Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 19:37 Pesquisa avançada

Faça sua escolha: Liberdade ou modernidade?

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Faça sua escolha: Liberdade ou modernidade?

Mensagempor Luciano Fernandes » Qua, 1 de Agosto 2012, 13:50

Bom dia! Desejo que todas(os) estejam bem :!: :OK:

Por: Vinícius Vieira

Hoje, nos principais sites e blogs do mundo sobre Linux e Software Livre, foram publicadas matérias a respeito de um post que Richard Stallman, o “pai” da Free Software Fundation (Fundação do Software Livre) e maior defensor da liberdade do software, publicou.

Com o título “Jogos não livres para GNU/Linux: bom ou ruim?” (tradução livre), o artigo aborda a preocupação que Richard Stallman tem com relação a vinda de jogos famosos para o “ecossistema Linux”, tendo em vista que os fabricantes e desenvolvedores destes games não irão abrir os códigos fontes dos mesmos para os tornar livres.

Estes games rodarão nativamente em ambientes Linux, porém serão pagos e, no caso da Valve, o Steam, que é a plataforma em que os games rodam, continuará sendo de propriedade dela, assim como os outros games de outras empresas que, apesar de rodarem em Linux, terão seus códigos fechados e serão licenciados por copyright.

Stallman chamou esse esforço de “antiético”, apesar de confirmar que isso tudo pode incentivar outros usuários destes games a saírem do Windows e virem para o Linux. Ele ainda completa dizendo: “o que esses jogos ensinam para as pessoas da nossa comunidade?”

Após ler este texto e veio a imagem do filme Matrix, onde Morfeu oferece a Neo duas pílulas: em uma delas Neo seria ria “liberto” da matrix e na outra ele se esqueceria de tudo que viu.

Mas o que tem isso haver com o artigo de Stallman?

Estamos vivenciando um momento ímpar onde o GNU/Linux nunca foi tão difundido, usado e comentado. Não preciso nem citar as grandes empresas, governos, entidades e pessoas públicas que tem levantado a bandeira do Linux. Porém, mesmo com todos estes avanços (e aqui cabe citar o Ubuntu, que é a distro mais popular e mais bem aceita entre os novos usuários, e o Android, que apesar de ser acusado de possuir firmwares proprietários em seus códigos, tem levado o Linux a lugares nunca antes pensados), algumas vezes parece que não queremos estar preparados para crescer.

Quer ver um exemplo? Uma vez eu fui a cidade de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul. Ela é uma das maiores cidades do estado, porém não foi projetada para tal. Logo, apesar do seu crescimento astronômico e do desenvolvimento que chegou aquele lugar, algumas coisas ainda são bem características de “cidade pequena”, como as ruas estreitas e calçamento de paralelepípedo em boa parte da cidade (me perdoem os gaúchos, mas foi essa a impressão que eu tive).

Trazendo isso pra nossa realidade, eu vejo que o Linux tem potencial pra tranquilamente ultrapassar o Windows nas áreas que o mesmo ainda domina, como por exemplo, os desktops, mas não basta potencial. Existem outros fatores importantes como coesão e visão, que faltam no mundo Linux.

Falta coesão pois não somos unidos como um todo. Somos unidos nas nossas “sub-comunidades”, ou seja, se eu uso Ubuntu vou ser unido com quem usa Ubuntu, se uso Fedora vou ser unido com que usa Fedora. Isso, de certa forma é óbvio e normal, porém o que não pode acontecer é: se eu uso Fedora, vou me juntar aos outros que usam Fedora pra falar mal do Ubuntu, ou de quem usa ele. Você tem o direito de usar a distro, ou o SO, que quiser, e inclusive não concordar com atitudes de outras comunidades, como por exemplo a Canonical. Eu sou usuário Ubuntu e não concordo com muita coisa que a Canonical diz ou faz, porém não tenho o direto de atacar outras distros, difamando-as perante outras pessoas que, muita das vezes, nem usuárias Linux são, como por exemplo, comentários infelizes em redes sociais. Não concordar é uma coisa e atacar é outra.

