Foi este tutorial que eu encontrei numa pesquisa do google e me deu a conhecer a vossa comunidade
Graças a ele eu não desisti do Linux... um tutorial passo a passo, como todo o tutorial deve ser, mas que nem sempre o são.
Não o consegui seguir á risca porque o meu computador tem 2 windows instalados e 4 partições criadas.
Partições originais:
- partição de recuperação.
- partição C: windows x86.
- partição D: windows x64.
- partição E: Dados.
Para poder criar as partições do Ubuntu optei por:
- apagar a partição do C: windows x86, que já não usava, pois o windows por defeito era o D: windows x64.
- apagar a partição E: dados.
Agora que fiquei com 2 partições primária e só posso criar mais 2, optei por:
- criar a partição ubuntu Raiz (primária).
- partição ubuntu Swap/Home, com duas unidades lógicas:
-> partição SWAP.
-> partição Home.
Entretanto prossegui com a instalação, segundo o tutorial, com algumas diferenças de ecrãs...
Quando reeniciei o computador tive a 1ª surpresa... o windows desapareceu da opção de arranque e aparece um menu do ubuntu para escolher como quero iniciar o ubuntu.
Depois de efectuar login no ubuntu a 2ª surpresa... sem ter feito absolutamente nada, deu erro de sistema, mas desta vez consegui enviar o erro ao contrário do que acontecia na anterior instalação.
Instalei o pack multimedia e a seguir actualizei e até agora não deu mais nenhum erro...
Pelo Ubuntu tenho acesso á partição D: Windows x64 e agora como resolvo o problema do Windows não aparecer no boot como opção de arranque?
Obrigado a todos pela disponibilidade