Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 22:10 Pesquisa avançada

Não consigo acessar minha área de trabalho.

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Não consigo acessar minha área de trabalho.

Mensagempor edergobbi » Seg, 23 de Julho 2012, 15:40

Bom dia pessoal.

Não consigo acessar minha área de trabalho, sou admin do sistema, alterei a senha pelo ambiente gráfico e não consegui mais entrar, então alterei pelo shell e ainda não entra. A senha está certa, se eu digito a senha errada dá mensagem de erro. Se eu digito a senha certa, ele passa, escurece a tela e volta pro login.

E não consigo acessar minha pasta por outro usuario mesmo admin pq criptografei minha pasta de ususario, pelo outro usuario soh aparece o atalho pra decryptar, mas tbem naum consegui fazer isso.

Alguma ideia povo? Ubuntu 12.04. Socorro, minha vida ta toda ali..

Thansk
edergobbi

Re: Não consigo acessar minha área de trabalho.

Mensagempor Exploit » Seg, 23 de Julho 2012, 17:55

não funciona se voltar a mesma senha anterior?
Exploit

Mensagempor larissartemis » Seg, 23 de Julho 2012, 19:38

A sua conta estava configurada pra ter a senha expirada depois de um certo prazo? Se for isso, mesmo que a senha esteja certa, você não vai conseguir logar, mas deveria aparecer uma mensagem dizendo isso...
--
larissartemis
larissartemis

Mensagempor edergobbi » Seg, 23 de Julho 2012, 21:20

Infelizmente não deu certo voltando a senha anterior.
E não estava configurado pra expirar não?

Voltei a senha anterior, tento logar, passa pela senha e qundo "vai entrar na minha conta" ele faz o barulinho da tela de login e volta pra tela de login.. :(
edergobbi

Mensagempor edergobbi » Seg, 23 de Julho 2012, 21:21

Tentei acessar com outro usuario administrador mas naum acessa minha pasta privada, na past soh tem um arquivo "Acces yout private data.desktop".

tentei usar ecryptfs-mount-private mas naum dah certo..

Socorro..
edergobbi

Mensagempor larissartemis » Seg, 23 de Julho 2012, 22:47

Já tentou o ecryptfs-recover-private?
--
larissartemis
larissartemis

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 24 de Julho 2012, 9:44

Olá,
Se for pela Shell ([ctrl]+[alt]+[f1]) conseguiu aceder à sua área? Em caso afirmativo, então poderá haver um problema qualquer com as bibliotecas gráficas...
Mas mesmo assim, poderá recuperar os seus dados fazendo uso dos passos que vou indicar:
  1. Pegue num segundo computador, para poder fazer o backup da informação;
  2. Siga os passos deste comentário http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?p=17356#p17356 nos dois computadores (o servidor será aquele que está com problemas; o cliente será aquele que irá receber o backup dos seus dados/ficheiros);
  3. No seu computador que vai receber o backup, use o Filezilla ou o Gestor de Ficheiros (Nautilus, Dolphin, PCManFM, etc...) para aceder aos seus dados.

Em princípio, se o Sistema quando arranca em modo gráfico e depois do login, volta para a janela de login, revela falha no arranque do Ambiente Gráfico. Visto que indicou que tinha dados sensíveis, foi por isso que indiquei o método SFTP para fazer a recuperação dos seus dados, pois não requer interação com o ambiente gráfico do lado do PC que está a fazer de servidor! Depois de recuperados os seus dados/ficheiros, passe então à recuperação do Ambiente Gráfico. Veja os logs do sistema, para ver se descobre o porquê do DE estar a ir abaixo no seu utilizador!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 24 de Julho 2012, 11:19

Eu parece-me que isto de inserir a senha e voltar ao login ocorre uma vez que não está a conseguir aceder aos dados da partição que está encriptada. Claro que pode haver muitos outros problemas, mas eu apostava nessa problemática.

Nesse sentido, e uma vez que trocar a senha para a senha original não resolve (tal como o Exploit sugeriu), creio que o melhor mesmo é fazer o que a Larissa Artemis referiu. Para utilizar o ecryptfs-recover-private veja este artigo em inglês:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor edergobbi » Ter, 24 de Julho 2012, 12:54

Então pessoal, valeu.

Seguinte a partir de outro usuário segui as instruções e o resultado foi:

nanagobbi@Eder-Casa:~$ sudo ecryptfs-recover-private
[sudo] password for nanagobbi:
INFO: Searching for encrypted private directories (this might take a while)...
INFO: Hint: click 'Places' and select your hard disk, then run this again.
ERROR: No private directories found; make sure that your root filesystem is mounted.
nanagobbi@Eder-Casa:

Antes de recorrer a esta ajuda, segui uns passos na internetonde mandava eu copiar meu usuario pra outra pasta, desmontar com ecryptfs-umount e depois restaurar a localização da pasta.. Mas eu teria que deletar um arquivo /home/.ecryptfs (se não me engano)

Enfim, não consegui gente.. Não consigo acessar as pastas do meu usuario, mas consigo logar no meu usuario via shell...
edergobbi

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 24 de Julho 2012, 14:28

edergobbi » 24 Jul 2012, 12:54 escreveu:Então pessoal, valeu.

Seguinte a partir de outro usuário segui as instruções e o resultado foi:

nanagobbi@Eder-Casa:~$ sudo ecryptfs-recover-private
[sudo] password for nanagobbi:
INFO: Searching for encrypted private directories (this might take a while)...
INFO: Hint: click 'Places' and select your hard disk, then run this again.
ERROR: No private directories found; make sure that your root filesystem is mounted.
nanagobbi@Eder-Casa:

Antes de recorrer a esta ajuda, segui uns passos na internetonde mandava eu copiar meu usuario pra outra pasta, desmontar com ecryptfs-umount e depois restaurar a localização da pasta.. Mas eu teria que deletar um arquivo /home/.ecryptfs (se não me engano)

Enfim, não consegui gente.. Não consigo acessar as pastas do meu usuario, mas consigo logar no meu usuario via shell...

Mas nem mesmo via shell consegue aceder à sua pasta?

Entrando via shell, faça ls para ver se tem ficheiros na sua diretoria e se tiver um ficheiro de texto, experimente abrir com o nano a ver se dá!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Tópicos Similares:

Voltar para Questões gerais