Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 18:22 Pesquisa avançada

Linux Mint 13: lançamento no fim de maio

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Linux Mint 13: lançamento no fim de maio

Mensagempor Ron Alon » Seg, 7 de Maio 2012, 16:32

Linux Mint 13 será chamado "Maya" e estará disponível no fim de maio de 2012.

O codename foi escolhido há muito tempo, logo após o nascimento da filha de Clement Lefebvre (líder do projeto Linux Mint) em referência a:

• Civilização Maia;
  • Maya Toitovna, personagem da trilogia Mars de Kim Stanley Robinson;
  • Abelha Maia, personagem principal do livro infantil alemão As Aventuras da Abelha Maia de Waldemar Bonsels.

Na religião Hindu, Maya é um tipo de filosofia que significa ilusão.

Nota: A escolha para este codename não teve nada ver com o Calendário Maia ou as interpretações para o ano de 2012 e o codename para o Linux Mint 14 já está sendo escolhido.

Linux Mint 13 Maya terá duas edições separadas para o MATE e para o Cinnamon. A edição que será considerada a padrão (virá por defeito) ainda não foi decidida.

Referência: Blog oficial do Linux Mint
Tradução e adaptação: Ron
Ron Alon
Redator Geekzinho

Re: Linux Mint 13: lançamento no fim de maio

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 7 de Maio 2012, 16:48

Parece-me que a versão Cinnamon vai levar muitos utilizadores do Ubuntu! Espero que mesmo assim continuem cá pelo Fórum Ubuntued! :D

Obrigado pelo tópico Ron! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Seg, 7 de Maio 2012, 16:53

Claudio Novais » Seg Mai 07, 2012 1:48 pm escreveu:Parece-me que a versão Cinnamon vai levar muitos utilizadores do Ubuntu! Espero que mesmo assim continuem cá pelo Fórum Ubuntued! :D

Eu sou elementary e continuo aqui! E não pretendo sair não. :lol:

Por nada, Cláudio!
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Gramathur » Ter, 8 de Maio 2012, 4:41

Claudio Novais » Ontem, 12:48 escreveu:Parece-me que a versão Cinnamon vai levar muitos utilizadores do Ubuntu! Espero que mesmo assim continuem cá pelo Fórum Ubuntued! :D

Eu não irá levar.
O Linux Mint foi bom até a versão 11. Depois que fizeram a salada, Mate, Cinnamon, Gnome3, Gnome2, acabaram com Mint.

Gramathur

Mensagempor JethroDawnfine » Ter, 8 de Maio 2012, 6:07

É, o Mint se perdeu um pouco com essa indecisão toda... Pra que criar o Cinnamon, se vão ficar nessa festa entre ele, o Mate e o Gnome3?
Eu já acho o Mate coisa do passado. Deveriam manter só o Cinnamon que eles criaram. E quem quiser Gnome 3 ou Mate que os instale, como no Ubuntu com seu Unity :/

Bem, eu uso Mint desde que o Unity surgiu, e também estou sempre acompanhando o Forum e o Site. Ubuntu e Mint são basicamente a mesma coisa mesmo, rs.
--

Facebook:
Jethro: http://www.facebook.com/jethrodawnfine
Dawnfine: http://is.gd/RNFRCr

http://www.myspace.com/dawnfine
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
JethroDawnfine

Mensagempor Ron Alon » Ter, 8 de Maio 2012, 11:18

JethroDawnfine » Ter Mai 08, 2012 3:07 am escreveu:É, o Mint se perdeu um pouco com essa indecisão toda... Pra que criar o Cinnamon, se vão ficar nessa festa entre ele, o Mate e o Gnome3?
Eu já acho o Mate coisa do passado. Deveriam manter só o Cinnamon que eles criaram. E quem quiser Gnome 3 ou Mate que os instale, como no Ubuntu com seu Unity :/

Bem, eu uso Mint desde que o Unity surgiu, e também estou sempre acompanhando o Forum e o Site. Ubuntu e Mint são basicamente a mesma coisa mesmo, rs.

O Mint foi minha primeira investida com sucesso no mundo Linux - foi quando eu realmente parei pra conhecer o sistema linuxiano. Foi uma experiência muito satisfatória.

O Mint e o Ubuntu realmente são bem parecidos e não são, ao mesmo tempo. São questões ideológicas que diferem os dois - e não questão de sistemas.

