Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 14:10 Pesquisa avançada

Novato no Ubunto e utilizando 12.04 Beta II

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Novato no Ubunto e utilizando 12.04 Beta II

Mensagempor Rogersj » Qui, 5 de Abril 2012, 6:24

Saudações Senhores,

Sou novato e buscando aprender sobre Linux tudo o que for possível.

Particularmente instalei a Distro Ubuntu 12.04 Beta II e já gostei tanto que o meu Outro HD que possui o windows seven está até desligado dentro da torre para economizar...

Minha dúvida é se posso já copiar minhas fotos, músicas e demais arquivos todos para esta versão Beta II ou se aguardo mais um pouco e faço uma instalação limpa do 12.04 versão definitiva?

Por enquanto os unicos bugs que verifiquei e enviei o arquivo para Canonical foram:
1 - As vezes o Ubuntu encerra a sessão sozinho e vai para tela de login do usuário;
2 - O libre Office Write e o Calc não salvam os arquivos adequadamente, sendo necessário um retrabalho para salvar, mas estou hospedando trabalhos escritos no dropbox por segurança;
3 - O Gravador de discos Brasero não estava funcionando adequadamente, de cada 4 gravações pelo menos 2 se perdiam, resolvi instalando o K3b apesar de ler que é um software nativo do KDE, mas gostei muito da apresentação gráfica deste gravador e das funcionalidades, me lembra muito o Cd Burner XP que eu utilizava no Windows... Utilizando o K3b já fiz no total 17 gravações e nenhuma se perdeu;
4 - Quando abro o gerenciador de atualizações as vezes ele me retorna um aviso de erro onde este indica que não foi possível acessar a base de dados da atualização, daí é só clicar em atualizar e o processo se repete e em algumas vezes também neste momento dá erro, mas mesmo assim vem os arquivos de atualização;
5 - As vezes um outro software para de funcionar inesperadamente.

Considerando a quantidade de problemas que temos no dia-a-dia com Windows, considerando a quantidade de virus ( além do meu trabalho de consultoria sou responsável pela manutenção da rede local da empresa e funcionamento das máquinas) e é rotina ter que rodar anti spyware, anti virus, limpar arquivos, etc.
Pesando estas diferenças o Ubunto é muito melhor.
Se for ainda considerar a quantidade de software para trabalho e que vai resolver uma série de problemas profissionais e pessoais a custo zero... o Linux Ubuntu ganha por diferença muito grande, chegando a ser piada confrontar este OS com Windows.

Claro que o Windows tem uma aplicação que o torna "ainda" indispensável no trabalho - Access. Se eu conseguir fazer os sistemas que temos em Access na empresa rodar em alguma distro Linux, já tenho autorização para migrar todas as máquinas... afinal de contas patrão se faz de bobo mas não é trouxa, ele sabe que roda uma série de softwares piratas...
Esta seria uma solução e que já está em andamento... Instalei o Xubuntu ( 11.10 ) em duas máquinas antigas e já estou treinando dois estagiários no OS para trabalhar só com Linux. Como o que eles fazem é basicamente manipular tabelas em Excell está bem facil, visto que existe compatibilidade total entre este software e o calc.
comunicadores MSN e o Emesene ( curiosamente este foi o que funcionou adequadamente ) tanto em Ubuntu quanto no xubuntu e o Skype para linux.

Bem voltado ao Post.

Considerando a expertise maior dos senhores o que me recomendam fazer? vou usando este beta e quando sair a versão definitiva faço uma instalação do zero ou como estou no beta II as atualizações da Canonical já deixarão este meu OS rodando igual ao original?

Outra coisa Já baixei muitos softwares de engenharia e alguns de produtividade, como faço para não perder tudo isso caso tenha que instalar do zero? tem como gravar em DVD? se sim, por favor em orientem considerando que não sei quase nada de shell de comando, ou de linux, sou curioso, esforçado porém completamente leigo...

Desde já meu muito obrigado e espero em breve poder também contribuir com algum eventual aprendizado...
Sistema Operacional Ubuntu 12.04 Beta II.

