Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 19:29 Pesquisa avançada

Firefox 13 disponível!! Atualizem o vosso Ubuntu!!

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Firefox 13 disponível!! Atualizem o vosso Ubuntu!!

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 7 de Junho 2012, 17:16

O Firefox 13 já está disponível nos repositórios do Ubuntu. Atualizem para experimentar as novas funcionalidades do Firefox 13, nomeadamente uma muito interessante e esperada pelos utilizadores: o Smooth Scrolling! Basicamente o Smooth Scrolling é o rolar da página suave, sem ser em degraus. Vejam o vídeo mais abaixo sobre esta funcionalidade!

Navegador tem nova página home, na qual, além do motor de busca Google, oferece acesso direto aos downloads, extensões, histórico, entre outros

Embora o Google Chrome esteja reforçando sua quota de mercado e dispute com o Internet Explorer pela primeira posição, a competição entre os navegadores ainda está em aberto e o Firefox, que atualmente permanece em terceiro lugar, continua evoluindo para recuperar o terreno perdido.

Após pouco mais de um mês desde a chegada do Firefox 12, parece que chegou o momento para dar um salto para a próxima versão, e assim temos o Firefox 13 já disponível para download no site da Mozilla.

As novidades do Firefox 13 parecem estar focadas em melhorar a experiência do usuário. Para começar, inclui uma tela onde se pode ver uma grade com miniaturas das 9 páginas mais visitadas a cada vez que se for abrir uma nova aba, oferecendo acesso rápido para as páginas mais visitadas e, até certo ponto, lembra um pouco o recurso semelhante disponível no Google Chrome.
Por outro lado, o Firefox 13 inclui uma nova página home , na qual, além do motor de busca Google, oferece acesso direto aos downloads, extensões, histórico, sincronização do perfil, favoritos e até um boletim com notícias da Mozilla.

Além disso, a nova versão do Firefox possui ativada por padrão o protocolo SPDY com a ideia de melhorar o tempo de carregamento de páginas visitadas e, portanto, melhorar a experiência do usuário. Na verdade, com a ideia de garantir bons tempos de carga, o Firefox 13 também melhora o tempo de inicialização do aplicativo carregando apenas a aba inicial e não as demais abas que estiverem armazenadas para restauração.

Artigo Original

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Firefox 13 disponível!! Atualizem o vosso Ubuntu!!

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 7 de Junho 2012, 20:55

Boas Cláudio, obrigado pela partilha.

Devo dizer-te que deixei o Chrome e voltei definitivamente ao Firefox!

Experimentem este último Firefox 13!!! Está muito rápido e fluído! o.0 8|

E não é só isso, quer no Ubuntu, no CM 18 ou no Elementary, o Chrome estava a consumir, no minímo, 600 MB!!!! o.0 8| :cry:
Mas eu continuava a utilizá-lo, por causa de dois factores. A velocidade de navegação e o tradutor em tempo real.

Com a saída do Firefox 13, a velocidade já não é um problema!! Muito rápido!! E o tradutor, não é assim tão importante, para que eu ignore as diferenças de consumo!

O Chrome, com já escrevi acima, 600 MB, no minímo de consumo de RAM, o Firefox 13, 186,3 MB neste exacto momento!

Aconselho todos a experimentarem esta nova versão.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 7 de Junho 2012, 21:00

Miguel, tal como eu disse num outro tópico há uns dias atrás, não se assustem com o uso de muita memória! Só se devem preocupar se não tiver memória suficiente.

Caso contrário, a utilização de muita memória não afeta o rendimento do computador, até pelo contrário!! Caso seja uma utilização de memória inteligente, em que é materializado processamento para acelerar o sistema, só temos vantagens com isso mesmo! E acredito plenamente que esta utilização da memória por parte do Chrome é muito otimizada, aliás, é por isso que ele sempre foi muito rápido.

Digo isto pois, se repararem, caso utilize-se pouca memória significa que se tem de processar sempre muito para chegar ao mesmo objetivo (claro que isto é uma generalização muito grande, mas é assim que funciona). Por exemplo, vejamos uma analogia a esta problemática: no arranque do ubuntu, ele processa durante cerca de 30 segundos (tempo médio) as várias aplicações que serão abertas. Se repararem esse arranque é sempre igual, e apenas é modificado quando se instala novas aplicações/atualizações ou quando se muda de hardware. Ora uma boa política de melhoramento desse arranque será pegar em toda a memória aquando do login e materializá-la! Assim, quando iniciasse o computador, apenas teria de carregar a memória e não processar novamente e exatamente da mesma forma as várias aplicações.

