Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 16:31 Pesquisa avançada

Modificações e melhorias para o ambiente leve xfce

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Modificações e melhorias para o ambiente leve xfce

Mensagempor José Craveiro » Ter, 3 de Abril 2012, 19:14

Calculo que no que toca à estabilidade a última versão beta do Xubuntu 12.04 tenha recebido melhorias significativas, experimentei-a em VM em meados de Janeiro e pareceu-me estar ainda um tanto bagunçado e se bem me recordo acho que foi por já ter a funcionar o kernel 3.2x na altura aparentemente ainda pouco estável. :|
José Craveiro

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 3 de Abril 2012, 22:23

A verdade é esta, o Xubuntu sem grandes perdas estéticas consegue ser uma lufada de ar fresco para as baterias dos nossos portáteis! Infelizmente o Unity é o pior exemplo sobre essa matéria. O Ricardo Vieira disse que no U12.04 o unity está bem mais leve, mas lá está, não me parece que consiga fazer frente ao XFCE!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor José Craveiro » Qua, 4 de Abril 2012, 1:19

Claudio Novais » Ter Abr 03, 2012 10:23 pm escreveu:A verdade é esta, o Xubuntu sem grandes perdas estéticas consegue ser uma lufada de ar fresco para as baterias dos nossos portáteis! Infelizmente o Unity é o pior exemplo sobre essa matéria. O Ricardo Vieira disse que no U12.04 o unity está bem mais leve, mas lá está, não me parece que consiga fazer frente ao XFCE!

Mais leve o Unity? Não sei se será o termo mais correto Cláudio, talvez seja antes a arrumação de que precisava com vista a um melhor funcionamento, o que não significa ser mais leve! Por exemplo o Windows 7 - 32 bits com desktop vazio consome uma média de 500/600 MB, mas possui uma boa gestão de recursos que se reflete por exemplo num consumo moderado (diria inteligente) da bateria, já o Ubuntu com Unity não consegue este feito e a bateria fica com uma autonomia mais reduzida em média até 1/3. Desde há várias semanas que não estou a usar a bateria (precisa ser substituída), mas quando ainda funcionava normalmente bem, sendo que a sua autonomia é de 2 horas, com o Windows 7 em consumo misto, esse tempo quase sempre era cumprido, mas com o Unity e no Shell que também testei, o resultado não foi o mesmo e conseguir 1:30h de autonomia era um desafio!

Quanto a fazer frente ao xfce, as melhorias podem até ser visíveis, mas acredito que não esteja à altura!
No entanto o Xubuntu ou o Ubuntu com xfce (digo isto porque a diferença nos níveis de consumo e funcionalidade são praticamente impercetíveis), são muito mais do que uma melhor gestão da autonomia das baterias dos portáteis! :)
José Craveiro

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 6 de Abril 2012, 0:31

Sim José! Quando me referia a leve era no sentido de carga de processamento. Na verdade a memória não tem tanto impacto na bateria como tem o processador! E é aí que o Unity falha redondamente. Os efeitos que eles têm e o facto de estar sempre à espera de eventos faz do unity um sistema em constantemente processamento. Isto não é algo normal. Isto é algo comum em software mal programados que espero agora na nova versão esteja melhor construído.

E prova da construção ser mal feita é exatamente isso que disse: o Windows com o aero tem muitos efeitos mas não gasta tanto processador, por isso só prova que há aqui algo que não está a bater certo no Unity! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Anterior

Voltar para Notícias