Rogersj

Re: Novato no Ubunto e utilizando 12.04 Beta II

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 5 de Abril 2012, 9:45

Rogersj » 05 Abr 2012, 06:24 escreveu:Minha dúvida é se posso já copiar minhas fotos, músicas e demais arquivos todos para esta versão Beta II ou se aguardo mais um pouco e faço uma instalação limpa do 12.04 versão definitiva?

Eu se fosse a si esperava 1 ou 2 semanas após o lançamento do Ubuntu final e só aí instalava-o de raiz! A partir desse momento, sim, pode importar tudo o que lhe faz falta ;)

Rogersj » 05 Abr 2012, 06:24 escreveu:Por enquanto os unicos bugs que verifiquei e enviei o arquivo para Canonical foram:
1 - As vezes o Ubuntu encerra a sessão sozinho e vai para tela de login do usuário;
2 - O libre Office Write e o Calc não salvam os arquivos adequadamente, sendo necessário um retrabalho para salvar, mas estou hospedando trabalhos escritos no dropbox por segurança;
3 - O Gravador de discos Brasero não estava funcionando adequadamente, de cada 4 gravações pelo menos 2 se perdiam, resolvi instalando o K3b apesar de ler que é um software nativo do KDE, mas gostei muito da apresentação gráfica deste gravador e das funcionalidades, me lembra muito o Cd Burner XP que eu utilizava no Windows... Utilizando o K3b já fiz no total 17 gravações e nenhuma se perdeu;
4 - Quando abro o gerenciador de atualizações as vezes ele me retorna um aviso de erro onde este indica que não foi possível acessar a base de dados da atualização, daí é só clicar em atualizar e o processo se repete e em algumas vezes também neste momento dá erro, mas mesmo assim vem os arquivos de atualização;
5 - As vezes um outro software para de funcionar inesperadamente.

Quanto ao terceiro ponto, isso já é muito habitual, nem sei porque continuam a insistir em trazer este de origem... O K3b é uma excelente alternativa ;) Lá por ser nativo do KDE ele funciona muito bem em Gnome :yeah:
Todos os outros, são erros típicos que se podem encontrar em versões instáveis :) Daí não se recomendar o uso de versões alfa e beta em máquinas de produção!

Rogersj » 05 Abr 2012, 06:24 escreveu:Claro que o Windows tem uma aplicação que o torna "ainda" indispensável no trabalho - Access. Se eu conseguir fazer os sistemas que temos em Access na empresa rodar em alguma distro Linux, já tenho autorização para migrar todas as máquinas... afinal de contas patrão se faz de bobo mas não é trouxa, ele sabe que roda uma série de softwares piratas...

E não consegue migrar as suas aplicações do Access para o LibreOffice Base? Para o instalar basta realizar o seguinte comando (ou pode simplesmente clicar no botão):
sudo apt-get install -y libreoffice-base
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Ron Alon » Qui, 5 de Abril 2012, 13:45

Rogersj » Qui Abr 05, 2012 3:24 am escreveu:Outra coisa Já baixei muitos softwares de engenharia e alguns de produtividade, como faço para não perder tudo isso caso tenha que instalar do zero? tem como gravar em DVD? se sim, por favor em orientem considerando que não sei quase nada de shell de comando, ou de linux, sou curioso, esforçado porém completamente leigo...

Olá, Roger. Tudo bem?

Primeiramente, você adicionou algum repositório para o download destes programas ou foram todos diretamente da Central de Programas do Ubuntu?

Se foram diretamente da Central de Programas do Ubuntu, instale o Synaptic (copiando o comando abaixo ou clicando em instalar)

sudo apt-get install -y synaptic

e depois vá em Arquivo > Salvar as marcações como... e salve-as em uma pasta que você não vá perder (talvez numa pen, Dropbox ou Ubuntu One). Quando for fazer uma instalação do zero, é só instalar o Synaptic de novo e ir em Arquivo > Ler marcações e mandar instalar.

