Boas, deixo aqui a minha opinião segundo as minhas experiências, referindo-me ao Ubuntu 12.04 de 32 bits (que ao contrário do que foi algumas vezes anunciado, continua a ser o aconselhado pela Canonical) e tendo em conta a "minha máquinazinha"
.
Tenho um Desktop HP, com um Dual-Core a 2,8 MGHZ, com 2 GB de RAM e uma Placa Gráfica da AMD/ATI X-1600 de 512 MB.
Velocidade do Ubuntu 12.04: É mais rápido que os anteriores? Qual a diferença? Sem dúvida que após a instalação, estava muito mais rápido no arranque, mas especialmente no reiniciar ou desligar.
O Unity no seu todo, ou seja, abertura de programas e acesso à busca no Dash/HUD.
O peso na memória deste Ambiente Gráfico contínua a ser um problema e, na minha opinião devia ser o próximo
Grande Desafio da Canonical.
Estabilidade, é dificíl analisar este ponto com tão pouco tempo de utilização, mas notaram algum problema? Independentemente dos pontos acima referidos, a estabilidade é nota de domínio acentuado nesta Release. Então se compararmos com o 11.04, a diferença em termos de Estabilidade e abismal!
Mas, e há sempre um mas, já enviei, através do processo automático alguns "bugs" para a Canonical via Launchpad.
Devo dizer, que se não estou em erro, foram 2 ou 3. Sendo extremamente reduzido (ainda bem!)!
Caso não saibam, o Precise vem por defeito (default) com o Kernel 3.2.0-24-generic-pae em vez do "generic".
Esta situação, no meu caso, foi benéfica, pois aumentou a rapidez do sistema no arranque e no reiniciar/desligar, assim como já referi, na rapidez e fluidez do próprio SO.
Mas também foi prejudicial, pois quando estava a navegar calmamente no Google Chrome, ele fez "freeze"
6 vezes seguidas! Apesar de ter "terminado" o X, reiniciado e até desligado o PC o problema subsistiu.
Ora, como já tenho 2 anos (muito pouco!) de uso contínuo do Ubuntu e, já tinha lido sobre a questão do Kernel Generic-PAE vir por defeito neste novo Ubuntu, resolvi instalar a mais recente versão do Kernel estável, a 3.3.3.
Mas utilizei a versão Generic (normal) e não a PAE.
Resultado? Bem, arranque e reinicio/desligar mais lento, assim como a fluidez e rapidez diminuíram um pouco.
Benefícios? Não aconteceram mais "freezes!!"
Conclusão: Estável, mas ainda com alguns inconvenientes.
Estética: Esperavam uma estética assim ou mais moderna com aqueles ícones prometidos? Neste campo tenho uma opinião muito própria. Acho que a estética está dentro do normal para o Ubuntu.
Sólida, com cores fortes (o costume), sem qualquer problema de falhas (glitches) com os temas e ícones que existem por defeito.
Ou seja, tudo muito bem feito.
Mas, como qualquer outra pessoa, tenho os meus gostos pessoais. Para isso, não existe nada como o Mundo Linux!!!
Ao contrário do Ruindows e até do MAC.
Instalei o Elementary Theme, juntamente com os ìcones Awoken numa tonalidade escolhida por mim e acrescentei um Wallpaper à minha escolha.
Já está, o novo Ubuntu 12.04 Precise Pangolin com a "minha cara"!!
Feito em 10 minutos e sem complicações.
Acho que esta não deve ser uma preocupação grande por parte da Canonical, visto que as opções de configuração pessoal (
que eram um grande problema! ) já foram resolvidas, sendo agora, nesta Release, extremamente fácil "customizar" o SO a nosso gosto.
Fica assim para a Canonical a
ENORME preocupação de tornar este SO, user friendly e estável.
Unity, Gnome3, Cinnamon, Gnome clássico, Mate, KDE? Qual será a sua escolha? Devo dizer que neste capítulo e, apesar de nesta versão ainda não ter experimentado nada para além do Unity, contínua ser este último o meu preferido.
É verdade, ao contrário de muitos, eu gosto do Unity e vai continuar a ser o meu DE de preferência.
Devo no entanto, experimentar também o Gnome Clássico, para, talvez por nostalgia, relembrar o saudoso Gnome 2
Quanto ao Gnome-Shell e por conseguinte, o Cinnamon, ainda não sei. Tive muitos problemas de "freezes" com ambos no Ubuntu 11.10. Logo se vê.
Você vai dar uma oportunidade ao Unity? Bem, a esta questão já respondi!
É o meu DE preferido e, como tal, uso-o e irei continuar a fazê-lo.
Cumps.