Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 16:42 Pesquisa avançada

Pantheon Notify: Novo estilo de notificação do elementary OS

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Pantheon Notify: Novo estilo de notificação do elementary OS

Mensagempor Ron Alon » Dom, 22 de Abril 2012, 15:04

Parece que o Pantheon, o ambiente de trabalho do elementary OS, está ganhando um novo estilo de notificação chamado Pantheon Notify, que suporta várias notificações, expande as notificações caso o texto seja muito grande para uma notificação normal e ainda trará o recurso de fechar as notificações.

Apesar disto, o Pantheon Notify ainda está pronto para substituir o Notify-OSD do Ubuntu - até o momento, o Pantheon Notify não exibe notificações quando o volume do som é alterado e as notificações que usam estilos CSS (elas são exibidas como apenas texto no Pantheon Notify), mas estes probleminhas não devem ser tão difíceis de corrigir.

Pantheon Notify está disponível para teste no PPA elementary OS daily para o Ubuntu 12.04 Precise Pangolin (e, obviamente, para o elementary OS Luna). Para testá-lo, você deve "kill" o notify-osd e, então, rodar "pantheon-notify".

Fonte: WebUpd8 | Tradução e adaptação: Ron
Ron Alon
Redator Geekzinho

Re: Pantheon Notify: Novo estilo de notificação do elementar

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 22 de Abril 2012, 15:27

Muitíssimo mais bonitas e funcionais, uma vez que têm um botão de fechar!

O Mint e o Elementary mostram claramente que uma comunidade (pequena aliás) motivada consegue ter resultados bastante bons. Ao contrário da comunidade Ubuntu que quase não pode participar ativamente uma vez que a Canonical é que manda nesses softwares! Basta ver que houve pessoal que transformou o Unity para ser uma barra horizontal (imagem abaixo à esquerda) e eles não aceitaram a modificação; Ou então ver que houve pessoal a modificar as Notify-OSD em termos de cores (imagem abaixo à direita) e eles também nunca aceitaram isso. Infelizmente para além dos programadores da Canonical não serem muito dotados ainda têm a atitude não aceitarem modificações da comunidade.

Creio que isto a médio prazo vai fazer da Canonical uma empresa que as pessoas vão ter uma certa repulsa! E sistemas como o Elementary e Mint vão crescer muito devido ao trabalho colaborativo e bem direcionado que praticam!

Mais uma vez, excelente partilha Ron! ;)

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor abdo » Dom, 22 de Abril 2012, 15:43

Mais importante, independentemente da posição do lançador, se ficará em cima, em baixo, a direita ou a esquerda é que ele possa ser auto ocultável, afinal para que tem netbook ou monitores que alcançam apenas 1024x768 o espaço disponível é crucial, pois se o lançador for fixo nas laterais teremos que conviver com a barra de rolagem horizontal e aí não tem fanboy que resista, e se o lançador ficar fixo em baixo quem usa netbooks não terá o que ver nos sites (agora eu forcei um pouquinho né)
abcs
abdo
Editado pela última vez por abdo em Dom, 22 de Abril 2012, 17:08, em um total de 1 vez.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 22 de Abril 2012, 15:48

Claro abdo, mas acima de tudo se é possível ter flexibilidade porque não permiti-la? A Canonical não aceita modificações da comunidade que dão flexibilidade aos seus softwares! Aliás, não aceitam no geral, aceitam apenas contactos de bugs encontrados, o que é pena para uma comunidade de algo open-source!

Digo isto, mas sei obviamente que há exceções. Mas infelizmente no geral, a Canonical no que toca a softwares deles, é bastante inflexível, tal como demonstrei nos dois exemplos acima. :\
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Dom, 22 de Abril 2012, 16:51

Eu coloquei o Ubuntu 12.04 na minha máquina agora e não gostei do comportamento do Unity padrão: ele não se auto-escondia. E quando eu coloquei para auto-esconder, ele não funciona direito. Uma pena.

Fora isso, o Ubuntu 12.04 parece estar bem legal, mas novamente, está cada vez mais parecido com um sistema fechado, como o Cláudio mesmo postou. Estas novas distribuições - apesar de serem baseadas no Ubuntu - estão cada vez mais atentas às necessidades e o que os usuários estão pedindo -- o que fez a comunidade crescer. Se a Canonical não acordar agora, pode virar uma Microsoft da vida.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor abdo » Dom, 22 de Abril 2012, 17:19

ron escreveu:Fora isso, o Ubuntu 12.04 parece estar bem legal, mas novamente, está cada vez mais parecido com um sistema fechado, como o Cláudio mesmo postou. Estas novas distribuições - apesar de serem baseadas no Ubuntu - estão cada vez mais atentas às necessidades e o que os usuários estão pedindo -- o que fez a comunidade crescer. Se a Canonical não acordar agora, pode virar uma Microsoft da vida.

