Organizar tarefas sempre foi um desafio. Desde a famigerada agenda ate tentar anotar tudo no tomboy, sempre foi tudo muito facil de se perder. Os mais assíduos mesmo criando diversos sistemas de rotina pessoal e organização de tarefas, inevitavelmente se perdem no emaranhado de metodologias, livros adicionais, estudo (talvez certificações).
Ao invés de se ganhar tempo, se perde tempo (não é bem tempo perdido por que é aprendizado, mas é em relação ao objetivo inicial que é agilizar sua produção)
Ainda, num mundo que está girando mais rápido, você nem percebe quanto tempo se passou depois que ele passou! Ontem mesmo eu tirei uma foto com a minha mãe do meu aniversário de 12 anos. Amanhã vou organizar as coisas pro meu aniversário de 73.
Eu e minha mãe no meu aniversário de 12 anos, ontem.Tirando a minha vida pessoal de lado, vou mostrar um método que estou usando e caiu como uma luva nas minhas tarefas. Ele integra o google task indicator com o applet "to do list" do awn. Ele permite que eu separe as minhas tarefas de uma forma simples (sem curva de aprendizado). É um método que se inspira no GTD (que venho estudando) e usa graus de abstração para se completar tarefas.
Graus de abstração são fracionamentos que você coloca em idéias. Exemplo:
"O sentimento de natureza é uma sensação boa, essa sensação é que sou rodeado por verde, verde é uma cor"
Cor / Verde / Natureza / Sensação são graus de abstração. Do mais tangível para o mais abstrato. Fazer tarefas em graus de abstração significa exatamente isso. Realizar as coisas num degrau mais tangível fracionando suas idéias.
We have to go deeper - A origem -.Explicado o que devemos fazer vamos a obra:
Primeiro para montar tudo é muito fácil. Você precisa ter instalado o awn (pode ser encontrado aqui mesmo no site do ubuntued) e o google task indicator (também saiu artigo no site ensinando a instalar) . Com o awn instalado, você vai querer instalar um applet chamdo "to do list" (encontrado na seção miniaplicativos das preferencias do mesmo)
Meu awn com to do list
Instalado tudo, vamos criar os graus de abstração. A forma de se fazer isso sem enlouquecer é começando do grau mais abstrato, no nosso caso a atividade que queremos fazer. No meu to do list ja tem algumas, mas vamos criar uma teste.
Criando uma atividade no to do
O segundo e o terceiro grau de abstração também são feitos no to do list.
Outros graus de abstração
Agora usaremos o google task indicator. Digamos que dessa atividade 1 eu planeje fazer hoje 40% (ou seja duas subatividades) Então eu vou usar o mesmo para adicionar essas subatividades. Não vou mostrar passo a passo por que ja foi feito no site por video, mas vou mostrar como fica a tela do indicator criada a ação para se perceber a idéia.
Trabalhando o ultimo grau de abstração no indicator
Terminada as tasks o trabalho é simplesmente voltar ao to do list, substituir o "(a fazer )" por "(feito) ",indicar que foram feitos 40% e pronto. No to do list as atividades tem um pequeno reloginho entao voce pode acompanhar de uma forma interativa suas atividades.
Desse jeito a organização do seu dia fica assim:
Voce monta suas atividades. Começa seu dia decidindo o que vai fazer, joga essas subatividades para o indicator, faz o seu trabalho de forma limpa, vai marcando e fazendo notas conforme o progresso e no final do seu dia, marca as atividades que você fez. Tudo sem precisar aprender um software de gtd e integrado com a sua area de trabalho (na doca pro awn e no top panel pro inicator)
Controlando o progesso das suas tarefas
Por mais que esse tópico tenha ficado grande (talvez por causa das imagens e das ideias) a forma de se trabalhar é muito fácil, intuitiva e integrada.Se você usa awn e queria uma utilidade pro indicator tente trabalhar dessa forma. Eu estou apaixonado por essa incorporação e o melhor, sem reinventar a roda.
Peço desculpas também pela formatação, faz tempo que não escrevo em foruns.
Abraços!