O Mate é bonito, mas deve seguir em frente. Já foi a época dele. O Cinnamon pode muito bem substituí-lo. A questão em si são as pessoas: muita gente ainda quer o clássico. A indecisão do Mint é exatamente essa: como servir à comunidade? Eles querem qual: Cinnamon ou Mate? Estão fazendo enquetes no fórum para visualizar isto, mas creio que brevemente vamos saber qual vai ser o destino do Mint. Uma coisa é certa: não terá tantos problemas quanto a Canonical teve com o Unity.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor FuhFuh » Ter, 8 de Maio 2012, 11:46

Ai é que está, as mudanças são sempre difíceis e Linux Mint muitas vezes é visto como a alternativa ao Ubuntu e ai deve estar a indecisão.

Se os utilizadores querem algo diferente ao unity será que querem sair do mate? E deve estar ai a base da decisão de haver 2 versões.
FuhFuh

Mensagempor abdo » Ter, 8 de Maio 2012, 11:53

JethroDawnfine escreveu:É, o Mint se perdeu um pouco com essa indecisão toda... Pra que criar o Cinnamon, se vão ficar nessa festa entre ele, o Mate e o Gnome3?

Também concordo, se é para misturar tudo para que investir tempo e dinheiro numa nova interface?
Acho que agora era a hora do Mint criar sua própria identidade se desvinculando de ser uma cópia do Ubuntu.
O Cinamon deveria ser a interface padrão e única do Mint. Deveria ter coragem para pagar pra ver e, mais uma vez, copiar o Ubuntu com sua própria interface.

Seria bacana, neste caminho cada distro teria realmente sua própria identidade visual, e
quem não gostasse... sudo apt-get install qualqueroutrainterface

abcs
abdo

PS: vou experimentar o Mint13-cinamon quando sair
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor Ron Alon » Ter, 8 de Maio 2012, 12:03

FuhFuh » Ter Mai 08, 2012 8:46 am escreveu:Ai é que está, as mudanças são sempre difíceis e Linux Mint muitas vezes é visto como a alternativa ao Ubuntu e ai deve estar a indecisão.

Se os utilizadores querem algo diferente ao unity será que querem sair do mate? E deve estar ai a base da decisão de haver 2 versões.

É exatamente isso!

Os ideais do Linux Mint são diferentes dos ideais da Canonical. Na página About Us do Linux Mint, existe isso:

It's community-driven. Users are encouraged to send feedback to the project so that their ideas can be used to improve Linux Mint.

A diferença entre o Mint e o Ubuntu está exatamente aqui. Hoje o Ubuntu está se tornando cada vez mais fechado, sem personalizações e etc.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Ron Alon » Ter, 8 de Maio 2012, 12:06

abdo » Ter Mai 08, 2012 8:53 am escreveu:
Spoiler:
JethroDawnfine escreveu:É, o Mint se perdeu um pouco com essa indecisão toda... Pra que criar o Cinnamon, se vão ficar nessa festa entre ele, o Mate e o Gnome3?

Também concordo, se é para misturar tudo para que investir tempo e dinheiro numa nova interface?
Acho que agora era a hora do Mint criar sua própria identidade se desvinculando de ser uma cópia do Ubuntu.
O Cinamon deveria ser a interface padrão e única do Mint. Deveria ter coragem para pagar pra ver e, mais uma vez, copiar o Ubuntu com sua própria interface.

Seria bacana, neste caminho cada distro teria realmente sua própria identidade visual, e
quem não gostasse... sudo apt-get install qualqueroutrainterface

abcs
abdo

PS: vou experimentar o Mint13-cinamon quando sair

Não tem como não ser um fork do Ubuntu. As alterações que a Canonical realizou na parte "obscura" do sistema é que deixam ele como "linux para seres humanos". O Mint é mesmo um fork do Ubuntu e nunca negou isso. A diferença é que o Mint tenta ser uma alternativa para quem está insatisfeito com algumas decisões tomadas pela Canonical. O próprio JethroDawnfine disse que começou com o Mint por causa do Unity. O Unity ainda é muito verde e a Canonical insiste em insistir nele - e sem nenhum tipo de personalização para nós, usuários que sempre fomos acostumados a padronizar nosso sistema inteiro.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Próximo

Voltar para Notícias