por blconde » Qua, 11 de Abril 2012, 18:06
Caros companheiros do fórum Ubuntued,
Como vão?
Eu comecei há pouco neste fórum, mas fui/sou frequentador de fóruns sobre informática e de distribuições, entre elas, do Ubuntu (em inglês e em português).
Então creio q vou gostar bastante deste ambiente colaborativo, perguntativo, pentelhativo (ehehe). E ainda mais na nossa língua: pois bem, caros companheiros portugueses, tenho certeza de q a língua portuguesa é originária dessa bela terra de vcs, mas tb tenho certeza que ela pertence a todos q a falam.
Sobre mim? Bem, já deu p/ sacar q eu sou brasileiro e luso-falante!
Desde a adolescência eu era "namorador" de linux, mas tinha "medo" de instalar e perder as minhas coisas (e as coisas da família, pois o cpu era compartilhado) no velho Win 98. Mas pouco tempo depois, já na faculdade, eu "cedi" ao linux, principalmente pela seguinte razão:
Além de ser um sistema operacional plenamente avançado, elaborado, flexível, funcional e produtivo, é livre, colaborativo, descentralizado e autossustentável, digamos, a coisa mais comunista q existe no mundo. (Ehehe, embora eu diga em tom chistoso, é verdade. Pensem nisso!)
Sim, a minha primeira atração por linux não foi "técnica" (ou "informática"), mas sim política. E eu continuo "pregando" esse lado político p/ as pessoas (e instalando qdo elas pedem).
P/ mim tudo começou qdo eu instalei num velho cpu um distro brasileira chamada Dizinha, derivação mais leve do saudoso Kurumin, e na época ainda usando kernel 2.4 (!). Depois passeei pelo próprio Kurumin, PCLinuxOS, Unity, Arch, Debian (Testing, ainda quero testar o Stable), Slitaz (q hj uso num pen drive), Bodhi (projeto mto interessante) e finalmente (L)(X)Ubuntu, sendo o Lubuntu o sistema q eu mais uso.
Então, tvz por ser formado em jornalismo, eu acabei tendo um conhecimento abrangente sobre linux (embora superficial; mas normalmente os jornalistas são superficiais, ehehe). Entretanto, eu nunca passei do "nível" usuário avançado: sei um pouquinho de linha de comando e entendo um pouco (bem pouco) dos arquivos de configuração (nas pastas /etc ou ~/.config, essas coisas), mas não nunca me atrevi a programar (embora tenha estudado no colégio coisas bem simples de línguas de programação como C e Pascal).
Por fim, eu já era leitor há algum tempo (talvez uns três anos) do Ubuntued, mas só nos últimos tempos eu andei "organizando a minha vida online": atualizei o agregador de RSS (c/ o Ubuntued inclusive; eu uso o Bloglines) e blogues (vejam minha assinatura), mudei meu e-mail do Gmail p/ o Zoho, e estou pensando em abrir um blogue só p/ assuntos de linux/informática/nerd (ehehe) e abri um conta aqui neste fórum!
Bem, além disso tudo, como há de se ver, acho q sou meio prolixo (ehehe).
Saudações a todos,
BC