Olá Marlom,
Tal como referi, mas agora fazendo recurso de imagens e outros extras que aqui o fórum permite, descobrir que programas um PPA (do launchpad) tem é bastante simples e efetivamente é algo importante para sabermos se devemos ou não adicionar um PPA. Digo isto pois, ao adicionar um PPA estamos a dar liberdade ao programador que o detém de mandar-nos atualizações de qualquer software, o que significa que tem muito poder mesmo.
Já agora, a qualquer momento o programador pode adicionar mais programas, ou seja, a qualquer momento você pode ver que programas o programador está a enviar através do seu repositório, mas de um momento para o outro ele pode lançar mais programas.
Como saber que programas um PPA tem?
Na verdade ver que programas é que um PPA do launchpad tem é tão simples quanto utilizar o Google! Sim, basicamente apenas precisa de procurar pelo ppa no Ubuntu.
Supondo que você quer saber que programas tem o PPA seguinte, que é o detentor de algumas
lens muito interessantes para o Ubuntu:
Então procuramos por ele no Google, tal como na imagem à direita, e vemos que o primeiro resultado¹ é relativo ao PPA. Para se saber que o site é realmente do PPA, temos de ver se na parte verde onde está o URL as várias palavras que contemplam o nome do PPA estão a negrito. Raramente é preciso ter atenção deste pormenor, pois na verdade o que procuramos normalmente fica sempre em primeiro lugar.
Então clicamos no link do PPA e iremos ver a descrição² dele bem como "como o instalar"³ em que é mostrada a confirmação do repositório que procuramos. Logo a baixo tem uma opção de escolher qual o nosso Ubuntu⁴, então escolhemos a nossa versão para poder posteriormente analisar que pacotes estão disponíveis para o nosso Ubuntu.
Depois de de selecionar a nossa versão do Ubuntu, no fundo da página iremos ver a lista de todos os pacotes que são disponibilizados para o nosso Ubuntu:
De salientar apenas que o Ubuntu procura em todos os repositórios pelas aplicações que temos instaladas (ou que queremos instalar) e atualiza/instala sempre a versão mais atualizada que encontrar em todos os repositórios.
Quero com isto afirmar que se se tivermos dois repositórios distintos a mandar os mesmos pacotes, iremos ficar com os pacotes mais atuais que se encontrar ou num repositório ou no outro. Assim, por exemplo se tivéssemos os repositórios do LibreOffice das versões estáveis e em desenvolvimento, o Ubuntu iria escolher o LibreOffice das versões em desenvolvimento uma vez que estas tinham números mais altos que as do repositório das versões estáveis e mais altos que as do repositório oficial do Ubuntu.
PS: Marlom, se puder alterar o título para algo mais objetivo seria o ideal. Algo talvez "Como saber que programas um PPA tem". E já agora, se ficou esclarecido adicione a tag [Resolvido] no início do título
Qualquer dúvida não hesite em questionar