Agora se você instalou repositórios, você precisa adicioná-los novamente, (aqui não importa se instalar o Synaptic antes ou depois do comando a seguir) dar o comando

sudo apt-get update

E depois disso, mandar ler as marcações e instalar.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 5 de Abril 2012, 23:30

Sobre o Access, recomendo vivamente que utilize o Wine e instale o MS Office 2007! Funciona perfeitamente e conjuga a perfeição do Ubuntu à excelência da suite Microsoft Office (na minha opinião claro).

Sobre a pergunta principal, bom na minha opinião, 20 dias é um tempo perfeito para você experimentar tudo e destruir completamente o seu Ubuntu! leve-o aos limites, edite-o, estrague-o, volte atrás, instale programas remova! Depois, no dia 26, apague, instale a versão final do UBuntu12.04 e com a base de conhecimento que adquiriu já saberá o que é errado!

Sobre guardar aplicações instaladas, o apt-get guarda em cache os pacotes que você utilizou para instalar (caso tenha feito instalações via apt-get≃Central de programas do Ubuntu) os programas:
Código: Selecionar todos
/var/cache/apt/archives

Sobre os 5 pontos:
  1. Provavelmente é o Kernel que ainda está a ser desenvolvido nesta versão BEta. No entanto, existe a possibilidade de ser algum driver que esteja a dar problemas, o que significa que pode acontecer de não ficar resolvido no dia 26. Esperemos que não!
  2. É muito estranho o LibreOffice não estar a guardar essa informação de forma correta. A mim isso nunca me aconteceu, pelo menos no formato livre (odt)
  3. Não gosto do Brasero e acho que muito pouca gente gosta. Sobre o K3b é desde há muito considerado como o melhor software de gravação de CDs e DVDs! Aliás, ele é tão bom que já me aconteceu de o CD sair a meio da gravação por abanar com o laptop (a drive de cds estava velha e então volta e meia ejetava o CD) e depois eu meter para dentro e o programa concluir com sucesso a gravação!! Por isso sem dúvida que é muito bom! Essas 17 são só as primeiras dezenas sem estragar um único cd! :D
  4. Esse problema é estrnaho, normalmente acontece quando não tem conexão à internet ou algum repositório está a dar problemas! quando isso acontecer, abra imediatamente o terminal e escreva o comando seguinte:
    sudo apt-get update

Pegue no resultado e escreva-o aqui no tópico para analisarmos o que aconteceu!
  5. Isso provavelmente é por ser uma versão beta!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor gpaulinno » Seg, 23 de Abril 2012, 11:34

É parceiro, faz como eu, ainda nem sequer testei a versão beta, ainda estou na 11 e aguardando umas duas semanas depois do lançamento da 12 LTS para atualizar o meu.

Engraçado, eu uso o Brasero e acho ele muito bom, a imagem fica exatamente o esperado. Vou dar uma olhada no K3b conforme diz o Claudio Novais.
gpaulinno

Mensagempor José Craveiro » Seg, 23 de Abril 2012, 21:04

Falaram aqui acerca do K3b...

Digam-me se se passa o mesmo convosco; quando gravo um conteúdo para um disco (CD/DVD), não consigo controlar a velocidade de gravação para menos de x10 (ou x10 ou x12, já não estou muito certo). Bom, o facto é que sou um pouco paranoico com este pormenor porque desde há muito que se sabe que quanto mais rápida for a gravação, maiores são as hipóteses da mesma não ficar em boas condições..., a menos que o k3b garanta que ainda assim dê bem conta do recado... mas a avaliar pelo feedback que tenho notado, parece que quase ninguém aborda esta questão! :roll:

Há entretanto outros, por exemplo o que acompanha a sessão xfce, o Xfburn (Central de Programas Ubuntu) e que já usei diversas vezes, não me parece tão fraco como geralmente o pintam, aliás em relação a esta questão da velocidade de gravação comporta-se na perfeição a baixas velocidades e a drive nem se ouve! Resultados: até à data nem uma gravação mal sucedida! ;)
José Craveiro

Voltar para Instalação do Ubuntu