Os documentos apresentados esta quinta-feira ante as autoridades reguladoras indicaram que a Apple pagou US$ 8 por ação pela AuthenTec, firma com sede na Flórida (sudeste), criada em 1998.
Entre os clientes da AuthenTec está a principal concorrente da Apple, a Samsung, assim como outras empresas tecnológicas como Alcatel-Lucent, Cisco, Fujitsu e Hewlett-Packard.
Os dispositivos de segurança "protegem as pessoas e organizações através de redes seguras, proteção e conteúdo de dados, controle de acesso e reconhecimento de impressões digitais em computadores de escritórios e dispositivos móveis", segundo o site da AuthenTec.
A empresa vendeu mais de 100 milhões de sensores de digitais e dispositivos eletrônicos portáteis, incluindo 15 milhões de telefones celulares. A iniciativa chega em meio a preocupações no mundo da informática ante possíveis ataques de hackers a dispositivos móveis, especialmente os aparelhos da Apple e os que funcionam com o sistema operacional Android, do Google.
A aquisição foi anunciada poucas horas depois de a Apple afirmar na quinta-feira de seus dispositivos de segurança em uma intervenção sem precedentes na conferência Black Hat em Las Vegas, Estados Unidos. Durante uma hora, o diretor da plataforma de programas de segurança da Apple, Dallas De Atley, explicou o processo de criptografia e outras características de proteção incorporadas aos populares iPhone, iPod e iPad.