E falta visão pois, num momento como esse, onde é a primeira vez que uma empresa de game se importa com o Linux, pessoas influentes no nosso ecossistema, como o Stallman, se levantam e descordam desta parceria, tendo em vista que as empresas não decidiram abrir o código dos seus softwares, elas apenas irão reescrevê-los para Linux.

Quer ver um outro exemplo? Quando a Canonical e o Projeto Fedora decidiram “criar” alternativas ao Secure Boot, a FSF mais uma vez se levantou contra dizendo que, usar códigos fechados ou chaves da Microsoft vão contra as leis de liberdade do software.

Ok, a FSF está correta. Mas por que, ao invés de atacar e descordar, não criou uma solução 100% livre? Quem sou eu pra falar da FSF ou de quem quer que seja. Minha intenção é levantar aqui um debate sobre estas questões. Eu só acho que o conceito de “liberdade” está sendo deturpado. Pra mim, ser livre é poder fazer o que eu quero: livre pra instalar o que eu quiser na minha máquina, livre pra usar o que eu instalei da maneira que eu quiser e livre pra alterar e distribuir da forma que eu quiser. Não são essas as Quatro liberdades do Software Livre? Inclusive, eu sou livre pra migrar novamente pro Windows, se assim eu quiser (tá amarrado! rs). Eu sou livre!

Eu entendo a preocupação do Stallman com relação ao Secure Boot. Apesar dele ter sido meio “teórico da conspiração”, eu entendo. Ele não quer que uma distro apenas monopolize o bootloader e as chaves UEFI para todo universo Linux, principalmente quando esta distro (o Ubuntu) tem uma empresa por trás, a Canonical. Agora, com relação ao Steam, me desculpe, não concordo. Se fosse assim, por sermos todos uma “comunidade de Software Livre”, não poderíamos usar em nossos sistemas aplicações tão úteis como o navegador Chrome (apesar de ter a versão Open Source, Chromium) ou aplicações que nos integre com o restante do mundo, como por exemplo o Skype, além de tantas outras.

E você. o que acha disso tudo?

Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)

:arrow: ORIGEM CRIACIONAL: #Seja Livre

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Re: Faça sua escolha: Liberdade ou modernidade?

Mensagempor Egon Holtz » Qua, 1 de Agosto 2012, 14:42

Não concordo com o artigo do Stallman...

Tenho liberdade de fazer o que quiser com o sistema operacional que tenho (Ubuntu) e tenho tambem a liberdade de pagar o que eu quiser para poder usar (no caso, jogos da Steam)

A vinda da Steam é um passo importantíssimo para o Linux, que estou esperando a anos por isso e, apesar de o Linux ser um sistema free, de código aberto eu tenho que ter a liberdade de ter o que quiser na minha maquina, seja de código aberto ou fechado...

Sony VAIO - VPCCW21FX
Ubuntu 13.10
Saucy Salamander

LG Nexus 4 - E960
Android 4.4.2
KitKat

About:Me

Ꜫ> Egon :lu: :lu: Tainá <3
Egon Holtz

Mensagempor Davysson Silva » Qua, 1 de Agosto 2012, 16:26

Egon Holtz » Qua Ago 01, 2012 2:42 pm escreveu:Não concordo com o artigo do Stallman...

Tenho liberdade de fazer o que quiser com o sistema operacional que tenho (Ubuntu) e tenho tambem a liberdade de pagar o que eu quiser para poder usar (no caso, jogos da Steam)

A vinda da Steam é um passo importantíssimo para o Linux, que estou esperando a anos por isso e, apesar de o Linux ser um sistema free, de código aberto eu tenho que ter a liberdade de ter o que quiser na minha maquina, seja de código aberto ou fechado...

Concordo com você, os jogos serão compatíveis, isso não quer dizer que virão instalados nos sistemas linux por padrão -.- . O que teremos agora é uma liberdade de escolha, se você concorda com o Stallman então não use, porém você não pode, em nome da sua filósofia, retirar a liberdade de escolha dos outros usuários.

