O que é o Enlightenment?
Aligeirar é o objectivo deste projeto. Uma vez que era apenas um humilde gestor de janelas para X11 que queria fazer coisas de maneira diferente. Isto pode ser confuso quando se refere ao Enlightenment, que pode significar o projeto como um todo ou apenas o gestor de janelas adequado. As bibliotecas que estão por detrás do Enlightenment, colectivamente referidos como EFL, cada uma tem um nome específico e objectivo.
O gestor de janelas é esguio, rápido, modular e muito extensível para X11 e Linux. É classificado como um "ambiente gráfico" proporcionando aquilo que precisa para trabalhar no seu desktop (ou laptop), mas não é uma suite de aplicativos inteiro. Este permite lançar aplicações, gerir as suas janelas e realizar outras tarefas de sistema como Suspender, Reiniciar, gerir ficheiros e assim por diante.
Plataformas
Para quem pensa que este Enlightenment se destina apenas aos amigos do Pinguim, desengane-se...
O Enlightenment e o EFL suporta diversas plataformas, sendo o Linux a plataforma predilecta dos seus programadores, mas alguns fazem alguns esforços para colocar as coisas a funcionar em FreeBSD e outros baseados em BSD, Solaris, MacOS X, Windows (XP, Vista, 7, etc), Windows CE e mais. A compatibilidade irá variar, mas grande parte do núcleo EFL suporta todos os Sistemas Operativos Linux, BSD, Solaris e outros UNIX-like. O suporte ao Mac deve funcionar graças ao suporte do X11 no OS X, e existe suporte no Windows para muitas das bibliotecas do núcleo (XP, Vista, 7, CE).
Como este projecto se destina a diversos tipos de plataforma, o utilizador tem à sua mercê diversas possibilidades de obter 3D. Este pode ser garantido com recurso a Hardware por intermédio do OpenGL, ou pode ser utilizada emulação por software. Mas cautela, algumas das opções encontram-se em fase experimental, podendo deparar-se com alguma instabilidade!
Algumas características
Para os amantes do Gnome Do e ferramentas do género, o Enlightenment tem a opção Executar Everything que nos permite arrancar esta ou aquela aplicação, sem que o utilizador tenha de andar a consultar este ou aquele menu. Deixo aqui duas imagens a apresentar esta ferramenta.
Só a título de curiosidade, deixo aqui uma imagem com o peso deste Enlightenment a correr num portátil com as seguintes características: SO: Ubuntu 11.10 64 bit | Kernel: 3.2.13 | CPU: Intel Celeron 575 @ 2GHz | RAM: 2GB | GPU: Intel Mobile GM45 Express
Adição do repositório e instalação do e17
Após experimentar a versão que está presente nos repositórios do Ubuntu, resolvi experimentar a versão mais actual disponibilizada por Hannes Janetzek. Então para adicionar este repositório, abra o terminal e execute o seguinte comando:
Depois de adicionar o repositório, instale o Enlightenment (apelidado de e17, pois a versão actual é 0.16.999.65643) e um tema que joga bem com o GTK, ao contrário do que vem de origem, através do seguinte comando:
Recomendo
Se quiserem mesmo ver este Enlightenment no seu auge, experimentem com uma distro que a utilize de origem Podem ver esta sugestão apresentada pelo Nuntius Express Luciano F. Fernandes: viewtopic.php?f=37&t=1478#p10840
Fontes
Enlightenment - Beauty at your fingertips
Repositório fornecido por Hannes Janetzek