Um iate trimarã no valor de 15 milhões de dólares, mais de 11 milhões de euros, foi apresentado numa feira de iates na China. A embarcação de luxo, que faz lembrar uma nave espacial, pode ser controlada por iPad.
O iate mandado construir pelo bilionário Anto Marden, que fez a sua fortuna na indústria naval, foi apresentado na passada sexta-feira e é escrito pela "Boat International" como um dos mais fantásticos iates do mundo.
A embarcação de 42 metros de comprimento, 16 metros de largura e com 52 toneladas, foi finalmente lançada à água, cinco anos após o início da sua criação. "Adastra", o iate, é capaz de percorrer a distância entre os Estados Unidos da América e a Grã-Bretanha sem necessitar de reabastecer.
Desenhado pela empresa de arquitetura e design "John Shuttleworth", o "Adastra" foi concebido com um sistema de monitorização que possibilita conduzi-lo com um iPad, num raio de 50 metros de distância.
Dadas as exigências do proprietário da embarcação, foram necessárias três empresas de engenharia para permitir a sua construção, levando até ao ínfimo detalhe a simulação em caso de cargas de impacto lateral e força das ondas. Referido pela revista "Boat International" como o futuro da eficiência no que toca a gastos de combustível, o luxuoso trimarã fará as delícias de quem viajar nele, uma vez que também tem sauna e banheiras de hidromassagem.