Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 16:27 Pesquisa avançada

Alterações previstas para Ubuntu 12.10

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Alterações previstas para Ubuntu 12.10

Mensagempor Egon Holtz » Seg, 16 de Abril 2012, 18:27

Com o lançamento do Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin“ quase ai, o time de design do Ubuntu já começa a pensar e rascunhar as ideias para o Ubuntu 12.10.

As mudanças, segundo o time de design, visam melhorar a usabilidade do Ubuntu como um todo e deixa-lo mais intuitivo e bonito. Ainda segundo o time, as primeiras ideias tem a ver com os menus que conhecemos ali no canto superior direito da tela, onde ficam as informações de hora, menu de mensagens, menu de som e afins, além de uma sutil mudança no Unity.

Imagem

Após dois anos, esse menu finalmente irá mudar
A ideia é que apenas menus relevantes a você apareçam. Não usa o Gwibber? Ele não irá aparecer. Não tem bluetooth no seu computador? Pra que ter um menu pra isso então, certo?

Vamos conferir alguns rascunhos das ideias do time de design?

MUDANÇAS PREVISTAS PARA O UBUNTU 12.10: MENU DO SISTEMA

Os últimos dois menus do canto superior direito, que seriam o menu do usuário e aquela engrenagem com informações sobre o sistema, irão se fundir, deixando mais espaço livre para outros menus que vocês conferem abaixo.

Imagem

A ideia é que, além de conseguir mais espaço, a fusão concerte alguns problemas bobos de usabilidade. Por exemplo, os itens ”Alternar conta de usuário” e “Encerrar sessão” fazem, basicamente, a mesma coisa. Outro problema que a fusão deve sanar é que é meio difícil encontrar informações sobre o sistema ou mesmo qual versão do Ubuntu você está utilizando. No Ubuntu 12.04 você precisa abrir as configurações do sistema e depois ir no menu “Detalhes”, o que não é muito user friendly. No Ubuntu 12.10 a ideia é adicionar um menu “Sobre este computador” por ali, tornando o recurso mais intuitivo. Da mesma forma, o menu “Ajuda do Ubuntu” deve estar disponível por ali também.

MUDANÇAS PREVISTAS PARA O UBUNTU 12.10: UNITY

Por hora a única mudança divulgada para o Unity é bem pequena, mas que possivelmente aumentará bastante a intuitividade da interface gráfica para usuários novatos: ao invés de usar o logotipo do Ubuntu como ícone para abrir o Unity, o time de design sugere mudar o ícone para uma “casinha”, visto que um ícone assim representa um ponto de partida. Hoje o ícone do nautilus possui isso, e de acordo com o time, em um teste de usabilidade muitos usuários abriam o nautilus achando que era o ponto de partida do sistema.

Imagem

Mudança sutil, mas inteligente. Te faz pensar porque não pensaram nisso antes, sendo que agora parece bastante óbvio.

Apesar dessa ter sido a única ideia divulgada no post, podemos esperar muitas novidades para o Unity nessa versão, assim como tivemos com o Ubuntu 12.04. Claro que vamos continuar cobrindo-as por aqui (:

MUDANÇAS PREVISTAS PARA O UBUNTU 12.10: MENU DE DATA E HORA

O menu de data e hora também receberá mudanças. Além de uma possível mudança no visual, agora será possível adicionar um alarme para lhe avisar de eventos futuros ou mesmo apenas para lhe acordar pela manhã hehe

Imagem
Proposta do time de design vs menu de data e hora atual

Segundo o post, uma das ideias do time é permitir a integração com o calendário do Google, uma adição muito importante visto que perdemos nossa agenda quando o Evolution deu lugar ao Thunderbird. Alias, ter um calendário em um sistema operacional é algo mais do que necessário, e espero realmente que essa função saia do papel e torne-se realidade.

MUDANÇAS PREVISTAS PARA O UBUNTU 12.10: MENU DE REDES E BLUETOOTH

O menu de redes também vai ser repaginado, ficando mais intuitivo. Hoje ele não chega a ser feio, mas também não é lá muito intuitivo.

A ideia é adicionar botões para acionar ou desativar funções. Outro quesito bastante interessante é que o menu ficará mais limpo, porque se você não usar uma conexão 3G ou VPN por exemplo, esses menus não aparecerão.

Imagem

O menu de bluetooth funcionará da mesma forma, e se você não tiver um computador com esse recurso, ele sequer irá aparecer.

MUDANÇAS PREVISTAS PARA O UBUNTU 12.10: MENU DE MENSAGENS

O menu de mensagens é algo lindo. Sempre que apresento o Ubuntu para algum amigo ou cliente, é uma das primeiras coisas que mostro. A integração que tenho com leitor de emails, bate-papo e redes sociais nesse menu é algo incrível e com certeza é um dos motivos do porque nunca consegui usar o Gnome-Shell.

