Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 15:15 Pesquisa avançada

Pantheon Notify: Novo estilo de notificação do elementary OS

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Pantheon Notify: Novo estilo de notificação do elementar

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 23 de Abril 2012, 1:29

abdo » Dom Abr 22, 2012 5:19 pm escreveu:
Spoiler:
ron escreveu:Fora isso, o Ubuntu 12.04 parece estar bem legal, mas novamente, está cada vez mais parecido com um sistema fechado, como o Cláudio mesmo postou. Estas novas distribuições - apesar de serem baseadas no Ubuntu - estão cada vez mais atentas às necessidades e o que os usuários estão pedindo -- o que fez a comunidade crescer. Se a Canonical não acordar agora, pode virar uma Microsoft da vida.


Não será essa a ideia da Canonical? Desenvolver uma distro Linux, gratuita, diferenciada das demais distros, com pouquíssima ou nenhuma possibilidade de configuração, e desta maneira atingir o mercado corporativo, entregando o SO e o contrato de suporte?

Para o mercado corporativo isto é o filé, um sistema gratuito, suportado por uma grande empresa, com os funcionários/usuários pouco ou nada podendo alterar no mesmo, ou seja máquinas padronizadas obrigatóriamente.

E caberia as distros baseadas no Ubuntu prover as facilidades para customização do SO, afinal, ele sendo opensource permite exatamente isto.

Lembrando que um usuário doméstico nunca assinará um contrato de suporte, nem com a Canonical nem com qualquer outra empresa. Suporte ele consegue com o parente/conhecido, com o técnico da esquina ou mesmo nos fóruns especializados.

Esta é a minha opinião sobre o Ubuntu, desde que ele "abandonou" o Gnome e lançou o Unity.

De repente eu estou "Viajando"

abcs
abdo

Olá Abdo,

De uma forma geral concordo com o que foi dito por você neste quote que fiz acima. No entanto, discordo no que você no quote abaixo! Porquê? Bom, a Canonical claramente queria fazer dinheiro num mundo open-source. Como se faz dinheiro no mundo open-source? Acima de tudo através dos servidores pois consegue-se estar sempre na vanguarda da segurança com sistemas abertos.

Ora exatamente por causa disso a Canonical decidiu produzir um linux para humanos, ou seja, capaz de satisfazer o utilizador comum em sua casa. Conseguiu muito bem ao ponto de o Ubuntu ter ficado a marca do Linux, no sentido de quem fala em Linux fala de certeza do Ubuntu e até recomenda a qualquer outra pessoa. Ora, era exatamente isto que a Canonical queria: produzir algo capaz de começar a fazer com que aparecesse nas casas das pessoas para que depois, nas empresas essas pessoas não sentissem dificuldades ao migrarem para sistemas não Windows.

O que aconteceu? conseguiram efetivamente produzir um sistema fácil e até levar muita gente para ele ao ponto de preferirem ele que o Windows. Com isto, eles já podiam avançar para a versão server que efetivamente foi o que aconteceu. Como o Ubuntu já tinha muitos utilizadores a verdade é que as empresas aproveitaram e sentiram-se mais à vontade de migrarem para sistemas livres bem mais baratos. E atualmente o Ubuntu Server já começa a ter uma quota no mercado, ou seja, a Canonical já pode começar efetivamente a ganhar dinheiro!

Em suma, no geral apenas discordo no quote abaixo simplesmente porque acho exatamente o inverso ;)

abdo » Dom Abr 22, 2012 7:45 pm escreveu:
Spoiler:
ron escreveu:Mas eu não gosto desta ideia. Aí eles vão acabar perdendo a maior parte da base de usuários deles...


Será mesmo Ron?

Se uma fatia considerável de empresas adotassem o Ubuntu, seus funcionários acabariam se acostumando com o Ubuntu e baixando ele em suas casas, o que acabaria aumentando a base de usuários.
E mesmo os atuais que ficassem descontentes, a maioria deles iria para distros baseadas no Ubuntu que proporcionassem uma melhor customização.

abcs
abdo

PS Continuo "Viajando"
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Pantheon Notify: Novo estilo de notificação do elementar

Mensagempor Ron Alon » Seg, 23 de Abril 2012, 12:49

Eu lembro um pouco do Ubuntu 10.04 LTS, do 10.10 que dava-se para customizá-lo por completo. As versões 11.x, apesar do Unity com suas barreiras, você poderia deixar o sistema com uma cara totalmente sua. Já neste novo, sinto que eles estão fechando cada vez mais.

Por um exemplo: o Ubuntu Tweak é um app essencial para o utilizador - e ele deveria vir padrão. Ou a Canonical deveria fazer algo semelhante. Mas não faz. As personalizações do MyUnity, deveriam existir por padrão - há demanda para isso, caso contrário, este app não existiria - e também não existe.

O GNOME-Shell pode ser totalmente personalizado, se você souber mexer. Existem zilhões de extensões para ele, inclusive. O Cinnamon, também. O MATE, também. KDE, o mesmo. Porque o Unity não?

Para empresas, é ótimo mesmo! O usuário não poderia alterar nada mesmo - o que é bom, já que é menos trabalho para quem precisa ficar verificando isto -- principalmente aqueles usuários que mais estragam computador da empresa do que trabalham. Mas para nós, usuários comuns do Ubuntu, que fizemos ele ser o que é hoje, isso não agrada nem um pouco.

Defendi a Canonical na briga Kernel Linux x Kernel Ubuntu, mas que as decisões dela podem fazer com que, a longo prazo, a comunidade se afaste, isso não há dúvida alguma.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Anterior

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 25 visitantes