Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 15:36 Pesquisa avançada

Provedores d acesso à internet vão adotar código anti-pirata

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Provedores d acesso à internet vão adotar código anti-pirata

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 26 de Março 2012, 16:17

Provedores deverão cumprir normas recomendadas por comissão.
'Código de conduta' contra 'redes zombies' está entre recomendações.

Provedores de acesso à internet nos EUA vão adotar código antipirataria



Os provedores americanos de acesso à internet deverão cumprir em breve uma série de normas para combater as diversas formas de pirataria informática, segundo recomendações divulgadas na quinta-feira (22) pela Comissão Federal de (FCC) dos Estados Unidos.

Um grupo de trabalho estabelecido pela FCC, que reuniu cerca de 50 especialistas em comunicações, além de usuários e profissionais, fez uma série de recomendações, aprovadas pelo presidente da FCC, Julius Genachowski.

“As recomendações aprovadas hoje identificam soluções inteligentes, práticas, voluntárias, que melhoram de maneira concreta a cibersegurança das redes informáticas", disse Genachowski em um comunicado.

Entre as propostas, recomenda-se um "código de conduta" contra as redes de computadores zombies (ou 'botnets'), controladas remotamente por criminosos. Este código compromete os provedores de serviços a informar seus clientes acerca dos riscos, ajudá-los a tomar medidas para evitar que seus computadores sejam controlados à distância ou prestar assistência em caso de ciberataque.

O grupo de trabalho também recomenda que os provedores de serviços acordem a forma de tornar mais seguro o sistema de nomes de domínio DNS, e estabeleçam um marco para evitar rotas não desejadas do tráfico de internet. Vários dos maiores provedores dos Estados Unidos, entre eles ATT, Verizon e Comcast, participaram do grupo de trabalho e já começaram a seguir suas recomendações.

"Não nos contentamos em publicar relatórios: as empresas que prestam serviço para mais de 80% dos usuários de internet dos Estados Unidos se comprometem a dar soluções significativas às importantes questões de segurança cibernética", disse Genachowski.

Artigo Original:





Descobri este artigo no Br-Linux e reparei em alguns comentários interessantes sobre este assunto dos quais destaco este que acho que deve ser lido com muita atenção:
Um dos sonhos da MAFIA, todos trabalhando em prol dos seus interesses.

Quem tem dinheiro contrata seguranças e investigadores particulares. Quem tem dinheiro de verdade muda a lei e transforma os outros em sua polícia.


O problema aqui está nos lobbys. Não acho que faça sentido empresas detentoras dos direitos autoriais dos artistas tenham direito a ganharem o que ganha. Por isso não sou a favor de seja do que for sobre estas empresas. Já pelo contrário defendo que os artistas devem, sim, ter os seus direitos de autor bem clarificados e receberem por isso (atualmente recebem quanto? 5%?).

Por fim, ainda sobre os ganhos, sendo o salário médio normal muitíssimo abaixo em relação aos salários desta indústria, o que esperam todos eles que aconteça? A indústria anda a pedir demasiado dinheiro e está a criar um fosso ainda maior entre pessoas normais e ricos. Se o valor de uma música fosse 1% do que é vendido atualmente, produziria muito maior poder de compra; e os artistas e a industria seriam relativamente ricos na mesma. Faz sentido por exemplo um ator de filmes do Hollywood ganhar sempre dezenas de milhões por um mero filme? Na minha opinião não no sentido de que estão a criar o tal fosso ao exigir por causa disso mais dinheiro nos bilhetes.

Já no caso de um jogador de futebol ou até um gestor de empresas, se eles geram lucros então que paguem muito, aí não me preocupo. Mas isso que não afete o valor real das coisas. Não faz sentido pagar-se tanto para ver cinema, pagar tanto para ouvir música e, por que não, não faz sentido pagar tanto para ver jogos de futebol (se bem neste caso acho que até é relativamente barato na generalidade dos casos).
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Provedores d acesso à internet vão adotar código anti-pi

Mensagempor Ron Alon » Seg, 26 de Março 2012, 16:45

Aqui no Brasil, o artista da música é o que menos ganha. Na parte da composição, os compositores tem direito a 51% dos lucros. Mas são os artistas que menos ganham nisso tudo, infelizmente. É a velha mídia tentando ir contra a nova.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Provedores d acesso à internet vão adotar código anti-pi

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 26 de Março 2012, 16:57

Olá Ron! E exatamente por causa desse ponto é que estou contra as ditas "licenças de copyright". A génese dessas licenças advêm da qualidade de originalidade do autor e atualmente elas não são mais que direitos proibitivos de evolução da sociedade.

