Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 18:15 Pesquisa avançada

problemas com som no Ubuntu 12.04

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

problemas com som no Ubuntu 12.04

Mensagempor Madalena » Dom, 19 de Agosto 2012, 19:01

Olá! Em primeiro lugar gostaria de agradecer a este Fórum por toda a orientação que dele tenho retirado. Resolvi finalmente dar os primeiros passos neste "Mundo", instalando o Ubuntu 12.04 em dual boot com o wind7 no meu PC. Resolvi pedir-vos ajuda directamente pois não consigo de modo nenhum ter som desde que instalei a Xonar Essence STX Pci E. No Windows ela está a funcionar bem, reeinstalei o Ubuntu e ele já a reconhece mas som... nada.
Será que me podem ajudar nisto?
Muito Obrigada desde já e parabéns pelo excelente trabalho!

Madalena

Madalena

Re: problemas com som no Ubuntu 12.04

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 19 de Agosto 2012, 19:29

Olá Madalena,

Em primeiro lugar, seja :bemvinda: ao fórum :ubuntued:

Quanto ao seu problema, será que podia partilhar um printscreen da janela de definições do som? E já agora, um printscreen do resultado da execução deste comando no terminal (para aceder ao terminal basta fazer a combinação de teclas [Ctrl]+[Alt]+[T]):
alsamixer
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Madalena » Dom, 19 de Agosto 2012, 22:14

Olá Luís, obrigada pelas boas vindas e pela rapidez :-)
Disse na primeira mensagem que, após a reinstalação, ele assumia a xonar como placa principal apesar de não haver som. Porém agora, depois de instalar os drivers da placa gráfica e algumas outras aplicações voltou a assumir a placa da motherboard (desactivada na bios).

Imagem

Como está agora:
Imagem

Como estava antes (e como fica quando altero, voltando no entanto à anterior)
Imagem

Não sei se as definições de som que lhe envio são suficientes...
Obrigada

Madalena

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 20 de Agosto 2012, 9:51

Na primeira imagem a lista está incompleta, no entanto, noto que só apresenta saídas digitais... A Madalena só usa saída para interagir com dispositivos Digitais (amplificadores, altifalantes com filtros embutidos e processamento de sinal, monitores)?
A opção denominada por CMI8788 [Oxygen HD Audio] é a sua Xonar, ou é alguma que pertence à placa Gráfica?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 20 de Agosto 2012, 10:02

Coloque aqui a saída deste comando:
aplay -l

Isto irá listar todas as opções das suas placas de som.
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Madalena » Seg, 20 de Agosto 2012, 18:31

Imagem

Realmente eu não alterei as configurações do som na caixa "definições", isto porque até instalar a xonar o som estava a funcionar. E não, por agora só queria mesmo ter som :)
Em relação à opção CMI8788 [Oxygen HD Audio], creio que não tem a ver com a xonar, inclusivamente, nas inúmeras pesquisas que fiz, aconselhavam a mudar o "Oxygen" pelo "virtuoso" (repare, eu não sei bem do que estou a falar...), pelo que assumi que esse era um dos problemas. Também vi que no alsamixer as "definições" da xonar começam com um AV200, tendo lido em inúmeros sítios que deveria ser AV100.

Este analfabetismo funcional é terrível!!! Sinta-se à vontade para me insultar :lol: e obrigada pela ajuda

Madalena

Mensagempor Madalena » Seg, 20 de Agosto 2012, 18:33

peço desculpa pelo tamanho da imagem, aí vai maior

Madalena

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 20 de Agosto 2012, 19:04

Madalena, parece que essa placa é bem conhecida por dar problemas na internet. Pelo que li no último comentário deste tópico do forum do Ubuntu, há um driver que é possível que funcione:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1353995&page=3

PS: editei o seu post, troquando o local de hospedagem da imagem, para se visualizar melhor. Espero que não haja problema, foi apenas para se visualizar melhor!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 20 de Agosto 2012, 19:07

Só uma pergunta, em qual das saídas ligou as colunas, o que quer que seja? O mais estranho é que o aplay vê uma da Intel, uma da Xonar e outra da Nvidia (isso é por ter uma gráfica da Nvidia). No entanto o gestor de definições de som indica uma interna (que deve ser a Intel), uma CMI8788 (que, segundo vi, é uma placa da C-3D Media) e possivelmente a da Nvidia, visto que a lista continua...

Experimente ligar na saída que usava antes, no Gestor de som, coloque uma das saídas internas e teste a ver se já dá!

Também vi algumas queixas de utilizadores dizerem que conseguiam controlar através do Alsa mas não com o Pulseaudio (que é aquele que o Gestor de som usa).
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Madalena » Seg, 20 de Agosto 2012, 23:27

Caros Luís e Cláudio,

Muito obrigada pela vossa ajuda. Estava a ler as vossas indicações, fui ao link indicado e preparava-me para seguir as instruções. No entanto abri o gestor de áudio, voltei a seleccionar as opções adequadas e testei.

E o som lá estava. Abri o alsamixer e aparecia a xonar como definida.
Não sei bem o que se passou, mas aconteceu entretanto ter tentado instalar o Cinelerra, deu uma série de erros e reinstalei de novo o Ubuntu criando de novo as partições.
Espero que o som se mantenha o.0

Abraço

Madalena

Próximo

Voltar para Questões gerais