O que vejo é que algumas vezes o Stallman é muito utópico, o mundo não é perfeito, assim como ele eu também gostaria que todos os softwares tivessem código aberto, mas o mundo não funciona assim, vamos dar um passo de cada vez...
Davysson Silva

Mensagempor tiagokalisto » Qua, 1 de Agosto 2012, 17:10

Então quer dizer que tudo que for para Linux obrigatoriamente tem que ser open-souce? em que mundo ele vive? na boa mas ninguém faz nada de graça hj em dia.

Se vou usar algo livre ou proprietário e muitas vezes pago é uma escolha do usuário, ele deveria apoiar a ideia de jogos vir para Linux isso iria ajudaria o Sistema e até mesmo um incentivo a comunidade.
Imagem
The Valve Linux Team
Eu Gostaria de Mudar o Mundo ;) , mas não me deram o Codigo-Fonte... :roll:
tiagokalisto

Mensagempor Bitetti » Qua, 1 de Agosto 2012, 17:18

É curioso o pessoal queria por que queria q Linux superasse o rWindows, agora ele esta dando uma virada fantástica.
A sensação que tenho é que um certo grupo do SL esta perdendo seu "glamour" de ser afrente do seu tempo diante dos usuários comuns e não gosta disso.

Um paralelo, não muito animador, que traço é com o genero Anime, na década de 90 e comecinho de 2000 era coisa de nerd viciado, alguns ainda me olham com olhar estranho até hoje. Hoje a coisa se popularizou, o genero perdeu seu "glamour" e começou a repuxar por clichês de americanismos (de forma analoga aos SOs se copiando uns aos outros) e virou coisa muito na boca de molecada que nem sabe mais a diferença (até pq ela já não existe mais). Com o SL vai ser o mesmo caminho, vai se popularizar, você já não sera mais aquele ideologista defensor de causas humanitarias e tera que migrar de causas (evoluir)... e ainda aturar aquele técnico de hardware "tongo" que vivia falando mau de Linux (pq só sabia configurar rWindows) pra vc derrepente começar a se achar o "sabe tudo".

O preço da popularização é esse, nem tudo vai como você quer/queria que fosse.
Bitetti

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 1 de Agosto 2012, 23:05

Antes de eu opinar sobre o tema deste tópico que há muito que ansiei falar um pouquinho (visto que infelizmente a minha disponibilidade não é muita), quero apenas apoiar este ponto (entre os vários que apoio) descrito neste grande artigo produzido pelo Vinicius e que o Luciano nos trouxe e eu agradeço muito mesmo!

Bom, desde sempre que digo que o problema grande do Ubuntu é a dispersão, mas a verdade é que isto não é um problema mas sim uma desvantagem que traz um atraso maior. Na verdade é um problema quando existe concorrência, em que se esta andar mais depressa ganha, e é o que está a acontecer no caso do MacOS. No entanto, é uma vantagem pois não existe tantas brexas de segurança nem bugs estranhos que muitas vezes nem acreditamos que os programadores os fizeram. Basta ver para a estabilidade do gnome e da diversidade de ambientes visuais que há no Linux, ou seja, uma grande vantagem que esta dispersão traz.

No entanto, quando a pressa impera, os problemas aparecem, prova disso é o windows millenium, o windows Vista, provavelmente o windows 8 e agora os nossos famosos Unity, kde4.0, gnome3.0, entre outros que não preciso de referir.
Luciano F. Fernandes » Qua Ago 01, 2012 1:50 pm escreveu:Falta coesão pois não somos unidos como um todo. Somos unidos nas nossas “sub-comunidades”, ou seja, se eu uso Ubuntu vou ser unido com quem usa Ubuntu, se uso Fedora vou ser unido com que usa Fedora. Isso, de certa forma é óbvio e normal, porém o que não pode acontecer é: se eu uso Fedora, vou me juntar aos outros que usam Fedora pra falar mal do Ubuntu, ou de quem usa ele.
Relativamente a este ponto, agora para terminar é preciso acima de tudo moderação, equilíbrio entre a qualidade e a velocidade. Para além disso, é necessário que haja líderes com visão e inteligência. É preciso gente com visão como o Jobs, mas é preciso gente com inteligência e noção das coisas, não como o Mark Shuttleworth que resolveu atirar-se ao mar sem saber nadar.

