Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 21:29 Pesquisa avançada

Valve cria blog para divulgar o Steam para Linux

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Valve cria blog para divulgar o Steam para Linux

Mensagempor Bitetti » Ter, 17 de Julho 2012, 12:38

Artigo original http://www.hardware.com.br/noticias/2012-07/valve-steam-linux-oficial.html
por: Marcos Elias Picão

Pela primeira vez a Valve falou oficialmente sobre o port do Steam e dos seus jogos para Linux: foi criado um blog especial para a plataforma, onde todos os assuntos relacionados serão publicados daqui para frente.

Rumores de um Steam no Linux circulam na internet por vários anos. A Valve suporta servidores Linux para alguns jogos baseados no Source, mas apenas no lado do servidor (a máquina que hospeda as partidas online). Todos os clientes até então sempre rodaram tradicionalmente no Windows, com alguns ports para Mac aparecendo em 2010. Agora está chegando a vez do Linux: o cliente do Steam e o Left 4 Dead 2 já foram portados. Ainda não estão prontos para o público, mas são funcionais.

Imagem

O desenvolvimento está sendo feito com base no Ubuntu, uma das distros mais populares. Durante a fase inicial a ideia de suportar uma única distro faz mais sentido tecnicamente, afinal é bem mais simples testar e garantir que o jogo rodará sem problemas numa base só, dada a grande diversidade de pacotes e versões de bibliotecas entre diversas distros. Mas longe de querer suportar exclusivamente o Ubuntu. O Steam e os jogos (pelo menos os da Valve) deverão rodar em outras distros atuais também, mas a dedicação a elas será deixada para depois.

Por enquanto os engenheiros estão otimizando o L4D2 para rodar com desempenho comparável ao do Windows, além de terminar todas as funcionalidades do cliente Steam em si. Posteriormente irão portar outros jogos da Valve.

Numa questão de tempo (e sorte?) provavelmente outras empresas também começarão a olhar para o Linux, aproveitando a famosa rede de distribuição do Steam. Não há garantias quanto a isso, mas seria o ritmo natural, mesmo que a passos lentos.

É bom lembrar que mesmo para Mac ainda não há tantos títulos dos "grandões" com gráficos exigentes como há para Windows, embora a quantidade de jogos tenha ganhado bastante visibilidade depois do Steam e da App Store. A vinda da plataforma e alguns jogos da Valve, por si só, não significa que o Linux ganhará muitos jogos de uma hora para outra. É um ganho a médio-longo prazo :)
Bitetti

Re: Valve cria blog para divulgar o Steam para Linux

Mensagempor Bitetti » Ter, 17 de Julho 2012, 12:41

:yeah: pra mim é uma noticia, além de orgasmática, um verdadeiro tapa na cara do povo que me criticou por usar Linux como plataforma de desenvolvimento de jogos (toma aki seus - de 2% seus mané)!
Bitetti

Mensagempor Ron Alon » Ter, 17 de Julho 2012, 16:56

Ótima notícia. Mas pra mim, não influencia em nada. Eu não jogo...

Agora que isso vai influenciar muito o Linux em si, vai mesmo. É só o começo, mas em breve, vai ter uma grande migração para o Ubuntu.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 25 de Julho 2012, 23:37

Esse será o verdadeiro ponto de viragem. O maior ponto de viragem a par com o nascimento do Ubuntu. A partir deste momento, caso a performance seja melhor, o Ubuntu será predileto para os fãs da Valve (eu não jogo mas sou um enorme fã desta empresa pelo SUPER half Life 2 que fizeram, que funcionava com excelentes gráficos mesmo em placas de vídeo fracas).

A Valve e a EA a entrarem assim concorrentemente no mundo Linux será sem dúvida algo completamente imprevisível, mas certamente para algo positivo! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Renato Santos » Qui, 26 de Julho 2012, 0:37

Eu jogo bastante no windows e compro a maioria dos jogos no Steam (99% foram jogos em promoção). Acho isso muito bom. Mas é preciso levar algo em consideração: os drivers das placas de vídeo para o Linux. As empresas devem ficar com o pé atrás por conta disso. Já que o suporte da nvidia não é lá essas coisas para os usuários do Linux. A AMD não sei como está, já que uso o driver open source. Acho que deveríam fazer testes com drivers open source e os proprietários. :OK:
Renato Santos

Mensagempor larissartemis » Qui, 26 de Julho 2012, 2:39

Só conheço um steam de jogos para Linux, a Desura. A chegada da EA e da Valve vão estimular a produção de jogos e, em breve, não haverá mais desculpas para os gamers não usarem Linux :D Essa é uma excelente notícia, não porque assim o Ubuntu passa a atingir um público maior, como porque trará jogos novos e eu adoro jogar :)
--
larissartemis
larissartemis

Mensagempor Ron Alon » Qui, 26 de Julho 2012, 3:40

E se a Nvidia e as outras não fizerem algo, vai ter um FUCK YOU, NVIDIA/AMD/ETC generalizado! :D
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 26 de Julho 2012, 9:18

ron » 26 Jul 2012, 03:40 escreveu:E se a Nvidia e as outras não fizerem algo, vai ter um F*CK YOU, NVIDIA/AMD/ETC generalizado! :D

Será que com o abandono do X e a adoção do Wayland a coisa fique como deve ser? Ao que parece os drivers Open Source já estão adaptados para este novo.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 26 de Julho 2012, 10:27

Eu tenho um certo receio do peso que o Wayland vai implicar nos jogos. Tal como o próprio Unity também poderá implicar peso excessivo e desnecessário. Mas vamos ver o que o futuro nos diz! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 26 de Julho 2012, 10:57

Claudio Novais » 26 Jul 2012, 10:27 escreveu:Eu tenho um certo receio do peso que o Wayland vai implicar nos jogos. Tal como o próprio Unity também poderá implicar peso excessivo e desnecessário. Mas vamos ver o que o futuro nos diz! ;)

Supostamente o Wayland vem para aligeirar o peso que o X já apresenta, pois neste último já se anda a abusar muito no rendering 3D em cima de uma plataforma 2D! Basicamente o Wayland vem para impor o 3D sem andar com as miudezas atrás!

Atualmente com o X temos o seguinte funcionamento: arranque em 2D → processamento 3D para os efeitos, sombras, etc... → sobreposição das diferentes camadas em 2D!

Com o Wayland pretende-se o seguinte funcionamento: arranque em 3D → processamento 3D para os efeitos, sombras, etc...

Basicamente com o X andamos de 2D para 3D e de volta para 2D, pois o princípio básico de funcionamento reside no 2D. Apenas com os "addons" é que este trabalha em 3D, para depois regressar à base!
Eu já trabalhei com o OpenGL e se trabalharmos em ambiente isolado do X, então vemos que um simples cubo fica mais perfeito que o criado pelo Compiz para o efeito de Cubo 3D, simplesmente porque faz uso do X.

Mas a Canonical já indicou que quando aplicar o Wayland, irá manter o X, para aqueles computadores que não suportarem as versões mais recentes do OpenGL.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Notícias