para um país corrupto como praticamente todos são atualmente e em grande escala :\
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Resultados da pesquisa sobre os utilizadores do Ubuntu

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 26 de Março 2012, 4:01

Claudio Novais » Seg Mar 26, 2012 2:23 am escreveu:Lá está Miguel, se as coisas forem feitas genuinamente e com naturalidade é óbvio que atualmente o OpenSource é a melhor opção! Principalmente para empresas grandes que necessitariam de muitas licenças. Neste caso é o próprio governo e todos os seus associados.

O mais incrível disto tudo é quererem ter pronta toda a transição em apenas um ano! Não acho que seja impossível pois caso escolhem uma distribuição como o Ubuntu, toda a utilização é estranha de início, mas intuitiva. Espero realmente que os outros países, nomeadamente os nossos, comecem a fazer estas ações que efetivamente contribuem para um país mais saudável e não para um país corrupto como praticamente todos são atualmente e em grande escala :\


Boas Cláudio, sem dúvida.

Só gostava que aqui em Portugal tivéssemos a capacidade de seguir o mesmo caminho.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes