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Arqueologia - Código do Prince of Percia de 1989 encontrado

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Arqueologia - Código do Prince of Percia de 1989 encontrado

Mensagempor Bitetti » Sex, 4 de Maio 2012, 17:53

Me deparei com esse aritigo do Vitor Lobo no blog projectzim

A fonte dele foi esse post do criador do Prince of Percia.

Você consegue imaginar como era programar um jogo em 1989? Naquela época o Apple II era um muito popular entre os desenvolvedores de jogos, e muitos deles programavam sozinhos seus projetos. E foi assim que Jordan Mechner desenvolveu o primeiro Prince of Percia.

Por muitos anos Jordan pensou ter perdido o código de seu grande sucesso, até um dia em que seu pai enviou-lhe uma caixa com algumas coisas antigas, como jogos, disquetes e o código original do Prince of Percia! Nesse momento Jordan publicou um post em seu blog contanto isso, e começou a planejar como iria recuperar o código.

A revista Wired acompanhou o dia em que especialistas em recuperar dados de disquetes antigos e programadores de Apple II ajudaram Jordan a recuperar o código do jogo, vale muito a pena ler a matéria toda, pois mais coisas foram recuperadas além do Prince of Percia.


O mais legal de tudo isso é que Jordan liberou o código do jogo no GitHub, inclusive com documentos técnicos para ajudar quem quiser tentar compilar o código. Eu baixei um emulador de Apple II para Windows, mas não faço idéia ainda de como compilar esse código.

Eu acho incrível ver o código de um jogo de tanto sucesso, escrito em uma época com computadores limitados e programadores criativos. Esse código representa um sonho que tornou-se realidade, divertiu muita gente, inspirou pessoas, e agora mostra para todos como era bem complicado fazer um jogo simples, bom e viciante.
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Re: Arqueologia - Código do Prince of Percia de 1989 encontr

Mensagempor Bitetti » Sex, 4 de Maio 2012, 17:59

Ainda olhando com calma o projeto no GitHub ainda acho esse documento:

http://jordanmechner.com/wp-content/upl ... rce009.pdf

Impressionante, desde os 12 anos não vejo números de linha.
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Re: Arqueologia - Código do Prince of Percia de 1989 encontr

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 5 de Maio 2012, 15:42

Lembro-me perfeitamente dos jogos de há 20 anos atrás, em que eles eram construídos de forma muito à base do processamento do computador, ou seja, não funcionavam com calls e sleeps e então quando se punha o jogo num computador com um processador melhor o jogo andava muito mais depressa sendo impossível jogar!

Efetivamente, tal como é dito nesse texto, havia muitaa imaginação na altura para produzir jogos! Acho que o divertimento deixou de existir nos jogos da atualidade. Agora é mais uma competição do jogador que um momento de lazer.
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Re: Arqueologia - Código do Prince of Percia de 1989 encontr

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 5 de Maio 2012, 15:51

Claudio Novais » 05 Mai 2012, 15:42 escreveu:Efetivamente, tal como é dito nesse texto, havia muitaa imaginação na altura para produzir jogos! Acho que o divertimento deixou de existir nos jogos da atualidade. Agora é mais uma competição do jogador que um momento de lazer.

Sem dúvida alguma...
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Re: Arqueologia - Código do Prince of Percia de 1989 encontr

Mensagempor Davysson Silva » Sáb, 5 de Maio 2012, 16:00

Luis Cardoso » Sáb Mai 05, 2012 3:51 pm escreveu:
Claudio Novais » 05 Mai 2012, 15:42 escreveu:Efetivamente, tal como é dito nesse texto, havia muitaa imaginação na altura para produzir jogos! Acho que o divertimento deixou de existir nos jogos da atualidade. Agora é mais uma competição do jogador que um momento de lazer.

Sem dúvida alguma...

Não acham que os Indie games resgatam um pouco desses bons tempo?
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Re: Arqueologia - Código do Prince of Percia de 1989 encontr

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 5 de Maio 2012, 16:01

Sim, Davysson! Isso é verdade, mas mesmo assim eles trazem algo muito sombrio e novamente de competição! Mas é verdade isso que diz!

Mesmo assim, diria que o mais próximo desses jogos são os jogos da Wii, como o Mario e equivalentes!
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Re: Arqueologia - Código do Prince of Percia de 1989 encontr

Mensagempor Renato Santos » Sáb, 5 de Maio 2012, 16:55

Nossa! Na época em que eu jogava me impressionava a movimentação do personagem. Engraçado que, vendo a história, parece que a parte de sentar e escrever o código foi 10% do processo. Fazer um jogo vai muito além de funções e procedimentos. :OK:
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