Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 17:25 Pesquisa avançada

Google e Oracle em julgamento sobre violação do Java

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Google e Oracle em julgamento sobre violação do Java

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 16 de Abril 2012, 20:35

Fabricante de software acusa desenvolvedora do Android de usar indevidamente suas patentes e quer ganhar US$ 1 bilhão em indenização

Google e Oracle se enfrentam em julgamento sobre violação do Java

A Oracle e o Google estão no meio de uma batalha judicial, e se enfrentam a partir de hoje (16/04) em um tribunal nos Estados Unidos a respeito de supostas violações de patentes, segundo a Reuters.

O Google é acusado de ter usado propriedade intelectual da Oracle no desenvolvimento do Android, incluindo tecnologias que pertencem à fabricante de softwares desde a aquisição da Sun Microsystems em 2010.

A briga em questão é em relação à programação Java. A Oracle afirma que o Google usou indevidamente a linguagem, enquanto o Google se defende dizendo que a Oracle não pode patentear certas partes do Java.

O julgamento deve ser longo e se estender por semanas. Ele será dividido em três etapas. Na primeira, a discussão será a respeito de direitos autorais. A segunda falará sobre as patentes e a última sobre os danos que a suposta violação causou.

A Oracle espera conseguir até US$ 1 bilhão em indenização, enquanto o Google acredita que não precisará pagar mais do que alguns milhões de dólares.

Artigo Original:

Ainda bem que a Canonical tem dado prioridade ao OpenJava para que a Oracle fique completamente desfalcada relativamente a esse assunto! E ainda bem que o pessoal do LibreOffice resolveu criar um fork ao OpenOffice!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Google e Oracle em julgamento sobre violação do Java

Mensagempor Egon Holtz » Seg, 16 de Abril 2012, 20:45

Já faz algum tempo que vem se arrastando essa briga por causa do Android. Espero que tudo se acerte e que não prejudique as próximas versões do SO da Google. E também, acho bem difícil agora (depois de tudo pronto), o Google querer largar a mão do Java...

Sony VAIO - VPCCW21FX
Ubuntu 13.10
Saucy Salamander

LG Nexus 4 - E960
Android 4.4.2
KitKat

About:Me

Ꜫ> Egon :lu: :lu: Tainá <3
Egon Holtz

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 16 de Abril 2012, 20:52

Difícil? Neste preciso momento sim! Mas parece-me que em breve, médio prazo, a google dará preferência ao Go!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Egon Holtz » Seg, 16 de Abril 2012, 20:59

Nossa, eu realmente não tinha me lembrado de que a Google tinha lançado uma linguagem... E pelo que parece, é uma linguagem muito parecida com C (automaticamente, parecida com java)..

Vamos ver no que vai dar isso, agora eu fiquei curioso... hehehe

Sony VAIO - VPCCW21FX
Ubuntu 13.10
Saucy Salamander

LG Nexus 4 - E960
Android 4.4.2
KitKat

About:Me

Ꜫ> Egon :lu: :lu: Tainá <3
Egon Holtz

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 16 de Abril 2012, 21:03

Essa linguagem apesar de estar a crescer muito, ainda precisa de muito para chegar ao ~Java~ da android!!

No entanto, a médio prazo, aposto nisso! E aí a Oracle vai estar em muitos maus lençóis no que toca ao negócio da Sun! Cada vez mais vejo gente a ficar repulsa ao Oracle-Java, ainda por cima com as novas licenças da Oracle! Com o OpenJava cada vez melhor, em breve talvez possamos ver o Oracle-Java a sair até do Windows! Não sei, sou eu a supor :p
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Bitetti » Seg, 16 de Abril 2012, 21:09

parecida com C (automaticamente, parecida com java)

nem de loooonge!

Curioso é que essa briga me lembra os papos-furados de muleques em foruns de MMO, tipo o preço do serviço muda de uma hora pra outra (por exemplo uma promoção) e os kras ficam querendo reenbolso !?

