É sempre benéfico observar um desfile de opiniões como este!
No fundo, a diversidade de opiniões que resultam de tantas experiências, enriquece bastante este espaço e amplia a nossa visão (que é sempre pequena) deste sistema!
Se lesse este tópico agora pela 1ª vez, o meu feedback acerca do Ubuntu 12.04 seria um pouco diferente, contudo mantendo o lado positivo na sua utilização!
Tal como dei a entender na parte final do meu post, a nossa opinião sobre algo pode alterar quase a qualquer momento e quando percebemos que ou as coisas não são exatamente como pensávamos, ou então não as experimentámos o suficiente ao ponto de tecer críticas mais fundamentadas, ou ainda, o facto das melhorias se tornarem significativas e fazerem toda a diferença.
A pergunta aborda a utilização do Unity, o facto é que em relação a este mantenho a minha posição do "não, obrigado!"
, mas o facto de neste momento esta a utilizar o Gnome-Shell, interface que paralelamente ao Unity quando o utilizei há já algum tempo, também se mostrava pesado e conflituoso, atualmente "me parece" muito gostoso de utilizar: Rápido; sem necessidade de alterar o lugar a certas coisas que faríamos ao nosso gosto ou necessidade; sobre o arranque deve ser o mesmo tal como já se falou por aqui, portanto mais rápido; um ponto bastante visível é que o encerramento ficou bastante rápido com uns meros segundos! Ainda falta explorar mais, mas no geral parece ser aquele tipo de interface que possui tudo o que se precisa ainda que fuja ao lado prático convencional; mas que outra coisa seria de esperar? Ora nem por isso se pode considerar menos bom, muito pelo contrário!
Claro que se fala aqui diretamente sobre o novo Ubuntu 12.04 LTS e não propriamente sobre interfaces alternativas ao padrão e acerca das melhorias já verificadas o consenso é quase geral, portanto para que a interface funcione, também é importante que o sistema faça o seu papel.