Imagem

A ideia agora é retirar os itens email, transmissão e bate-papo, adicionando-os apenas depois que você já configurou os serviços. Então se, por exemplo, você nunca abriu e configurou o Gwibber, ele nunca irá aparecer por ali. Além disso os menus usarão os nomes dos softwares.

Pra mim isso é, parcialmente, um erro. Creio que o Thunderbird deveria ficar ali ou ao menos, fixo no Unity. Acho que todos concordam que ao ver um ícone de envelope como é o do menu de mensagens, você automaticamente pensa em email, então se um usuário quer configurar seu cliente de email, seria o primeiro local a ser clicado.

Imagem
Proposta do time de design para o Ubuntu 12.10

Para quem usar o Ubuntu for Android, o menu de mensagens irá se expandir para mostrar as SMSs, chamadas perdidas e a caixa de mensagens de voz.

Por último, o Ubuntu One não irá mais aparecer por ali, ganhando um menu separado.

MUDANÇAS PREVISTAS PARA O UBUNTU 12.10: MENU DE SINCRONIZAÇÃO

Se você usa algum serviço de sincronização de arquivos na nuvem, como o Ubuntu One ou o DropBox, é aqui que ele irá aparecer. Desse menu você pode facilmente configurar seu serviço de sincronização e se você quiser fazer o download de algum arquivo, pode facilmente desativar a sincronização do serviço.

Imagem
Menu de sincronização: uma novidade mais do que bem vinda
Bastante interessante, ainda mais porque se você não utiliza algum desses serviços, o menu simplesmente não aparece.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O time de design ainda traz algumas outras mudanças sutis. Minha maior preocupação aqui é com o espaço livre. Pense comigo: digamos que o usuário não tem nenhum desses serviços configurados de início, o que irá acontecer obviamente. Teremos um grande espaço vazio, não?

Creio que o time de design da Canonical pensou nisso, obviamente, e tem uma solução. Mas continua sendo minha maior preocupação quanto a essa mudança.

No mais, gostou muito das ideias. Não gosto do Gwibber e o fato dele ficar ali no menu aberto me torra a paciência, além de outras pequenas coisas que essas mudanças resolvem, como o fato de existir a opção “Alternar conta de usuário” e “Encerrar sessão”.

Vi esse tópico no Ubuntu-BR-SC no post ALGUMAS MUDANÇAS PREVISTAS PARA O UBUNTU 12.10

Gostaria de comentar uma coisa...

Já que haverá toda essa integração com o Android, eles poderiam fazer o calendário do sistema com sincronia com o Google Agenda, ai sim seria vantagem ;D

Sony VAIO - VPCCW21FX
Ubuntu 13.10
Saucy Salamander

LG Nexus 4 - E960
Android 4.4.2
KitKat

About:Me

Ꜫ> Egon :lu: :lu: Tainá <3
Egon Holtz

Re: Alterações previstas para Ubuntu 12.10

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 16 de Abril 2012, 19:37

E não podiam ter feito isso já para o Ubuntu 12.04? Era só reorganizar os menus, de certeza que fazer o Unity daria muito mais trabalho... :roll:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 16 de Abril 2012, 22:27

Muito obrigado Egon por esta informação útil!

De facto, tal como o Luís disse, há aqui várias modificações que seriam feitas de uma forma bastante fácil que numa empresa normal faria num dia de certeza!! Será que estão a ficar sem ideias? :D
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Egon Holtz » Ter, 17 de Abril 2012, 3:10

Claudio Novais » Seg Abr 16, 2012 6:27 pm escreveu:Muito obrigado Egon por esta informação útil!

De facto, tal como o Luís disse, há aqui várias modificações que seriam feitas de uma forma bastante fácil que numa empresa normal faria num dia de certeza!! Será que estão a ficar sem ideias? :D

Pois é, acho que eles precisavam guardar algumas idéias para levar para versão 12.10, porque senão iria ficar difícil... hehehe

Mas eu ficaria muito feliz se a integração entre calendário do sistema e Google agende existisse...

Sony VAIO - VPCCW21FX
Ubuntu 13.10
Saucy Salamander

LG Nexus 4 - E960
Android 4.4.2
KitKat

About:Me

Ꜫ> Egon :lu: :lu: Tainá <3
Egon Holtz

Mensagempor Ron Alon » Ter, 17 de Abril 2012, 3:28

O logo do Ubuntu como o ponto de partida foi herdado do Windows Vista/7.

Gostei das novidades - bem pensadas. Mas acho que ficaria melhor mesmo no Ubuntu 12.04, que é considerado o divisor de águas.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 17 de Abril 2012, 15:55

ron » Ter Abr 17, 2012 3:28 am escreveu:Mas acho que ficaria melhor mesmo no Ubuntu 12.04, que é considerado o divisor de águas.

Exatamente :!:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Notícias