Ou seja, o autor pouco ganha a mais por ser autor; caso o autor finalize o contrato com a empresa detentora, ela proíbe-o de cantar tal música (o exemplo disso é o David Fonseca, um cantor muito galardoado português, que não pode cantar músicas muito bonitas do grupo anterior dele chamado Silence4); os outros artistas não podem fazer uso dessa música nem parcialmente porque a dita empresa é dona daquilo. Ou seja, não possibilidade de fazer por remixes mesmo que o artista tenha deixado de cantar ou tenha morrido, o que é algo completamente contra a génese dos direitos de autor.

Por exemplo, isto dos direitos tornou-se tanto num negócio, que cada vez mais estes direitos arrastam-se ainda mais depois da morte dos artistas. Por exemplo a disney está a poucos anos de ficar sem o direito exclusivo do Mickey e por causa disso, nos últimos anos têm conseguido pressionar os governos a alargar esse tempo pós-morte. Muito provavelmente esse tempo será ainda mais alargado dentro de um ou dois meses pois a disney tem realmente muito poder de influências.

Porque não podemos nós tocar um música para o Youtube de alguém que já ganhou rios de dinheiro ou até já esteja morto (Michael Jackson ou Whitney Houston) tal como podemos tocar músicas do Beethoven? Se enquanto vivos têm esse direito, talvez! Agora depois de mortos, isto é um autenticado atentado à liberdade!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Provedores d acesso à internet vão adotar código anti-pi

Mensagempor Ron Alon » Seg, 26 de Março 2012, 17:42

Eu sou a favor do copyright desde que não esteja ligado a empresas. Por exemplo, eu escrevo um livro e o publico, quero que todos os direitos sejam meus e registrados em meu nome. Caso uma empresa queira publicá-lo, seja através dos meus termos e sem a empresa ser dona do texto - apenas licenciado para o uso por um tempo determinado.
O Creative Commons é uma ideia muito boa mas não tem muito apoio judicial, eu creio. E, se você registra no CC proibindo qualquer coisa sem autorização do autor, não é nada diferente de copyright, © e todos os direitos reservados (já que o copyright © são os direitos de cópia apenas).
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Provedores d acesso à internet vão adotar código anti-pi

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 27 de Março 2012, 3:42

Certo Ron! Basicamente o que você disse é a minha opinião! O problema das licenças atualmente são as empresas. Agora dar crédito aos autores? Sim, sem dúvida! E muito provavelmente sem pensar muito no assunto diria que era perfeitamente natural esses créditos de exclusividade se mantivessem até à morte do autor.

Mas atualmente não acontece isso. Ao invés: as empresas são detentoras de algo que nada tem a ver com elas mas está assinado pelos artistas; e as licenças que existem se não me enganam chegam quase aos 100 anos pós-morte, ou seja, só 100 depois da morte do artista é que entra no domínio público!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Provedores d acesso à internet vão adotar código anti-pi

Mensagempor Bitetti » Ter, 27 de Março 2012, 12:39

Eu sou a favor do copyright desde que não esteja ligado a empresas. Por exemplo, eu escrevo um livro e o publico, quero que todos os direitos sejam meus e registrados em meu nome.


Há dois tipos de direitos autorais, os morais e os financeiros.
Os morais a Creative Commons, a Mit, a GNU conseguem lhe dar um bom suporte, e existem até meios ortodoxos por exemplo a Biblioteca Nacional onde você pode registrar uma obra por um preço justo lhe dando poderes plenos. (Eu por exemplo uso o Blogger com Creative Commons para alguns projetos pois a base do Google é considerada registro confiável de datas)
Esses últimos, os financeiros, podem ser concedidos e é ai que mora a bomba.

Outro exemplo é o Paulo Coelho que vendeu o Alquimista pra Warner. Eles recapearam o roteiro pra cinema, mas quando o Paulo leu achou que não tinha mais nada a ver com o livro, mas ai danou-se pq eles não queriam re-vender de volta os direitos da obra nem o autor pagando um valor maior.

Mais sábio aqui no Brasil foi o cantor Lobão, maluco que só ele, ele entrou em contato com os piratas e lançou seu próprio CD usando os recursos deles. Claro que até hoje ele é esculachado pela imprensa mas é sempre convidado pra programas para fazer um furdunço.

É dificil eu já fui totalmente ante-pirataria divulgando linux e softwares livres, mostrando que consigo por projetos pra frente com Ubuntu etc, mas com essas ações agente perde o foco de onde fica a moralidade da história.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 41 visitantes