Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 18:36 Pesquisa avançada

ACTA tornou-se CETA? (Canada-EU Trade Agreement)

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

ACTA tornou-se CETA? (Canada-EU Trade Agreement)

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 25 de Julho 2012, 13:05

Os grupos de defesa das liberdades civis digitais, dizem que sim. Os políticos contestam a ideia.

Vários grupos de defesa de liberdades civis digitais alertaram na terça-feira para novo um acordo comercial – Canada-EU Trade Agreement (CETA) – em preparação pela a União Europeia e o Canadá: consideram tratar-se de uma tentativa de fazer vigorar o controverso acordo comercial internacional anti-pirataria ACTA, pela porta dos fundos.

Documentos a que acederam as referidas organizações mostram, alegadamente, uma parte do texto do novo tratado referente a direitos de propriedade intelectual, quase idêntica à do ACTA. Além disso, o CETA é muito pouco conhecido e está a ser debatido a portas fechadas – como semelhanças ao processo do ACTA.

Jérémie Zimmermann, co-fundador do La Quadrature du Net, em comunicado escreveu:As partes piores e mais prejudiciais para as nossas liberdades online são, palavra por palavra, noo ACTA e no CETA. Este truque para trazer de volta ACTA pela porta dos fundos está em linha com a declaração do comissário para o comércio De Gucht, após a votação em 4 de Julho, que ele não tem qualquer consideração para os cidadãos e para o Parlamento. É apenas uma cão de estimação dos grupos de lobby dos direitos autorais. O CETA deve ser combatido e derrotado, assim como o ACTA

Uma das líderes do Parlamento Europeu, a deputada Marietje Schaake, contesta. “Estou preocupada com alguns dos e-mails alarmistas que tenho recebido já”, diz a holandesa, membro do grupo parlamentar Alliance of Liberals and Democrats for Europe (ALDE). “Este acordo, embora o texto seja realmente uma cópia do acordo ACTA, não é uma tentativa evasiva da Comissão, uma vez que o actual projecto foi elaborado antes do ACTA ser reprovado. Na altura, a Comissão previa que iria ACTA ser aprovada”.

Mesmo o fundador do Partido Pirata, Rick Falkvinge, um opositor do ACTA, também apontou no seu blog que o CETA foi elaborado muito antes de o Parlamento Europeu votar contra o referido acordo. A Comissão considerou que o ACTA seria carimbado, disse.

“Isso foi mais do que uma suposição razoável da Comissão Europeia em Fevereiro de 2012; foi de acordo com as minhas expectativas “, acrescentou Falkvinge.

CETA ainda está nas etapas iniciais da sua elaboração e não será submetida ao Parlamento Europeu até o início de 2014. O texto conhecido esta semana, data de Fevereiro. Depois disso terá havido as habituais verificações legais e revisões de texto.

“É muito cedo para dizer se este é um novo ACTA. Se a Comissão for sensata, deverá modificar o capítulo antes de o apresentar no Parlamento, ou então não vejo nenhuma razão para não se levantarem outra vez as mesmas preocupações”, considerou Schaake. Neste sentido, o facto de os dois acordos serem tão semelhantes pode ser interpretadas como uma boa notícia para os adversários dos mesmos.

Artigo Original:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: ACTA tornou-se CETA? (Canada-EU Trade Agreement)

Mensagempor Ron Alon » Qua, 25 de Julho 2012, 13:31

DE NOVO NÃO! D:
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 25 de Julho 2012, 13:40

Não compreendo porquê que teimam em continuar a fazer isto. Este tipo de atitudes deviam ser punidas. Tentar criar leis contra tudo e contra todos até que elas se apliquem (sabe-se lá a que custo) deviam ter limites.

Isto vai contra a liberdade de expressão, por isso, porque continuam a fazer o mesmo?! :roll:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 25 de Julho 2012, 14:09

Claudio Novais » 25 Jul 2012, 13:40 escreveu:Não compreendo porquê que teimam em continuar a fazer isto. Este tipo de atitudes deviam ser punidas. Tentar criar leis contra tudo e contra todos até que elas se apliquem (sabe-se lá a que custo) deviam ter limites.

Isto vai contra a liberdade de expressão, por isso, porque continuam a fazer o mesmo?! :roll:

Porque as "empresas" insistem em pressionar certos e determinados elementos! Se é que me entendem :roll:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor nuno_nunes » Sáb, 28 de Julho 2012, 18:01

Por este andar a net esta toda bloqueada para todos :S
nuno_nunes

Voltar para Notícias