Bem-vindo: Sex, 1 de Novembro 2024, 11:31 Pesquisa avançada

Nokia fecha escritório responsável pelo Qt

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Nokia fecha escritório responsável pelo Qt

Mensagempor Renato Santos » Seg, 6 de Agosto 2012, 16:00

Tá aí uma coisa que eu nunca havia pensado: um tablet rodando o KDE. A ideia é muito boa e eu usaria com toda certeza. Aliás, eu gostaria mesmo era de ter o direito de instalar o SO que eu quisesse nos meus dispositivos, sem correr o risco de perder a garantia ou coisa assim.
Renato Santos

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 6 de Agosto 2012, 16:37

Renato Santos, veja este vídeo (por exemplo):

KDE Plasma Active Tablet @ FOSDEM

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Renato Santos » Seg, 6 de Agosto 2012, 16:46

Nossa! Muito mesmo, Claudio! Vou ficar de olho nesse projeto e espero que possa ser instalado, sem problemas, no Galaxy Tab :lu:
Renato Santos

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 6 de Agosto 2012, 16:53

Penso que isto ou tem uma empresa grande por trás, ou então irá demorar muito tempo a acontecer. Infelizmente isto de ser opensource é mesmo assim! Já o Linux foi bastante assim. Ele só cresceu porque as empresas viram nele algo interessante monetariamente, nomeadamente a Red Hat para os seus servidores e a Canonical que achou uma oportunidade de mercado excelente e apostou forte.

Aqui é a mesma coisa, será preciso uma empresa de renome que aposte forte neste sistema, senão vai demorar um bom tempo ainda, infelizmente :\
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Renato Santos » Seg, 6 de Agosto 2012, 17:09

E ainda temos empresas fechando escritórios...

O máximo que consigo fazer são temas pro XFCE, mas tenho uma imensa vontade de fazer algo grandioso pela comunidade. Já estou no caminho, faço faculdade de ciência da computação e cheguei a ver (bem rápido, por sinal) o QtCreator (o professor mostrou como alternativa, como coisas que poderemos ver por aí). Espero que mais empresas possam investir no Linux :)
Renato Santos

Mensagempor AmmonMa » Seg, 6 de Agosto 2012, 22:27

O tablet se chama vivaldi e ja teve até pre order dele, mas passa por um mal momento por causa de um erro grotesco de supply chain
http://www.netbooknews.com/47390/open-s ... y-a-month/

Ja falei isso antes mas vale a pena repetir. É uma notícia chata mas que não me preocupa tanto. A comunidade é muito forte em relação ao KDE . Diferente do projeto GNOME, o KDE passa por um momento de amor com os seus usuários. Quem era usuário forte de KDE continua adorando e amando sua interface.

Hell, o próprio Linus gosta de KDE (apesar dele achar todos no projeto malucos por manter tudo num unico repositorio, mas vocês conhecem o Linus)

Alias, IMO dos males o melhor. Não é de hoje que a nokia passa por essa espiral decrescente. Eles não seguiram a tendência e agora estão correndo atrás para não falir. Até então, ter o Qt vinculado a eles é um grande risco. Num titanic afundando, que se dane a honra que foi, eu não vou ficar tocando violino com você.

A adoção do KDE em muitas distros fortes, a sua evolução como DE (como o Claudio falou, era o patinho feio na briga) e o mais importante, o amor que a comunidade tem por ele, não vão deixar uma das nossas forças de frente em DE cair.

Serão feitos forks, a interface será mantida, alguém vai pegar a graviola e todos continuaremos felizes "with the big K"

Vou repetir uma outra coisa, alguém sabe o que a Blue systems faz da vida? Como eles ganham dinheiro?
AmmonMa

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 6 de Agosto 2012, 22:34

Por acaso também não sei o que eles fazem na vida, mas que têm um site muito bonito, isso têm!
http://blue-systems.com/
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Anterior

Voltar para Notícias