Basicamente esta analogia é o funcionamento normal do hibernar! E como vêm traz vantagens! ;)

Agora sobre o Firefox, apenas não gostei do facto de soomth scrolling ainda ser um pouco lento. Por exemplo no Nautilus e no Gedit ele funciona mesmo bem, como nos MacOS; já no firefox nota-se que trava um pouco...
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 7 de Junho 2012, 21:10

Bem Cláudio, se o Chrome, com esse "carragamento" de memória adicional para melhorar a experinência de navegação batia o Firefox aos pontos, isso já não é verdade!

O Firefox, neste momento, está tão, ou mais rápido do que o Chrome, com menos 500 MB de peso no sistema.

Isto é sempre melhor, visto de qualquer ângulo!

Dou-te um exemplo, mesmo nos "Firefoxes" anteriores, eu utilizava-os sempre para ver vídeos no Youtube ou programs (jogos, filmes, etc) na Web.

Porquê?! Bem, o meu PC congelou (freeze) várias vezes aquando do uso do Chrome para o que referi acima! Tinha que desligar o PC no botão do Power!

Com o Firefox, desde o 10 que isso me aconteceu umas duas ou três vezes! E desde o Firefox 12 que não me acontece!

Fica aqui o testumunho das minhas experiências com ambos os navegadores, mas, cada caso é uma caso.

Uma coisas é certa, no meu PC, o Firefox 13 é tão ou mais rápido e fluído que o Chrome 19...

Até ver, o Firefox voltou a ser o meu Browser Padrão!

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 7 de Junho 2012, 21:15

Certo, isso é indiscutível! Se é tão rápido como o outro, mas utiliza 1/5 da memória, então é preferível, isso não haja dúvidas!

Só estava era a ressalvar esse ponto de que ter muita memória seja negativo. Não é negativo se for propositado. Agora o problema do uso de muita memória normalmente está é correlacionado com a fraca gestão de memória, nomeadamente do Unity, e isso normalmente significa utilizar muito processador para processar toda essa memória.

Agora no caso particular do Chrome, ele utiliza muita memória mas para materializar informação, nomeadamente guarda as informações de cada aba em processos independentes fazendo com que o escalonamento possa ser muito mais eficaz na aba que tenhamos aberta. Isso é uma gestão inteligente que apoio, apesar de utilizar muita memória.

Em todo caso, digo isto, mas não utilizo o Chrome e tento sempre claro gastar pouca memória. Só queria era tentar sensibilizar esta má ideia que temos sobre a memória que de facto que não é 100% real! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Sex, 8 de Junho 2012, 3:25

Estou usando o Firefox por preguiça de instalar o Chrome... :faceplam:

Mas ele está bem interessante nesta nova versão, o Firefox. Mas já estou tão habituado ao Chrome que não consigo mudar...
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 8 de Junho 2012, 3:47

No CM 18 ainda não está disponível nos repositórios, mas no Ubuntu e no no Elementary, já.

Mas isto está relacionado com a preparação da extensão Caixa Mágica Firefox Modifications para o Firefox 13.

Mais um dia ou dois e já deve estar disponível através de um Update.

Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Davysson Silva » Sex, 8 de Junho 2012, 5:00

o smoth scrolling fez uma enorme diferença, agora estou usando o arch linux junto com o firefox, e assim como o Miguel não tenho motivos para voltar pro chrome/ium.
Davysson Silva

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 8 de Junho 2012, 10:02

Bem, eu uso o Firefox/Opera normalmente e o Chrome(ium) quando é para lidar com o GMail e G+! Pois este último tem um uso abusivo de memória, e não é bem assim como o Cláudio refere, já que detetei que o Chrome(ium) mesmo ocupando mais memória não melhora em termos de velocidade e fluidez, pois a fraca gestão de memória, obriga o SO a fazer aquilo que o browser não está a fazer!

No Windows não é tão notório, mas como os Sistemas Linux têm um excelente gestor de memória que trabalha arduamente na otimização da sua utilização, daí acontecer aqueles "freezes" que o Miguel refere! Porquê? Porque o Chrome(ium) é aquele miúdo que chega a casa e começa a espalhar os conteúdos por todo o lado. O SO é aquela mãe que vai por trás a apanhar os conteúdos distribuídos e os arruma nos seus devidos lugares (claro está, nem todas as mães o fazem, como é o caso do Windows xD)!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor abdo » Sex, 8 de Junho 2012, 12:37

Gostei da jeitinho educado de chamar o windows de vadia
Luis Cardoso escreveu: O SO é aquela mãe que vai por trás a apanhar os conteúdos distribuídos e os arruma nos seus devidos lugares (claro está, nem todas as mães o fazem, como é o caso do Windows xD)!
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Próximo

Voltar para Notícias