Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 16:23 Pesquisa avançada

XBMC11: nova versão do Media Center agora chama-se XBMCbuntu

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

XBMC11: nova versão do Media Center agora chama-se XBMCbuntu

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 26 de Março 2012, 15:47

O final de semana nos brindou com a aguardada versão 11.0 do XBMC, popular aplicativo que transforma um computador em media center (para uso permanente ou ocasional) e permite gerenciar e exibir com maestria as coleções de filmes, seriados, músicas, imagens e mais.

Uma novidade interessante é o XBMCbuntu (será que vai continuar com este nome por bastante tempo?), sucessor do antigo XBMC Live: um sistema que permite dar boot diretamente no aplicativo XBMC, mas dá acesso ao desktop se necessário, permite instalar e usar aplicativos e até fazer atualização do XBMC.

Já havíamos comentado há alguns meses sobre as expectativas para esta versão, cujo codinome é Eden. Na época, descrevi o aplicativo assim:
O XBMC é um dos aplicativos preferidos de quem transforma (sempre ou ocasionalmente) seu computador em Media Center, e não é pra menos: trata-se de uma solução completa que serve tanto como aplicativo para usar na tela do seu computador quanto para ser a base de uma central de entretenimento digital que funciona bem em toda a linha.

Um ponto em que o XBMC brilha é a possibilidade de criar bibliotecas de conteúdo multimídia, agrupando filmes, episódios de seriados, músicas, etc. e até mesmo obtendo via Internet as ilustrações das capas, textos descritivos de filmes e episódios e mais – perfeito para videófilos, ainda que às vezes não seja tão fácil colocar este recurso em uso.

Na ocasião, uma série de novidades interessantes eram aguardadas na nova versão deste software open source que está na estrada desde 2003. Agora a maior parte delas se confirmou, e você já pode fazer o download do XBMC 11 para instalar ou atualizar, ambos gratuitamente.

Um longo e técnico sumário das novidades da versão está disponível, mas me chamaram a atenção especialmente:
  • ganhos de desempenho na exibição de conteúdo, via novas técnicas de rendering, suporte renovado a formatos (de áudio, vídeo, imagens e legendas) e melhorias no uso do hardware
  • melhor suporte a redes, incluindo protocolos adicionais
  • Suporte a Slingbox e a receber conteúdos via AirPlay
  • o novo tema visual default com sua barra de navegação horizontal capaz de exibir opções frequentemente acessadas, sem exigir um clique adicional, e exibindo em uma área específica da tela os conteúdos mais recentemente incluídos na coleção.

Video demonstrativo

Artigo Original:

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: XBMC11: nova versão do Media Center agora chama-se XBMCb

Mensagempor Ron Alon » Seg, 26 de Março 2012, 18:05

Eu posso controlar meus vídeos de filmes e séries por este programa conectando meu computador a uma porta HDMI através do meu Ubuntu?
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Davysson Silva » Seg, 26 de Março 2012, 22:02

ron » Seg Mar 26, 2012 6:05 pm escreveu:Eu posso controlar meus vídeos de filmes e séries por este programa conectando meu computador a uma porta HDMI através do meu Ubuntu?

Sim, você tanto pode usar no próprio PC como conectar ele em uma tv.
Davysson Silva

Mensagempor Ron Alon » Seg, 26 de Março 2012, 22:15

Davysson Silva » Seg Mar 26, 2012 7:02 pm escreveu:Sim, você tanto pode usar no próprio PC como conectar ele em uma tv.

Legal! Então vou testar aqui depois! :)
Ron Alon
Redator Geekzinho

Voltar para Notícias