Data center do Google em Taiwan usa sistema diferente para resfriamento
Um data center do [url=/tag/Google]Google[/url] em Taiwan ganhará uma nova tecnologia sustentável de energia térmica. Os sistemas de armazenamento com mais eficiência de energia usam água gelada ou gelo para resfriamento, segundo o GigaOM.
O sistema também é mais barato para o Google. Durante o dia, apenas água e gelo servem para o resfriamento, mantendo o ar condicionado desligado. Durante a noite, quando as tarifas locais de energia são mais baratas, o ar condicionado é ligado para ajudar. Isso faz com que o gasto com eletricidade caia em até 50% em relação a data centers tradicionais.
Ao todo, o [url=/tag/Google]Google[/url] está investindo US$ 700 milhões para a construção de três data centers em Taiwan que usarão sistemas de resfriamento parecidos. Eles se juntarão a outros dois que a empresa tem na Ásia, em Hong Kong e Singapura. Os novos sistemas devem ficar prontos em 2013.
Os novos data centers serão desenvolvidos para atender ao aumento da procura por serviços da empresa, principalmente o Gmail e o YouTube, por usuários de dispositivos móveis da região. Além desses asiáticos, a empresa também conta com seis espaços nos Estados Unidos e mais dois na Europa que são usados para manter os serviços da empresa funcionando.