Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 14:59 Pesquisa avançada

Pequena aplicação para partilhar o seu Desktop!

Tópicos sobre artigos publicados no site Ubuntued! Nesta secção, por cada artigo publicado é criado um tópico onde poderá criticar, questionar, criar tópicos a questionar algum artigo feito e/ou até pedir alguma matéria a ser abordada no Ubuntued!

Re: Pequena aplicação para partilhar o seu Desktop!

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 10 de Maio 2012, 21:44

Estou neste momento a criar o Ubuntued-Desktop, obviamente baseado no anterior. 10% feito! ;)

EDIT: Está complicado, o Python3 e GTK3 estão muito diferentes e isto vai demorar um bom bocado a resolver e aprender todos estes novos pormenores!

EDIT2: Sei que estou aqui a escrever e não estão a responder, no entanto, para quem quiser saber, diria que atualmente já vai em uns 70% concluído! A verdade é que o GTK3 traz muitas novas mudanças que por sinal simplificaram bastante. O problema está no facto de a documentação estar muito escassa e é complicado saber algumas coisas.

Bom aqui fica o estado atual do meu ambiente:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 10 de Maio 2012, 21:47

Claudio Novais » 10 Mai 2012, 21:44 escreveu:Estou neste momento a criar o Ubuntued-Desktop, obviamente baseado no anterior. 10% feito! ;)

EDIT: Está complicado, o Python3 e GTK3 estão muito diferentes e isto vai demorar um bom bocado a resolver e aprender todos estes novos pormenores!

EDIT2: Sei que estou aqui a escrever e não estão a responder, no entanto, para quem quiser saber, diria que atualmente já vai em uns 70% concluído! A verdade é que o GTK3 traz muitas novas mudanças que por sinal simplificaram bastante. O problema está no facto de a documentação estar muito escassa e é complicado saber algumas coisas.

Bom aqui fica o estado atual do meu ambiente:

Isto de andares a apagar mensagens tem muito que se lhe diga, fizeste-me pensar que o fórum estava marado, já por duas vezes estou a tentar enviar esta resposta ao comentário eliminado...
Claudio Novais » 10 Mai 2012, 20:33 escreveu:Está complicado, o Python3 e GTK3 estão muito diferentes e isto vai demorar um bom bocado a resolver e aprender todos estes novos pormenores!

Por acaso gostei da nova função print no Python 3, está mais extensível, evitando o uso de sys.stdout.write, como tenho feito nos últimos tempos, quando quero apresentar um indicador de percentagem de processo concluído, via terminal :)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 10 de Maio 2012, 21:53

Boas Cláudio, já teria comentado mais cedo, mas pensei que seria melhor agradecer-te o teu trabalho e empenho quando a aplicação estivesse pronta!

Mas aqui vai:

Cláudio, obrigado!

Ainda hoje utilizei a aplicação na versão anterior para partilhar o meu desktop.

Já agora pergunto se irás manter como estava, actualizando para GTK3, ou vais acrescentar novos recursos?

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 10 de Maio 2012, 21:54

Era para não ter mensagens minhas seguidas, Luís!

Entretanto, estou-me a ver às aranhas de como mudar o valor ativo do gtkcomboboxtext. Se alguém souber a solução agradecia que isto não está fácil resolver o problema :\

---

Miguel, para já o objetivo é simples: "portar" apenas a aplicação para gtk3! Que não é tão simples quanto eu pensava que seria :upsiu:

Depois logo se vê! Só dedicarei o dia de hoje para isto pois tenho muitos afazeres paralelos! Portanto quanto mais depressa "portar" mais depressa poderão vir novas funcionalidades. :sneaky:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 10 de Maio 2012, 21:57

Claudio Novais » Qui Mai 10, 2012 9:54 pm escreveu:Era para não ter mensagens minhas seguidas, Luís!

Entretanto, estou-me a ver às aranhas de como mudar o valor ativo do gtkcomboboxtext. Se alguém souber a solução agradecia que isto não está fácil resolver o problema :\

---

Miguel, para já o objetivo é simples: "portar" apenas a aplicação para gtk3! Que não é tão simples quanto eu pensava que seria :upsiu:

Depois logo se vê! Só dedicarei o dia de hoje para isto pois tenho muitos afazeres paralelos! Portanto quanto mais depressa "portar" mais depressa poderão vir novas funcionalidades. :sneaky:

Já deste uma olhada na página do Gnome Developer?

Não sei se te ajuda, mas tentei! :roll:

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 10 de Maio 2012, 21:59

É com base nisso mesmo que estou a programar Miguel! Mas entretanto já vi que não vou ter hipótese se não ir à combobox,buscar o model, iterar até encontrar o valor e só depois é que vou poder definir ¬¬ Nisto aqui o GTK3 está a dar mais trabalho, pois antes bastava fazer um set_text!

E entretanto isso acontece pois não estou a arranjar maneira de ter uma combobox editável! Acho que vai ter de ficar assim, sem ser possível digitar o SO manualmente! Teremos de ter uma boa base de dados!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 10 de Maio 2012, 22:04

Claudio Novais » Qui Mai 10, 2012 9:59 pm escreveu:É com base nisso mesmo que estou a programar Miguel! Mas entretanto já vi que não vou ter hipótese se não ir à combobox,buscar o model, iterar até encontrar o valor e só depois é que vou poder definir ¬¬ Nisto aqui o GTK3 está a dar mais trabalho, pois antes bastava fazer um set_text!

Eu ainda estou a começar a minha "leitura" sobre GTK, por isso estou muito limitado!

Mas a maior parte do trabalho só vai acontecer desta vez. Porque depois de portares, não voltas a ter estas "dores de cabeça"! grrrr

Pelo menos até eles se lembrarem de criar o GTK 3! 8)

Boa sorte.

Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 10 de Maio 2012, 22:07

O problema dessas dores de cabeça é que escrever no Ubuntued dava MUITO trabalho principalmente por causa das imagens! E então eu tinha criado uma aplicação interna, bem complexo por sinal, que agora vou ter de a portar! Essa é que não vai ser nada fácil :medo:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 10 de Maio 2012, 22:22

Claudio Novais » 10 Mai 2012, 21:54 escreveu:Era para não ter mensagens minhas seguidas, Luís!

---

Vê isto:
ComboBox
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 10 de Maio 2012, 22:37

Pois bonito bonito era o glade ter a comboboxentry ¬¬
http://mail.gnome.org/archives/commits- ... 10816.html

Por isso é que eu pensei que não existia
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

AnteriorPróximo

Voltar para Artigos publicados no Ubuntued