"Eu gosto muito do GNOME Shell, mas sinto falta das categorias dos aplicativos, como no Gnome 2, não gosto da interrupção visual quando estou procurando um aplicativo e não uso o overview para gerenciar minhas janelas. Então eu adaptei o dash do Unity para uma extensão do GNOME Shell (com uma mudança pessoal), adicionando coisas que senti falta do Gnome 2 e tirando algumas coisas que eu não gosto no dash do Unity. O que eu quero é usar o GNOME Shell, um dock e ter um launcher discreto", disse o desenvolvedor da extensão, Zac Barton, para o OMG! Ubuntu.
O resultado deste trabalho se chama "Bolt" - anteriormente chamado de Launchy.
O Bolt
Zac Barton, desenvolvedor do Bolt, descreve o launcher como "uma fusão do dash do Ubuntu, o GNOME Shell e o menu clássico do GNOME 2". Assim como o Unity, o Bolt usa a tecla "Super", muda a cor seguindo a cor do seu papel de parede, pesquisa arquivos através do Zeitgeist e mostra seus arquivos recentes, pastas e aplicativos.
Os fãs de navegação pelo teclado vão gostar de saber que a extensão tem navegação total pelo teclado e carregamento instantâneo dos resultados enquanto você está digitando.
Gerenciador de janelas: sai o do GNOME, entra o Bolt
Ao usar o Bolt, você perde o gerenciamento de janelas. Faz sentido: você não precisa de dois launchers. Mas você resolve este problema adicionando um dock ou uma extensão no painel que mostra as suas janelas e o problema está resolvido.
O Bolt mostra seus aplicativos em subcategorias como o GNOME clássico, e você também pode pesquisar por aplicativos, como já está acostumado a fazer com o Unity e o GNOME-Shell.
Configurações do Bolt
O launcher Bolt é lançado com uma janela de configurações, apesar de usar algumas por defeito. Se há, no Bolt, algo que não for de seu agrado, você pode ir na janela de configurações e alterar o Bolt de acordo com o seu desejo.
Para acessar a janela de configurações do Bolt, clique no pequeno pixel quadrado ao lado da barra de pesquisa.
O que vem no futuro?
O Bolt não é livre de bugs. O "Dash" pode, ocasionalmente, dar erro no GNOME-Shell depois de ser aberto.
É importante lembrar que o Bolt substitui o botão "Atividades" do GNOME-Shell, e você perde o gerenciamento de janelas (mas você pode baixar um dock para isto).
O desenvolvedor planeja novas funcionalidades como:
- Suporte a temas
- Provedores de busca
- Modificar o tamanho do dash
Instale o Bolt
Você já pode instalar o Bolt em seu GNOME Shell.
Fonte: OMG! Ubuntu - artigos 1 e 2
Tradução e adaptação: Ron