Eu, como adoro o Facebook e o Mark, gostei muito desta notícia:
IPO do Facebook vira piada em Wall Street
Sabe quando algo ruim acontece e alguém libera aquela velha frase: “Um dia vamos rir juntos disso”! Parece que os agentes de mercado em Wall Street disseram isso no início da semana e, após vários problemas que seguiram a oferta pública de ações (IPO) do Facebook (FB), a rede social virou piada – e gíria.
Segundo o blog Deal Book, do The New York Times, quando alguma operação de compra e venda de ações dá errado e alguém perde dinheiro, a moda agora é dizer “Você foi Zuck-ed!” em alusão a Mark Zuckerberg, ou “Facebook-ed”. Não há uma tradução específica, mas seria algo como “pego pelo Facebook”, ou “pego pelo Zuck”.
Como lembra o site, a rede social não é a primeira a virar verbo. Afinal, quem nunca respondeu para um amigo que pergunta algo difícil: “dá uma googlada”, em alusão ao site de busca Google.
Especificamente em Wall Street, perto do estouro da bolha.com, outro nome virou gíria, conforme lembra o Deal Book. Na ocasião, o analista Henry Blodget ficou conhecido por colocar preço-alvo muito alto em ações de tecnologia, puxando o preço dos papéis para cima. Na época, a expressão da moda era “Blodget-ing uma ação”. (Via
Info)
O que tenho para dizer? Bem, o Facebook tá aí, mas logo logo vai cair, simplesmente porque redes sociais são assim: são bombas por um tempo e logo depois cai. Quem não lembra do MySpace? Mark acha que é o todo poderoso e nunca vai cair. Vamos combinar: ele não é o Steve Jobs. Steve sim se achava o todo poderoso, fazia todo mundo achar e trazia inovação e coisas que todo mundo desejaria. Mas o Mark é o quê? Um cara que ficou rico graças a uma ideia e é todo badalado porque tem um filme com a sua "vida". Felizmente já podemos ver que muita gente tem a mão na consciência e não está dando bola para o Facebook. E isso, o Mark não previa. Mas eu curto isso. Ah, eu curto.