Luciano F. Fernandes » Qua Ago 01, 2012 1:50 pm escreveu:E falta visão pois, num momento como esse, onde é a primeira vez que uma empresa de game se importa com o Linux, pessoas influentes no nosso ecossistema, como o Stallman, se levantam e descordam desta parceria, tendo em vista que as empresas não decidiram abrir o código dos seus softwares, elas apenas irão reescrevê-los para Linux.

Tal como disse no início queria falar deste assunto principalmente porque este ano tive o prazer de ir a uma apresentação com o Sr Stallman (e até tirar uma fotografia com ele :rox: ) e na verdade há muita coisa a falar sobre as ideologias dele. A primeira coisa que tenho a dizer é que ele tem uma enorme razão no que toca a aplicação de copyRights. Na verdade atualmente vivemos cegamente num mundo em que as empresas continuamente mudam os copyrights, expandindo-os para poderem sugar ao máximo todos os seus direitos.

O grande exemplo que ele mostrou foi o Mickey mouse da Disney! Há décadas que a Disney faz milhões com esta personagem e que elas leis há muito que a disney devia ter perdido os seus direitos para com esta personagem, ficando o Mickey mouse no domínio público. Quer isto dizer que qualquer um podia desenhar livremente o Mickey e fazer o que quiser com esse desenho sem ter de pagar regalias à Disney.

No entanto, a Disney tem conseguido convencer (será comprar?) os governos a estenderem esta lei, continuamente. Desde há uns bons anos que a Disney vai conseguindo mudar as leis para que continue detentora de algo que devia ser de domínio público tal como é as obras de Mozart, beethoven e muitos outros exemplos que podia dar.

Tal como este exemplo há muitos outros, já para não falar da excessiva forma de tratar o conceito de anti-pirataria da industria musical. Que tal como ele diz é mais uma prova que estes copyrights servem para desnivelar ainda mais os poucos ricos (donos da indústria) e as pessoas normais. Isto porque a industria assegura-se de ganhar com praticamente apenas o trabalho dos cantores.

E exatamente por causa deste extremismo que o Stallman também o é! Ele próprio disse isto! Não o disse na apresentação mas disse-o durante uma entrevista após a apresentação. Ele é extremista muito por causa da industria o ser também. Tal como diz ele, devemos ser extremista para apelar a atenção das pessoas. Caso contrário elas não têm noção e continuam a ser levadas pela indústria. Até aqui eu compreendo-o perfeitamente e apoio-o, sem dúvida que ele tem razão! E custa-me a crer que alguém diga que ele não tem razão, a não ser que esse alguém seja dono de uma distribuidora de música :p

Portanto, ele tenta criar impacto para mostrar que na verdade estamos desde há umas boas décadas a sermos levados pela indústria de forma eticamente errada.

Luciano F. Fernandes » Qua Ago 01, 2012 1:50 pm escreveu:Eu entendo a preocupação do Stallman com relação ao Secure Boot. Apesar dele ter sido meio “teórico da conspiração”, eu entendo. Ele não quer que uma distro apenas monopolize o bootloader e as chaves UEFI para todo universo Linux, principalmente quando esta distro (o Ubuntu) tem uma empresa por trás, a Canonical. Agora, com relação ao Steam, me desculpe, não concordo. Se fosse assim, por sermos todos uma “comunidade de Software Livre”, não poderíamos usar em nossos sistemas aplicações tão úteis como o navegador Chrome (apesar de ter a versão Open Source, Chromium) ou aplicações que nos integre com o restante do mundo, como por exemplo o Skype, além de tantas outras.