Não será essa a ideia da Canonical? Desenvolver uma distro Linux, gratuita, diferenciada das demais distros, com pouquíssima ou nenhuma possibilidade de configuração, e desta maneira atingir o mercado corporativo, entregando o SO e o contrato de suporte?

Para o mercado corporativo isto é o filé, um sistema gratuito, suportado por uma grande empresa, com os funcionários/usuários pouco ou nada podendo alterar no mesmo, ou seja máquinas padronizadas obrigatóriamente.

E caberia as distros baseadas no Ubuntu prover as facilidades para customização do SO, afinal, ele sendo opensource permite exatamente isto.

Lembrando que um usuário doméstico nunca assinará um contrato de suporte, nem com a Canonical nem com qualquer outra empresa. Suporte ele consegue com o parente/conhecido, com o técnico da esquina ou mesmo nos fóruns especializados.

Esta é a minha opinião sobre o Ubuntu, desde que ele "abandonou" o Gnome e lançou o Unity.

De repente eu estou "Viajando"

abcs
abdo

Imagem
abdo

Mensagempor Ron Alon » Dom, 22 de Abril 2012, 19:36

Mas eu não gosto desta ideia. Aí eles vão acabar perdendo a maior parte da base de usuários deles...
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor abdo » Dom, 22 de Abril 2012, 19:45

ron escreveu:Mas eu não gosto desta ideia. Aí eles vão acabar perdendo a maior parte da base de usuários deles...

Será mesmo Ron?

Se uma fatia considerável de empresas adotassem o Ubuntu, seus funcionários acabariam se acostumando com o Ubuntu e baixando ele em suas casas, o que acabaria aumentando a base de usuários.
E mesmo os atuais que ficassem descontentes, a maioria deles iria para distros baseadas no Ubuntu que proporcionassem uma melhor customização.

abcs
abdo

PS Continuo "Viajando"

Imagem
abdo

Mensagempor Ron Alon » Dom, 22 de Abril 2012, 20:42

abdo » Dom Abr 22, 2012 4:45 pm escreveu:
ron escreveu:Mas eu não gosto desta ideia. Aí eles vão acabar perdendo a maior parte da base de usuários deles...

Será mesmo Ron?

Se uma fatia considerável de empresas adotassem o Ubuntu, seus funcionários acabariam se acostumando com o Ubuntu e baixando ele em suas casas, o que acabaria aumentando a base de usuários.
E mesmo os atuais que ficassem descontentes, a maioria deles iria para distros baseadas no Ubuntu que proporcionassem uma melhor customização.

abcs
abdo

PS Continuo "Viajando"

Desta forma, sim. Concordo que pode acontecer. Mas por exemplo, o novo comportamento do Unity no 12.04, já me afastou dele. O problema que gosto muito do Unity, mas não gostei. O Gnome-Shell parece ser a opção que eu vou seguir - até o elementaryOS aparecer. Infelizmente, eles tomam muitas decisões que não valem a pena serem tomadas. Custava deixar o launcher do jeito que estava, por exemplo?
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 22 de Abril 2012, 23:39

ron » 22 Abr 2012, 20:42 escreveu:
Spoiler:
abdo » Dom Abr 22, 2012 4:45 pm escreveu:

Será mesmo Ron?

abcs
abdo

PS Continuo "Viajando"

Desta forma, sim. Concordo que pode acontecer. Mas por exemplo, o novo comportamento do Unity no 12.04, já me afastou dele. O problema que gosto muito do Unity, mas não gostei. O Gnome-Shell parece ser a opção que eu vou seguir - até o elementaryOS aparecer. Infelizmente, eles tomam muitas decisões que não valem a pena serem tomadas. Custava deixar o launcher do jeito que estava, por exemplo?

Bom, é assim, a Canonical pode ter decidido que era melhor assim, pois pretende-se que o Ubuntu 12.04 seja a "estabilidade em pessoa". E um dos problemas que detectei no Unity era efectivamente o auto-ocultar, em que por vezes a barra teimava em não aparecer, ou então aparecia e desaparecia rapidamente, não dando tempo para clicar!
Depois há ainda outro problema, o efeito de auto-ocultar sobrecarrega o sistema, o que para alguns utilizadores isso seja desagradável...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Notícias