Tons de Cinza
Neste tutorial, vou apresentar como se pode facilmente produzir algo como foi apresentado no deskmod com o nome de Tons de Cinza.
Bom, antes de poder começar a personalizar, terá de ter presente o Ambiente Gráfico Lubuntu, seja por ter o Lubuntu 12.04, ou então como eu tenho, o Lubuntu instalado por cima do Ubuntu 12.04. Para este último, terá de executar o seguinte comando:
1. Instalação de requisitos
Depois de instalado o Ambiente Gráfico Lubuntu, deverá ter algo como isto:
Então agora vá a Menu→Acessórios, abra o LXTerminal e digite o seguinte comando:
xcompmgr
- Simples e leve gestor de composição gráfica.
- Uma dock é uma interface gráfica que normalmente apresenta funcionalidades para abertura e gestão de aplicações e, por vezes, funcionalidades variadas para controlo de serviços, nomeadamente de e-mail, calendário, meteorologia, entre outras. Actualmente existem várias docks que o utilizador pode instalar no Ubuntu e uma delas, que tem tido um crescimento bastante grande é o AWN (Avant Window Navigator). As funcionalidades que esta aplicação tem recebido são imensas e por isso merece ser referenciada e aconselhada como uma das melhores. Por isso, se quer ter ou experimentar esta excelente aplicação que é AWN... (mais info →)
- Adiciona alguns extras à dock instalada.
- O Conky é um software livre que mostra as informações do sistema de uma forma completamente personalizável. Permite mostrar a utilização do disco, da memória, do processador, apresentar as horas, a música que se está a ouvir, e-mails e muito mais. (mais info →)
- Adiciona alguns extras ao conky.
2. Configuração do Ambiente
Antes de fazer a personalização com aplicações dos temas (mencionados na partilha do deskmod), tem de especificar ao Ambiente Lubuntu que o Compositor (xcompmgr) e a Dock (avant-window-navigator) têm de arrancar com o Sistema Operativo. Então para tal, abra o LXTerminal e digite o seguinte comando:
Depois de digitar a sua senha, verá que uma janela do Leafpad com o seguinte conteúdo:
- Código: Selecionar todos
@lxpanel --profile Lubuntu
@xscreensaver -no-splash
@xfce4-power-manager
@pcmanfm --desktop --profile lubuntu
@/usr/lib/policykit-1-gnome/polkit-gnome-authentication-agent-1
Ao qual iremos editar e acrescentar de modo a ficar assim:
- Código: Selecionar todos
@lxpanel --profile Lubuntu
@xscreensaver -no-splash
@xfce4-power-manager
@pcmanfm --desktop --profile lubuntu
@/usr/lib/policykit-1-gnome/polkit-gnome-authentication-agent-1
@xcompmgr
@avant-window-navigator
Agora, clique com o botão direito do mouse sobre o painel e seleccione a opção Definições do painel.
Na janela que surge, altere a posição para Superior.
Depois das alterações estarem concluídas, reinicie o seu computador, para ver as alterações realizadas surgirem no próximo arranque, isto é, compositor e dock. Quando voltar a entrar no Lubuntu, verá algo assim:
3. Personalização
Agora que já tem o Ambiente Lubuntu configurado, chega a vez de personalizar todo o aspecto. Para tal, primeiro terá de descarregar os pacotes dos temas indicado aqui. De seguida, quando descarregar e descomprimir os pacotes dos temas GTK e Openbox, terá de os colocar na pasta /usr/share/themes. Para tal abra o PCManFM na localização actual dos temas e outro PCManFM (desta vez com requisito de root) por intermédio do LXTerminal através do comando:
Ficando a ver algo assim:
Copie e cole os temas para a janela aberta com requisitos de root.
Agora dirija-se a Menu→Preferências→Personalizar aparência e comportamento, para escolher os temas GTK, ícones e Openbox.
Verá que surge uma janela como esta:
Como pode ver nas abas, existem muitas opções de personalização no Ambiente Lubuntu/LXDE, sendo que as que nos vão interessar (neste tutorial) a: Widget, Tema de ícones e Contornos da janela. Clique em cada uma das imagens, para ver o que precisa de modificar em cada aba.
Finalizada a personalização de temas, verá que nem todas as alterações foram aplicadas correctamente, ficando com algo ao género da imagem que se segue. Não se preocupe com o aspecto agora, pois para algumas alterações surtirem efeito, necessitam que reinicie o PC.
Vamos agora alterar a imagem de fundo. Algo que recomendo é que faça a alteração do tamanho de imagem de acordo com a resolução do seu ecrã, para que possa ter um maior controlo depois quando for aplicar o conky. Caso pretenda uma solução mais genérica, aplique o fundo da seguinte forma:
Agora retornamos ao painel, vamos novamente a Definições de painel e fazemos as alterações que indico nas imagens:
Por último, vamos personalizar a dock. Para tal, clique com o direito do mouse e seleccione a opção Preferências da dock. Depois é só seguir as indicações nas imagens:
Nota: Em Themes, antes de aplicar as cores que indico, coloque e tire o visto no campo Use Gtk theme colors, embora esta acção não aplique correctamente um tema coincidente com o tema actual, mas dá uma ajuda para não ter de mudar os restantes valores. Bastando apenas mudar aqueles que indico.
4. Conky
Depois de terminados todos os pontos anteriores, copie o código do conky no tópico onde partilhei o deskmod. Abra o LXTerminal e escreva o seguinte:
Depois cole o código na janela que aparecer. Salve as alterações mas não feche a janela. Volte ao LXTerminal, abra uma nova aba e digite:
Veja se o conky está a bater correctamente com os sulcos do wallpaper. Caso não esteja bem centrado, então verifique o valor do código na linha 69:
- Código: Selecionar todos
${voffset 236}
Altere este valor para um maior ou menor, de forma a conseguir acertar com o texto no ponto certo. Não se esqueça que, a cada alteração, terá de guardar o ficheiro, isso fará que o conky recarregue, daí estar a pedir ao utilizador para correr o conky através do terminal!
Se tudo correr bem, ficará com algo assim: