Por Rodrigo Miguel
Eu sempre achei o Dash, o painel inicial do Unity, fantástico. Isso até conhecer o Synapse, um lançador semântico similar ao GNOME Do, que executa quase todas as funções do Dash, melhor e mais rápido. Faz tempo que nem vejo a cara do painel inicial, só o ícone, que fica grudado no Launcher - a barra lateral.
O Launcher, ou Lançador, melhorou no Ubuntu 12.04, mas está longe de ser perfeito. Por sorte, existem aplicativos como o Cairo-Dock, que agregam recursos e funcionalidades ao shell do Ubuntu. Porém, não vejo sentido em ter dois elementos na interface (uma barra lateral e um dock) fazendo quase a mesma coisa.
Após considerar possíveis prós e contras, resolvi configurar o Unity-2D para executar o shell apenas com o painel superior e assim poder utilizar o Synapse em conjunto com o Cairo-Dock, substituindo, respectivamente, o painel inicial e o Lançador.
Segue o procedimento necessário:
Tutorial válido para o Ubuntu 12.04 LTS (Precise Pangolin), interface 2D / Unity-2D (para o 11.10, ver o post Ubuntu 2D customizado ...). Não sei até onde o sistema é afetado pela falta dos recursos do Launcher e do Dash.
1. Fazer backup das configurações da sessão do Ubuntu 2D. No Terminal, execute:
2. Modificar as configurações da sessão do Ubuntu 2D:
Substituir o conteúdo original por este:
[GNOME Session]
Name=Ubuntu 2D
RequiredComponents=gnome-settings-daemon;
RequiredProviders=windowmanager;panel;
#shell;
DefaultProvider-windowmanager=metacity
DefaultProvider-panel=unity-2d-panel
#DefaultProvider-shell=unity-2d-shell
DesktopName=Unity
Salvar e fechar o arquivo.
3. Instalar o Synapse e o Cairo-Dock:
Não vou entrar em detalhes sobre a configuração e utilização do Synapse e do Cairo-Dock. Recomendo apenas executá-los e configurá-los para inicio automático com o sistema, antes de reiniciar a sessão ou o computador. (Funcionalidade configurável nas Preferências do Synapse e no menu de contexto do Cairo-Dock.)
Após fazer os devidos ajustes e personalizações, obtive este resultado:
Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins o agradece sua preferência, volte sempre!
ORIGEM CRIACIONAL: Linux Like