Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 18:36 Pesquisa avançada

Diga adeus ao Unity 2D: Canonical decide descontinuar

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Diga adeus ao Unity 2D: Canonical decide descontinuar

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 9 de Maio 2012, 13:48

Diga adeus ao Unity 2D: Canonical decide descontinuar o projeto

por Vinícius Vieira

Muitas novidades estão chegando da Ubuntu Developer Summit, que está acontecendo em Oakland, California. Novidades boas e ruins…. após ter sido decidido que o Ubuntu 12.10 “Quantal Quetzal” virá com pacotes do Gnome 3.6 (não será o Gnome como interface gráfica minha gente, e sim como backend do Unity, como já acontece), e que o atual Gnome Control Center (a central de Configurações do Sistema) será substituída pelo Ubuntu Control Center, tudo isso visando maior integração com CSS e GTK3, a “bomba” agora é que o Unity 2D será descontinuado.

Isso mesmo. Pelo menos na versão desktop do Ubuntu não teremos mais a versão 2D do Unity. Ele poderá ser usado ainda na Ubuntu TV, Ubuntu Phone e etc, pois são aplicações que usam QT, assim como o Unity 2D, ao invés do GTK3 usado pelo Unity 3D.

E como ficam as máquinas que não tem aceleração 3D? Bom, aos moldes do que o Projeto Fedora implementou no Fedora 17 com Gnome Shell, o Ubuntu usará, ao invés da aceleração GPU, o LLVMPipe, que pode ser usado tanto em arquiteturas 32 como 64 bits. A função dessa biblioteca é otimizar processos multithread em CPUs com mais de um núcleo, “simulando” uma aceleração GPU (falando a grosso modo).

Resumindo, assim como a decisão de descontinuar o kernel não-PAE, os desenvolvedores do Ubuntu verificaram que o impacto negativo seria menor que o positivo, e que a tendência tecnológica é que cada vez mais as máquinas venham com suporte a aceleração 3D.

E você, o que achou disso? Será que o caminho é esse mesmo?

fonte: Blog Seja Livre
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Re: Diga adeus ao Unity 2D: Canonical decide descontinuar

Mensagempor Miguel Fonseca » Qua, 9 de Maio 2012, 13:50

Boas Luís, oops http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=17&t=1679

Agora é a dobrar!!

Deixei lá a minha opinião.

Obrigado pela partilha.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 9 de Maio 2012, 13:53

Miguel Fonseca » 09 Mai 2012, 13:50 escreveu:Boas Luís, oops http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=17&t=1679

Agora é a dobrar!!

Deixei lá a minha opinião.

Obrigado pela partilha.

Cumps.

É para chamar atenção a dobrar para o assunto xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Qua, 9 de Maio 2012, 14:00

Boas, há que ser positivo!! :lol: :lol: :lol: :desdentado:

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Ron Alon » Qua, 9 de Maio 2012, 14:19

elementary ou Mint, aí vou eu! Já estou descontente com a Canonical e não é de agora.
O que eles estão fazendo cada vez mais tem me deixado descontente... É ruim isso, mas não tem o que falar.

Parece-me que foi este Kernel PAE que não deixou instalar o Ubuntu 12.04 normalmente no meu computador. Depois de colocar todos os dados, antes da escolha da fotografia do usuário, a instalação simplesmente parava. Creio que isto continuará no Mint e no elementary, mas pelo menos não utilizo mais o sistema da Canonical.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 9 de Maio 2012, 17:18

Notícia muito triste :(

Infelizmente a Canonical parece estar cada vez mais a idealizar-se numa marca muito além da filosofia livre :(
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Qua, 9 de Maio 2012, 17:29

Claudio Novais » Qua Mai 09, 2012 2:18 pm escreveu:Notícia muito triste :(

Infelizmente a Canonical parece estar cada vez mais a idealizar-se numa marca muito além da filosofia livre :(

Falou tudo, Cláudio.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Gramathur » Qua, 9 de Maio 2012, 18:02

Acho que a Canonical pretende se tornar um sistema operacional independente que usa o núcleo do linux mas que não será mais propriamente o Linux.
Observem que isto já começa a acontecer mesmo. Hoje muitas pessoas, quando lhe são perguntados qual sistema operacional usam, respondem que usam Ubuntu ao invés de dizerem que usam Linux Ubuntu.
Ou seja, o Ubuntu acaba sendo reconhecido como o próprio sistema operacional. Assim como o MacOS x que é baseado em núcleo bsd mas ao qual isto é apenas um detalhe.
E na minha opinião o interesse nisto é bem comercial mesmo.

Gramathur

Mensagempor Ron Alon » Qua, 9 de Maio 2012, 18:54

Gramathur » Qua Mai 09, 2012 3:02 pm escreveu:Acho que a Canonical pretende se tornar um sistema operacional independente que usa o núcleo do linux mas que não será mais propriamente o Linux.
Observem que isto já começa a acontecer mesmo. Hoje muitas pessoas, quando lhe são perguntados qual sistema operacional usam, respondem que usam Ubuntu ao invés de dizerem que usam Linux Ubuntu.
Ou seja, o Ubuntu acaba sendo reconhecido como o próprio sistema operacional. Assim como o MacOS x que é baseado em núcleo bsd mas ao qual isto é apenas um detalhe.
E na minha opinião o interesse nisto é bem comercial mesmo.

Gramathur, é exatamente este o ponto. A Canonical faz alguma coisa para a comunidade e faz 500 coisas ruins. Faz uma coisa para a comunidade e todo mundo esquece as 500 coisas ruins que ela fez. O Ubuntu está ficando cada vez mais fechado.

Sei que falo muito do Mint e do elementary, mas o elementary é "fechado" mesmo. A proposta deles é bem essa e está tudo bem assim. Quem o quiser, usa. O Mint já é mais aberto. Acho que o Mint começou a trilhar o caminho que o Canonical Ubuntu abandonou. Não que tudo isso é ruim. Olhando por um lado, a Canonical tornar-se definitivamente uma empresa fará com que mais distros cresçam. E também fará com que mais empresas como a EA olhem para o Linux. A moeda tem sempre dois lados.

Como eu disse pro Cláudio, quem vai ganhar com isso é o usuário. Mas que vai haver uma briga entre distribuições, isso haverá com certeza. E nós que vamos ganhar bastante. :)
Ron Alon
Redator Geekzinho

Voltar para Notícias