Miguel Fonseca » 11 Mai 2012, 12:29 escreveu:Bem Luís, mas dependendo da limitação do motor, o software terá de perceber essa mesma limitação de modo a não existir overflow de comandos, sem que o hardware possa acompanhar.Spoiler:
Bem, aquilo que indiquei era algo muito genérico e nem sequer muito pensado, , era só para ilustrar O melhor a fazer é criar uma camada de abstracção ao hardware. Sendo esta camada responsável por redireccionar tudo para os sítios correctos! Claro que tem de haver uma programação da parte de quem cria o hardware, em que vai especificar de uma forma muito detalhada em que porta está o motor ligado, o tipo de motor, etc, etc... Assim ao jeito do que é feito na BIOS de um PC, em que verifica se a RAM está ligada e qual a sua capacidade, se existe uma placa gráfica na porta de expansão ou se tem de usar a onboard, por assim em diante!
Por exemplo o Cláudio quando fez a aplicação para usar nos Deskmods, não precisou de indicar que tem de ir à posição, por exemplo, 0x008800 para saber que o utilizador está a usar a VGA1, entre outras coisas só para obter os screens! Já viste a trabalheira que ele tinha? Isso é o Sistema Operativo que lida, mas porque em parte a BIOS colocou essa informação numa posição de memória que o SO lê a cada arranque.
O computador, como muitos dos dispositivos digitais, só vê posições de memória (um mouse tem um endereço de memória, o teclado outro, o monitor, a impressora, etc), por isso é preciso ter em atenção para não ter dois dispositivos com o endereço!