Mas apesar disto tudo, tenho de admitir que este extremismo subiu-lhe de tal forma à cabeça que ele fica com ideologias erradas. Aliás, por isso mesmo é que eu disse em cima que é preciso ser moderado, nem tender para um lado nem para o outro.

O Sr Stallman tem um problema de tal forma grande relativamente a este extremismo que ele chega a dizer que é necessário que tudo seja livre e ponto final. Mas então onde iremos ganhar dinheiro? -perguntou um aluno de informática.. Ao que ele respondeu: não sei, em serviços ou então mude de curso. Mudar de curso? Mas então vamos mudar de curso quando vemos uma oportunidade? Quando vemos um emprego que gostamos?

Eu sou defensor de software livre, no entanto, é necessário ter noção que os programadores devem receber os seus louros pelo seu esforço! Eu se fosse arquiteto não teria dúvidas em comprar uma aplicação CAD pois efeticamente foi bem construída e as vantagens que me dá para fazer o meu trabalho (remunerado) devem ser louvadas e claro pagas; o mesmo acontece se eu for médico e utilizar um software que me ajuda a diagnosticar uma doença através de uma base de dados gigante produzida por ínumeros médicos e programadores; o mesmo acontece nas vantagens que terei se for escritor e receber um bom feedback de boa escrita que o MS Word me dá; entre muitos outros exemplos.

Infelizmente ele não aceita isto, e tudo tem de ser livre. É aqui que ele falha, infelizmente. E por isso mesmo ele criticou esta problemática para ele.

Na minha opinião, ver empresas grandes a vir para o Ubuntu é perfeito!! Sabem porquê? quem quiser instalar os jogos que antes instalava no windows, agora pode instalar; quem não quer simplesmente não instala e continua a viver a sua vida na normalidade. Portanto até aqui nada mudou.

A única coisa que muda é o facto da comunidade crescer radicalmente com estes investimentos de empresas de jogos. E o facto da comunidade crescer faz com que empresas como a Canonical invistam mais dinheiro a desenvolver o Ubuntu. Sendo este open-source todas as comunidades Linux ganham com isso.

Portanto, concluo que condenar tal situação é completamente errado.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Daniel Alves » Qui, 2 de Agosto 2012, 1:43

Stallman perdeu a chance de ficar calado. :notOK: Concordo com a visão do Claudio Novais. :yeah:
Daniel Alves

Mensagempor Davysson Silva » Qui, 2 de Agosto 2012, 2:40

A questão do dinheiro infelizmente é muito importante, eu sempre faço a mesma pergunta, e onde vou ganhar dinheiro?
Posso até dizer que amo a ideologia do software livre, e realmente gostaria de só produzir software livre, mas quem vai pagar minhas contas? :\ :\
Davysson Silva

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 2 de Agosto 2012, 10:03

tiagokalisto » 01 Ago 2012, 17:10 escreveu:Então quer dizer que tudo que for para Linux obrigatoriamente tem que ser open-souce? em que mundo ele vive? na boa mas ninguém faz nada de graça hj em dia.

Se vou usar algo livre ou proprietário e muitas vezes pago é uma escolha do usuário, ele deveria apoiar a ideia de jogos vir para Linux isso iria ajudaria o Sistema e até mesmo um incentivo a comunidade.

Eu já tive de recorrer a software proprietário, não uma, mas várias vezes, seja Opera ou Eagle (para desenhar PCB) e não tenho problemas com isso. No caso do Eagle, experimentei primeiro as alternativas, mas nenhum deles chegou perto do Eagle, já que este possui uma grandiosa base de dados com os diversos componentes electrónicos. Mesmo que haja um ou outro que não venha nas suas bases, este permite criá-los de forma fácil e intuitiva! Nos programas alternativos (open-source) é tudo mais reduzido e quando se quer criar os modelos que não vêm na sua base de dados, é uma dor de cabeça, levando o utilizador a perder muito tempo!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Notícias