Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 15:34 Pesquisa avançada

Google oficializa o serviço de armazenamento Google Drive

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Google oficializa o serviço de armazenamento Google Drive

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 24 de Abril 2012, 19:58

Após uma longa espera e muitos rumores, o Google anunciou o lançamento do seu serviço de armazenamento em nuvem Google Drive.

O serviço irá oferecer gratuitamente 5GB de espaço para documentos, vídeos, fotos, PDFs, entre outros. Além disso, o Google Docs estará integrado ao novo serviço. Os usuários poderão fazer upgrade para 25GB de espaço por US$ 2,49 mensais, 100GB por US$ 4,99 ou até 1TB por US$ 49,99 ao mês. Um upgrade para uma conta paga também irá expandir seu Gmail para 25GB.

Uma das novidades no serviço é a possibilidade de buscar conteúdos por palavras-chave ou filtrar a pesquisa pelo tipo do arquivo, administrador, entre outros. O Google Drive também pode reconhecer textos em documentos escaneados utilizando a tecnologia OCR (Optical Character Recognition). Desta forma, é possível procurar por uma palavra específica em um documento.

A tecnologia também pode ser usada para reconhecimento de imagem. Se for arrastar e soltar uma foto de uma viagem ao Grand Canyon, por exemplo, para sua pasta no Google Drive e depois realizar uma busca o serviço irá exibir suas fotos entre os resultados. O serviço também poderá ser integrado ao Google+ e ao Gmail, permitindo que o usuário tenha rápido acesso aos seus arquivos e os utilize na rede social ou como anexo em um e-mail.

Segundo o Google, o Drive é uma plataforma aberta e em conjunto com desenvolvedores terceiros a empresa pretende ampliar o serviço oferecendo futuramente opções para enviar fax, editar vídeos e criar mockups. O serviço já está disponível para PC, Mac e Android. Segundo o Google, uma versão para iPhone e iPad também está em desenvolvimento e deve ser lançada em breve.

Para aceder ao serviço clique aqui.

Artigo Original:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Google oficializa o serviço de armazenamento Google Driv

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Qua, 25 de Abril 2012, 3:28

Se calhar é melhor lerem os termos e condições do serviço...

https://joindiaspora.com/posts/1552192
35mm", aqui bloga-se!
Ricardo JM Vieira

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 25 de Abril 2012, 4:46

Engoli em seco com esse conteúdo Ricardo!! o.0

Estou a ver que vai correr muita tinta sobre esse assunto nos próximos dias!!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Miguel Fonseca » Qua, 25 de Abril 2012, 5:21

Boas, realmente Ricardo, o título do teu "post" no Diaspora é o mais indicado e subscrevo na íntegra!!!

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor marcos.vargens » Qui, 26 de Abril 2012, 22:34

Fiquei desapontado com o contrato do serviço. Não vou utilizar por conta da parte que diz que o que estiver lá também é deles. Os outros serviços disponíveis não incluem esse termo e me servem bem até o momento. O Box oferece 50GB para celulares Android via aplicativo deles mais 5GB para cadastro via Web. O Google chegou tarde e de forma errada na minha opinião.

marcos.vargens

Mensagempor abdo » Qui, 26 de Abril 2012, 22:38

Eu ate gostaria de usar o Gdrive mas infelizmente ele esta igualzinho ao skydrive, só serve mesmo para arquivar docs, já que nenhum dos dois permite sincronizar com o Linux.

Ou seja, azar dos 2 pois seguirei fiel a dupla Ubuntu 1/ Dropbox

abcs
abdo
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 27 de Abril 2012, 21:54

Olá Marcos,

Pelo que se diz na net, aquela política é apenas uma necessidade legal para poder produzir as funcionalidades espetaculares que esse serviço traz, nomeadamente o OCR! Realmente eu também ainda estou com algum receio, mas efetivamente para um serviço que processa as nossas coisas eles tinham de dizer isso no contrato!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Dom, 29 de Abril 2012, 6:37

Concordo com você Claudio, para fornecer o serviço, era preciso pedir total permissão e nada melhor do que dizer que tudo que está la também é deles. Dessa forma não há riscos de processos legais e nem gastos com maneiras de se pedir permissão. Mas acho isso muito perigoso. A Google é tão confiável quanto qualquer empresa Grande. Se usar algo desses servidores for mais lucrativo que um simples processo, ela vai usar com certeza. Se tem concorrente mais confiável, vou usar eles. Ser gratuito não justifica ter esse direito, afinal o que será do serviço se ninguém usar?
Vou ficar com os outros disponíveis mesmo.

marcos.vargens

Mensagempor Ron Alon » Ter, 1 de Maio 2012, 15:51

Pra mim, só foi o Docs com outro nome e funcionalidade nova. O próprio app para o Android já demonstra isso.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Voltar para Notícias