(Já agora, se alguém decidir fazer um artigo com isto, tirem screenshots pois eu não tirei, nomeadamente em bugs que possam aparecer)
Antes de mais, gostaria de referia que este procedimento apenas funciona com o MS Office 2010 32Bits. No caso de se ter um computador de 64bits, é necessário instalar a versão 32Bits, uma vez que para já ainda não há solução. Devido a este facto o caso se tenha o Wine já pre-configurado para 64 bits, será preciso criar um novo ambiente (≃disco C para versão 32Bits). Para mais informações neste quesito, aconselha-se a procurar no google.
Alternativa 1
Instalação do Wine
Para começar é necessário instalar o Wine na última versão. Para tal, basta ver o artigo do link seguinte ou então simplesmente executar o comando abaixo:
Neste comando também instala as fontes micorosft, que estão disponíveis no repositório medibuntu. Caso ainda não o tenha instalado:
Para sistemas 64Bits (e não só)
O procedimento explicado a seguir é necessário para quem tem o Ubuntu 64Bits. Ele vai apagar todo o disco-C do Wine, ou seja, vai apagar a pasta do wine, ou seja, apagar todos os programas que tenhamos instalado através do Wine. Este procedimento pode não ser estritamente necessário, caso:
- Se tenha o Wine já configurado para 32Bits
- se faça um ambiento, ou disco-c, para 32 bits (procurar na internet para saber como)
- pode não ser necessário caso não tenha mudado nenhum ficheiro de configuração do wine
Primeiro execute o comando seguinte para apagar então todos os conteúdos da pasta do wine:
No comando seguinte, adiciona-se uma variável que indicará o wine para ele se configurar como 32Bits:
Por fim, deverá executar o comando seguinte para o Wine se reconfigurar de raiz:
Framework .NET
Durante a instalação do Microsoft Office 2010, ele verifica e exige a existência da Framework .NET. No caso de ela não existir ele dá um erro de instalação. Como provavelmente não temos essa Framework instalada e ele vai verificar um ficheiro chamado machine.config que tem informações específicações do nosso sistema, então temos de arranjar uma forma alternativa. Qual essa forma? Instalar o Mono que é um framework alternativa para o Ubuntu que também cria um ficheiro com esse mesmo nome e propósito.
Para tal, deve-se escrever o comando seguinte para instalar o Mono:
Depois disto, precisa de criar uma pasta no local da framework. Para tal escreva o comando seguinte:
E por fim copie então o ficheiro para a tal pasta que criou com este comando:
Atenção neste ponto que se se crie um novo ambiente para ter 32Bits e 64Bits ao mesmo tempo, tal como quando referi acima para procurar no Google, então nesse caso este comando acima poderá varirar um pouco. Caso esteja a seguir à risca este artigo, é só copiar colar todos os comandos.
Instalação do Office2010
Depois isto já pode instalar o Office 2010 sem qualquer inconveniente! Em princípio só precisará de dar duplo clique no setup.exe. No entanto, caso haja algum problema, execute pelo terminal com as flags de 32bits. Escrevendo primeiro este comando:
E depois este comando abaixo, em que deverá substituir "local_do_ficheiro_setup.exe" pela localização do ficheiro setup.exe:
Alternativa2
Igual à Alternativa 1, mas condensada. Atenção ela apaga todas as aplicações que se instalou através do Wine. Esta alternativa exige a instalação do repositório Medibuntu. Basta copiar colar tudo de uma só vez:
rm -rf ~/.wine
export WINEARCH=win32
wineboot --update
mkdir ~/.wine/drive_c/windows/Microsoft.NET/Framework/v2.0.50727/CONFIG
cp /etc/mono/2.0/machine.config ~/.wine/drive_c/windows/Microsoft.NET/Framework/v2.0.50727/CONFIG/machine.config
Alternativa3:
Utilizar o PlayOnLinux que pode ser instalado através deste procedimento:
E depois basta seguir o simplicíssimo procedimento de instalação do Office via PlayOnLinux:
Outros pormenores:
O Word 2010 e o Excel 2010 funcionam excecionalmente bem! Já no caso do Microsoft PowerPoint 2010, este não arrancava, ao que foi necessário adicionar uma DLL nativa chamada "riched20" através do WineTricks.