Ativista Richard Stallman diz que patentes são armas das empresas contra o consumidor
“Grandes corporações possuem milhares de registros. Os advogados descobrirão que muitas ideias usadas no software pertencem à companhia e ameaçarão processar o desenvolvedor”, comenta.
O discurso sobre o tema foi além da área de tecnologia. O ativista diz que as patentes são prejudiciais também na área médica e que pessoas morrem em países pobres porque os profissionais não podem pagar pelo uso de alguns recursos. “Tudo que tira o poder do Estado e transfere aos negócios é nocivo para a sociedade e à democracia”, comenta.
Stallman finalizou o evento dizendo que a comunidade geek precisa pensar em uma solução completa para combater o uso de patentes no desenvolvimento de software. “Algumas pessoas pensam apenas em ideias parciais. Um país sem patentes é um local mais seguro”, afirma.
Steve Jobs
O ativista também é conhecido por suas frases polêmicas. Em 2011, Stallman divulgou uma nota em seu site logo após a Apple anunciar a morte do empresário Steve Jobs dizendo que “ninguém merece a morte. Nem Jobs, nem Bill Gates ou mesmo outras pessoas culpadas por fazer mal. Mas merecemos o fim da influência maligna de Steve Jobs na computação”.
Fonte: info