por marcos.vargens » Seg, 16 de Abril 2012, 22:27
O pessoal está um pouco equivocado aqui. Sou desenvolvedor java e o assunto me interessa muito claro. Na minha opinião o que vai acontecer. A Oracle vai ganhar o processo. Está muito difícil do google se safar dessa por 2 motivos bem simples.
1 - A maquina virtual do java sempre teve sua especificação bem clara. E consta nela que TODAS as suas implementações dever ser compatíveis entre si. Então como vcs devem saber, o Google foi lá, pegou uma implementação da fundação Apache, cujo intuito era criar uma versão java open source, que não foi para frente por causa de patentes, e além de usar ela como base, ainda por cima mudou e criou uma versão da jvm completamente incompatível, mudou ela de nome, e atropelou patentes a rodo. Isto é fato, não tem como dar desculpas. A anos isso existe e sempre foi respeitado, para não gerar várias versões do java e acabar com sua credibilidade e poder de ser multiplataforma.
2 - Existem emails que provam que a Google estava ciente do que estava fazendo. Mas claro não se importou devido seu tamanho perante a SUN que estava falindo. Mas agora a briga é com a gananciosa Oracle, e o papo vai ser outro.
Eu particularmente acho que a Google deveria ter comprado a SUN. Todo mundo iria acabar feliz, mas ela foi orgulhosa e deu a oportunidade aos lobos de plantão. A Oracle não só protegeu seus investimentos feitos no Java, como já sabia do processo iniciado pela SUN e o quanto poderia faturar com ele. A Google não é santa, mas a Oracle é o capeta comparado a Google. Quanto ao java é sem duvida uma das melhores ou a melhor plataforma de programação já criada. Ela tem comunidades com base open-source, tem a confiança do mercado como se fosse uma plataforma fechada e com garantias. E ainda possui um vasto ( quando eu digo vasto é vasto mesmo) leque de opções, fremework, conectores, e tudo que você imaginar que ainda não foi criado, logo é criado para que ela dê suporte. É uma plataforma completa e dificilmente vai sumir de uma hora para outra. Não é a toa que a Google escolheu ela. Graças a quantidade de programadores existentes no mundo e a semelhança da plataforma da Google com a da Oracle, ela bateu a quantidade de Apps da Apple na loja em meses. Sem isso seria muito difícil ter um aceite tão rápido no mercado. Eu acho que a Google vai perder e vai acabar fazendo um acordo com a Oracle e manter a linguagem java no Android. A linguagem da Google vai precisar comer muita poeira pra chegar onde o java e o .Net estão.