Escrito por Cleiton Lima
A notícia da reunião de membros de diversas distros Linux há algum tempo deixou todo mundo animado: todos decidiram trabalhar numa Central de Programas unificada, baseada na interface criada pela Canonical para o aplicativo homônimo no Ubuntu e no PackageKit. A felicidade foi se transformando em tristeza a partir do momento que a conversa esfriou e ninguém nunca mais ouviu falar do aplicativo.
Pois foi quando eu passava pelo site de notícias do openSUSE que eu vi uma notícia e tanto: o Appstream não só está vivo, como há um desenvolvedor trabalhando nele durante o GSoC 2012. O alemão Matthias Klumpp, mantenedor dos pacotes do PackageKit no Debian, está trabalhando pelo openSUSE no GSoC 2012 e se dedicando a desenvolver o aplicativo.
E as novidades já são boas. Houve uma série de melhorias na inicialização do aplicativo e em funções gerais, para as quais foi preciso mexer na própria API do PackageKit e, por enquanto, apenas os backends Aptcc, Zif e Yum estão compatíveis com as mudanças, mas ele espera que os desenvolvedores dos outros backends também atualizem seus trabalhos.
Atualmente ele trabalha na implementação de uma função de histórico para o aplicativo e, após isso, irá focar em melhorias relativas ao funcionamento do aplicativo no Ubuntu.
Se você for um usuário Fedora, Debian ou Ubuntu, pode baixar o código do Appstream daqui e compilá-lo. Mas será necessário a versão em desenvolvimento do PackageKit, que pode ser baixada e compilada daqui.
Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins o agradece sua preferência, volte sempre!
ORIGEM CRIACIONAL: Espaço Liberdade