Apesar de ainda não usar o conceito de origamis que Mark Shuttleworth prometeu no seu keynote na UDS desse ano, as mudanças são bastante agradáveis aos olhos, mesmo estando no começo do processo de desenvolvimento.
Mudanças no Nautilus
A mudança mais significativa é encontrada no gerenciador de arquivos padrão do Ubuntu, o Nautilus. As mudanças incluem um visual mais clean e botões mais “gordos”, que usam e abusam de gradientes aqui e ali, que combinados, formam um visual lindo.
Modificações visuais deixaram o Nautilus bem mais agradável no Ubuntu 12.10
A área lateral também recebeu melhorias, e agora usa ícones monocromáticos, apesar de ainda não estar completo (observe o ícone da minha partição de dados).
Mesmo com o futuro do gerenciador de arquivos no Ubuntu sendo incerto, visto que nas últimas versões o time de desenvolvimento do GNOME vem tirando opções essenciais para qualquer usuário, ele ficou muito bonito com essas modificações, e com certeza melhor do que estava no lançamento do Alpha 3 do Ubuntu 12.10.
Mudanças no resto do sistema
Ao navegar pelas opções do sistema podemos ver inúmeras modificações interessantes. O botão direito do mouse agora volta a ter um fundo escuro e consistente, algo que me agradou bastante.
Caixas de seleção mais bonitas e abas com efeito gradiante são algumas das novidades do Ubuntu 12.10
As caixas de seleção também receberam uma atenção especial e agora oferecem um visual bastante agradável, trazendo o laranja característico do Ubuntu de uma forma mais “cheia”.
O que achamos?
Num geral as modificações ficaram muito boas, e dão um ar mais leve ao visual da distribuição Linux mais usada no mundo. Vale lembrar que esse é apenas o início do desenvolvimento, e até a versão final, que sai no dia 18 de Outubro de 2012, veremos muitas mudanças e polimento, além da implementação do novo visual em outros aplicativos.
Fonte: Ubuntu-BR-SC