Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 20:40 Pesquisa avançada

Firefox 15 reduzirá consumo de memória

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Firefox 15 reduzirá consumo de memória

Mensagempor tiagokalisto » Seg, 6 de Agosto 2012, 17:18

Testes com a versão beta mostram melhorias em até 7 vezes no gerenciamento da RAM

O novo Mozilla Firefox 15, que está em versão beta, implementará uma ideia radical: a de obrigar qualquer add-on do browser a liberar a memória RAM alocada para ele.

De acordo com os desenvolvedores, muitos add-ons hoje causam desperdício, porque não liberam as suas estruturas DOM da memória quando uma aba é fechada. Dessa forma, eles criam o que se convencionou a chamar de "compartimentos zumbis", áreas na memória não utilizadas, porém ocupadas por blocos de aplicativos já fechados e que só serão descarregadas com o boot.

Durante o teste da nova versão do Firefox com o SiteAdvisor 3.1.4, os desenvolvedores mostraram que 1,4 de 1,7 GB de memória disponível foi liberado com sucesso após o fechamento de 150 abas - a versão anterior do Firefox liberou apenas 200 MB do mesmo montante, ou 7 vezes menos!

Para as versões futuras, o planejamento é melhorar ainda mais o gerenciamento de memória, fazendo a remoção do espaço ocupado pelas sandboxes.

As melhorias também estarão presentes na versão do browser dedicada ao sistema Android.

Imagem
The Valve Linux Team
Eu Gostaria de Mudar o Mundo ;) , mas não me deram o Codigo-Fonte... :roll:
tiagokalisto

Re: Firefox 15 reduzirá consumo de memória

Mensagempor Ron Alon » Seg, 6 de Agosto 2012, 17:33

Opa! Isso eu quero ver, hein! :-)
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 6 de Agosto 2012, 18:04

O problema de muitas aplicações são os Add-ons e a falta de gestão de memória deles. São inúmeras as aplicações que ficam instáveis com eles, o Firefox já teve muitos problemas não só de falta de privacidade como de demoras no arranque e agora encontraram mais um que realmente faz sentido.

Espero que seja mais uma lufada de ar fresco, pois acho que ele anda bem pesado e se calhar é por causa das extensões que tenho instaladas :\
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor pedroyvo » Seg, 6 de Agosto 2012, 18:55

e o Chrome nesse quesito, será que faz bem também?

pedroyvo

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 6 de Agosto 2012, 19:08

Pois, Pedroyvo, essa também é uma boa questão!! Mas acho que nas últimas versões (nos últimos meses) eles têm melhorado muito nesse aspeto. Portanto pelo menos antes não faziam bem, mas agora estão a melhorar muito!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor tiagokalisto » Seg, 6 de Agosto 2012, 19:16

bom não instalo muitos add, na verdade são só apenas dois, mais melhorias no gerenciamento de memoria é sempre bem vindos.

quem precisa de uma dessas melhorias é o Chrome/Chromium consome bastante memoria e as vezes demora para abrir e carregar a primeira pagina mesmo sendo uma dos favoritos.
Imagem
The Valve Linux Team
tiagokalisto

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 6 de Agosto 2012, 20:32

tiagokalisto » Seg Ago 06, 2012 7:16 pm escreveu:bom não instalo muitos add, na verdade são só apenas dois, mais melhorias no gerenciamento de memoria é sempre bem vindos.

quem precisa de uma dessas melhorias é o Chrome/Chromium consome bastante memoria e as vezes demora para abrir e carregar a primeira pagina mesmo sendo uma dos favoritos.

Isso não será problema de DNS?

Entretanto, o Chrome é guloso, sim, mas acho que é propositadamente para que as coisas funcionem muito rápido. Assim nunca faz acessos ao disco, pois tem tudo em memória. Não sei como ele é programado, mas diria que isto é o que acontece, muito com base no facto de cada aba ter o seu próprio serviço, bem como as próprias extensões.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Egon Holtz » Seg, 6 de Agosto 2012, 20:35

O Chrome com as extensões que uso, chega a bem mais de 1Gb na memoria... Ele é bem rápido, mas consome pra caramba...

Sony VAIO - VPCCW21FX
Ubuntu 13.10
Saucy Salamander

LG Nexus 4 - E960
Android 4.4.2
KitKat

About:Me

Ꜫ> Egon :lu: :lu: Tainá <3
Egon Holtz

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 6 de Agosto 2012, 21:27

Eu uso o firefox e nunca tive problemas :)
nuno_nunes

Mensagempor tiagokalisto » Seg, 6 de Agosto 2012, 21:54

Claudio Novais » Seg Ago 06, 2012 5:32 pm escreveu:
tiagokalisto » Seg Ago 06, 2012 7:16 pm escreveu:bom não instalo muitos add, na verdade são só apenas dois, mais melhorias no gerenciamento de memoria é sempre bem vindos.

Isso não será problema de DNS?

Entretanto, o Chrome é guloso, sim, mas acho que é propositadamente para que as coisas funcionem muito rápido. Assim nunca faz acessos ao disco, pois tem tudo em memória. Não sei como ele é programado, mas diria que isto é o que acontece, muito com base no facto de cada aba ter o seu próprio serviço, bem como as próprias extensões.

Cláudio eu vou ver essa do DNS vlw pela dica.
Imagem
The Valve Linux Team
tiagokalisto

Voltar para Notícias