Quanto a Go... n parece ser algo a se apostar fichas.
Bitetti

Mensagempor Ron Alon » Seg, 16 de Abril 2012, 21:34

Acho que a Google pode sim migrar para o Go! E a Oracle tá sendo mal vista por muita gente mesmo... Infelizmente alguns sites insistem em funcionar apenas com Java, principalmente bancos.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor marcos.vargens » Seg, 16 de Abril 2012, 22:27

O pessoal está um pouco equivocado aqui. Sou desenvolvedor java e o assunto me interessa muito claro. Na minha opinião o que vai acontecer. A Oracle vai ganhar o processo. Está muito difícil do google se safar dessa por 2 motivos bem simples.
1 - A maquina virtual do java sempre teve sua especificação bem clara. E consta nela que TODAS as suas implementações dever ser compatíveis entre si. Então como vcs devem saber, o Google foi lá, pegou uma implementação da fundação Apache, cujo intuito era criar uma versão java open source, que não foi para frente por causa de patentes, e além de usar ela como base, ainda por cima mudou e criou uma versão da jvm completamente incompatível, mudou ela de nome, e atropelou patentes a rodo. Isto é fato, não tem como dar desculpas. A anos isso existe e sempre foi respeitado, para não gerar várias versões do java e acabar com sua credibilidade e poder de ser multiplataforma.

2 - Existem emails que provam que a Google estava ciente do que estava fazendo. Mas claro não se importou devido seu tamanho perante a SUN que estava falindo. Mas agora a briga é com a gananciosa Oracle, e o papo vai ser outro.

Eu particularmente acho que a Google deveria ter comprado a SUN. Todo mundo iria acabar feliz, mas ela foi orgulhosa e deu a oportunidade aos lobos de plantão. A Oracle não só protegeu seus investimentos feitos no Java, como já sabia do processo iniciado pela SUN e o quanto poderia faturar com ele. A Google não é santa, mas a Oracle é o capeta comparado a Google. Quanto ao java é sem duvida uma das melhores ou a melhor plataforma de programação já criada. Ela tem comunidades com base open-source, tem a confiança do mercado como se fosse uma plataforma fechada e com garantias. E ainda possui um vasto ( quando eu digo vasto é vasto mesmo) leque de opções, fremework, conectores, e tudo que você imaginar que ainda não foi criado, logo é criado para que ela dê suporte. É uma plataforma completa e dificilmente vai sumir de uma hora para outra. Não é a toa que a Google escolheu ela. Graças a quantidade de programadores existentes no mundo e a semelhança da plataforma da Google com a da Oracle, ela bateu a quantidade de Apps da Apple na loja em meses. Sem isso seria muito difícil ter um aceite tão rápido no mercado. Eu acho que a Google vai perder e vai acabar fazendo um acordo com a Oracle e manter a linguagem java no Android. A linguagem da Google vai precisar comer muita poeira pra chegar onde o java e o .Net estão.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 16 de Abril 2012, 22:34

marcos.vargens » Seg Abr 16, 2012 10:27 pm escreveu:A linguagem da Google vai precisar comer muita poeira pra chegar onde o java e o .Net estão.

Sobre isto, acho que tem muita razão!! No entanto, se a Google não quiser fazer o tal contrato com a Oracle, creio que esta será uma das soluções com maior potencial! Claro está que investir no Open-Java será algo que poderá ser mais rápido de resolver.

Já sobre o Java estar para durar! Acho que está para durar da mesma forma que o Flash, ou seja, enquanto houver programadores a investir nessas frameworks, sim. Mas que tende a descer, eu acho que sim! As licenças proibitivas nunca são bem vindas, ainda para mais falando com a Google! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 16 de Abril 2012, 23:56

Olá Cláudio,
Só um pequeno reparo:
A Oracle espera conseguir até US$ 1 bilhão em indenização(...)

Devia ser:
«A Oracle espera conseguir até $1 bilião americano (mil milhões europeus) em indemnização»
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Notícias